e_procurement_solucao

As soluções digitais costumam ser as que apresentam os resultados mais consistentes, agilizando operações e reduzindo custos. No segmento de compras corporativas, o e-procurement é a solução digital mais adotada e visa à otimização do processo de compras de produtos pelas empresas.

Confira a seguir 7 benefícios que o uso de soluções de e-procurement oferece às companhias que o adotam em sua gestão!

Redução os custos

Uma das melhores maneiras de otimizar a gestão de sua empresa é reduzindo custos. Com a adoção de ima solução de e-procurement, é possível gerenciar os gastos e economizar mais tempo nas operações de aquisição, em comparação com os métodos tradicionais de cotação.

Para compreender melhor a eficiência do e-procurement no que se refere à redução de custos operacionais, basta pensar, por exemplo, nos gastos mensais com telefone e papel para realizar as cotações junto aos fornecedores.

Otimização de processos

Outro benefício deste tipo de solução é a agilidade de todos os processos internos e externos relacionados às compras, pois tudo passa a ser automatizado. A ferramenta se encarrega de enviar as requisições, cotações, pedidos de compras, entre outras funcionalidades.

Todas essas funções são acompanhadas pelo tracking de transações, possibilitando ao gestor monitorar todas as atividades dos compradores e dos fornecedores, desde o envio da requisição até a entrega das compras. Assim, a gestão da empresa sabe facilmente se as ordens de pedidos serão expedidas dentro do prazo acordado e conforme o calendário de produção.

Comunicação mais segura

As soluções de e-procurement também podem ser utilizadas para a troca de informações de compras entre fornecedores e compradores. Usar a tecnologia da internet em vez de recorrer aos métodos tradicionais de comunicação torna muito mais segura a negociação e o registro da comunicação feita entre compradores e fornecedores.

Outro ponto positivo na disponibilização e acessibilidade das informações é que tudo ficará mais prático para uma possível auditoria. O fluxo de informações bem controlado e com conteúdo substancial permite que sejam colhidos dados precisos para averiguar a situação fiscal da empresa, facilitando os procedimentos de uma auditoria.

O departamento de compras se envolve com custos que podem definir as diferenças entre os lucros e os prejuízos de uma empresa. Por isso, é preciso, acima de tudo, obter o máximo de transparência nas aquisições. Se a controladoria desejar efetuar uma avaliação mais rigorosa e detalhada, a solução de e-procurement irá dispor de todos os dados armazenados e acessíveis para a geração de relatórios.

Maior eficiência

Cotações enviadas por meio tradicionais costumam ser bem menos eficientes, sendo necessário digitar todos os preços recebidos nos orçamentos em várias planilhas. A cotação eletrônica evita gasto desnecessário de tempo no processo de compras.

Há ainda situações em que as ordens de compras não são efetuadas dentro do prazo e as datas de envio e de entrega atrasam, afetando a aquisição de produtos e serviços. Nesse caso, a solução de e-procurement pode ser essencial para garantir o desenvolvimento satisfatório dos processos logísticos da empresa.

Melhores preços

Com essa tecnologia sendo adotada pelas áreas de compras, as empresas fornecedoras serão forçadas a trabalhar com preços mais competitivos. As ofertas deverão vir acompanhadas de detalhamentos sobre proposta, qualidade e entrega do produto ou serviço desejado pela empresa compradora. Por sua vez, os profissionais de compra terão propostas mais concretas de fornecimento e, na hora de decidir pelos melhores fornecedores, têm em mãos informações mais confiáveis para fazer a escolha.

Segurança

Outro benefício que o e-procurement oferece é a segurança nas operações de compra. O sistema automatizado e mais seguro do e-procurement ajuda coibir a prática de atos indevidos durante o processo de compras corporativas.

Decisões estratégicas

Usando esse tipo de solução, gestores da área de compras têm acesso a dados fornecidos por relatório de Business Intelligence (BI). As métricas fornecidas pelo o e-procurement, por exemplo, ajudam a:

  • Avaliar o desempenho dos fornecedores e dos próprios compradores;
  • Analisar o saving obtido (valor necessário para reduzir custos de forma efetiva);
  • Aperfeiçoar a logística do produto adquirido;
  • Melhorar o planejamento estratégico.

Ou seja, a solução de e-porcurement ajuda não somente com a otimização do processo de compras em si, como também na tomada de decisões para o seu negócio.

O que achou das dicas? Deixe um comentário contando como a solução e-procurement ajuda a área de compras na sua empresa!