release-mercado-eletrônico

Neste post, você confere as principais melhorias da plataforma Mercado Eletrônico no último trimestre.

Você também pode clicar aqui e pedir uma demonstração personalizada com a nossa equipe de produtos.

Continue a leitura!

 

Home

Novo filtro que possibilita filtrar apenas itens de contratos:

  • Para ajudar o comprador na busca por documentos, foi acrescentado um filtro na Pendência de Compras, o “Itens com Contrato”. Desta forma, o comprador pode visualizar facilmente os itens na sua pendência que possuem contrato.
  • Para visualizar a melhoria, basta acessar o grid “Pendência de Compras” da home.

Armazenamento dos gráficos:

  • A fim de facilitar a consulta e análise dos dados apresentados, o usuário pode construir gráficos referentes às tabelas que está visualizando. Agora, esses gráficos também são armazenados e apresentados toda vez que o usuário realiza o login na plataforma.

Novos filtros na home para possibilitar a busca por “código cliente”, “código ME” e “descrição do produto” nos processos de requisição, cotação, contratos, pré-pedido, pedido e nota fiscal:

  • Para melhorar a busca de documentos de um produto selecionado, realizada por qualquer usuário, foram acrescentados em todas as transações os filtros: “código cliente”, “código ME” e “descrição do produto”.

Aviso de inadimplência do fornecedor ao gerar pré-pedido de contrato na pendência de compras (aviso disponível apenas para clientes do Plano Empresa):

  • Agora, o comprador tem disponível a validação de inadimplência do fornecedor ao gerar um pré-pedido na pendência de compras.
  • O usuário também é alertado sobre o bloqueio do fornecedor (por inadimplência) na geração do pré-pedido, podendo seguir com os trâmites necessários para seu desbloqueio e consequente geração de pedido.

Padronização do nome do fornecedor, no card do modo preview, com a mesma informação dos documentos de Pedido, Pré-Pedido e Nota Fiscal:

  • Melhoria na forma de apresentar o nome fantasia do fornecedor no modo Preview dos documentos. A apresentação das informações está padronizada, seja na lista ou na visualização do documento.

Assista ao vídeo de demonstração:

 

Mapa Comparativo

Dois Modos de Visualização: Card e Sintético:

  • Modo card: modo mais analítico que permite análise detalhada, por item, das respostas dadas pelos fornecedores.
  • Modo sintético: quando existem muitos itens, este modelo de tabela permite visualização/comparação mais assertiva das propostas recebidas.

Personalização do Usuário: Filtros, Ordenação, Ocultar Respostas e Seleção de Campos:

  • O usuário pode filtrar e/ou ordenar por “valor total líquido”, “valor do frete”, “moeda” e “tipo de frete”, permitindo uma comparação de respostas mais personalizada.
  • Os campos visíveis no mapa, seja de cabeçalho da resposta ou de nível dos itens, são configuráveis pelo comprador, que podem ser exibidos ou ocultados, dependendo da necessidade de análise.

Consolidação de Valores: Melhor 1ª Oferta, Total Estimado Requisição, Preço Histórico, Melhor Pacote e Melhor Proposta:

  • Para ajudar na tomada de decisão, o novo Mapa Comparativo apresenta, no cabeçalho, os valores da “Melhor 1ª Oferta”, “Total Estimado Requisição”, “Preço Histórico”, “Melhor Pacote” e “Melhor Proposta”.
  • De forma simples, o negociador tem visível os valores necessários para comparar as propostas de vários fornecedores.

Cálculo de Saving:

  • O novo Mapa Comparativo apresenta o saving da cotação/negociação, que pode ser por “Melhor 1ª Oferta”, “Total Estimado Requisição”, “Preço Histórico”, “Melhor Pacote” e “Melhor Proposta”, comparando o valor selecionado no mapa com uma dessas variáveis.
  • Conforme o tipo de negociação, o comprador pode fazer diferentes tipos de análise/cenários em relação ao saving.

Seleção de Melhor Pacote e Melhor Preço:

  • Ao acessar o novo Mapa Comparativo, pelo botão “Exibir”, o comprador seleciona automaticamente o “Melhor Pacote” (melhor proposta total de um fornecedor) ou as “Melhores Propostas” (seleção, por item, do melhor preço) para visualizar rapidamente os melhores preços dos fornecedores.

Histórico de Preço:

  • No modo card, quando existem compras anteriores para os produtos cotados, é possível ver o histórico do preço.

Geração de Shortlist:

  • Após análise das propostas recebidas, o comprador pode fazer uma nova rodada de negociação com uma shortlist de fornecedores.

Links para acessar anexos dos itens da cotação:

  • O comprador pode consultar toda as informações dos arquivos anexados pelo fornecedor sem sair da tela do Mapa Comparativo.

 Visualização e comparação dos preços dos itens de serviço (subitens):

  • Se um item da cotação tem subitens, o novo Mapa Comparativo permite visualizar, não apenas o preço total do item, mas também os subitens.
  • Apesar de a seleção ser feita por item, o comprador pode comparar os preços propostos pelo fornecedor nos subitens, analisar com detalhes o valor total e escolher a opção mais vantajosa.

Ajuste nos cálculos de substituição tributária nos preços com impostos e preços líquidos do Mapa Comparativo:

  • Os valores dos preços líquidos e com impostos contêm a substituição tributária, facilitando a decisão do comprador.

Assista ao vídeo de demonstração:

 

Outras Melhorias (e-Procurement)

Importação em massa de múltiplos XMLs da Nota Fiscal:

  • Permite ao fornecedor importar um ou mais XMLs da Nota Fiscal Eletrônica, simultaneamente, para criação do espelho das NFs vinculadas aos pedidos na plataforma ME.

 

O que vem por aí na plataforma Mercado Eletrônico

Nova página “Usuários”

Agora, a plataforma permite realizar a consolidação e organização de todas as informações referentes aos usuários cadastrados na base de dados privada do cliente.

Em breve, disponibilizaremos uma nova usabilidade para realizar a gestão dos usuários internos, com funcionalidades, como atalhos rápidos, ações em massa, entre outras, que trarão muito mais facilidade na administração da base.

 

Nova página “Meus Fornecedores”

Os usuários da plataforma terão acesso à consolidação de todas as informações relacionadas aos fornecedores cadastrados na base de dados privada da sua empresa.

Em breve, essa nova funcionalidade irá melhorar e trazer mais facilidade e organização na gestão da base de fornecedores.

 

Nova Página de Busca de Produtos

Evoluímos a página de busca de produtos para promover uma experiência de uso melhorada, assim como encontramos nos atuais portais B2C.

Aqui, você terá acesso a um jeito mais simples e rápido de organizar produtos e famílias de produtos da base interna, bem como o conceito de “carrinho de compras” para trazer aos usuários requisitantes mais familiaridade na utilização do portal.

Obrigado por acompanhar todas as novidades até aqui!

Lembre-se de se inscrever no webinar sobre o Release Trimestral, no dia 20/10, às 14h.

Para assistir, basta se cadastrar aqui.

Até a próxima!