O ME B2B Summit, evento referência do mercado B2B, está de volta e vai acontecer nos dias 10 e 11 de novembro, de maneira 100% digital, gratuita e gamificada.

O evento já aconteceu de maneira presencial, em 2018 e 2019, e recebeu a nota 9.2 das centenas de participantes, que se reuniram no Theatro NET, em São Paulo.

Neste ano, por conta da pandemia, a equipe do Mercado Eletrônico está preparando tudo para oferecer a mesma experiência do presencial dentro de casa, com temas H2H. Ou seja, human to human, feitos por humanos e para humanos.

Confira a seguir mais detalhes de toda a programação:

 

Procurement do Futuro: compras ativas por voz, RPA e assistente virtuais

As tecnologias 4.0 chegaram para mudar tudo e todos, e o supply chain, claro, não ficaria de fora. Pelo contrário, é um dos segmentos mais impactados pelas inovações disruptivas do mercado.

Mas qual a aplicação de cada uma delas no cenário atual e do futuro?

A era do comando por voz, por exemplo, não é nova, mas vem sendo usada com mais frequência. Afinal, em um movimento natural da sociedade, aumentamos a velocidade para pedir o que precisamos e simplificamos os passos para alcançar respostas cada vez mais rápidas.

É difícil prever o que pode acontecer no futuro, mas a tendência da relação amigável entre homem e máquina vai impactar positivamente o Procurement, tornando-o mais ágil, inteligente e conectado. Você está pronto?

 

O futuro de compras é sustentável: economia circular, ESG e gestão de fornecedores

A sustentabilidade é uma pauta global e urgente. Empresas e governos precisam colocar como prioritária a pauta que vai evitar consequências agressivas para a natureza e, consequentemente, para a humanidade.

A atuação responsável do departamento de compras, com adoção de processos sócio e ambientalmente corretos em toda a sua cadeia produtiva, é fundamental para evoluirmos juntos em direção a um mundo mais sustentável para todos.

Neste painel de debate, grandes empresas vão comentar o que já estão fazendo no espectro ESG (meio ambiente, social e de governança), dentro de casa e em suas gestões de fornecedores, para criar dinâmicas de atuação mais conscientes.

 

No futuro, seremos eternos novatos

Até 2025, 85 milhões de empregos serão impactados pela atuação das máquinas no mundo todo. Em contrapartida, 97 milhões de empregos podem surgir mais adaptados à nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.

Neste cenário, o receio pelo amanhã é um sentimento comum. Mas não há o que temer, afinal, com a velocidade com que as coisas mudam, no futuro, todos seremos eternos novatos.

O profissional especialista não existirá mais, mas sim aquele mais adaptável à mudança, que se permite aprender para desaprender e vice-versa.

Para conquistar seu lugar, o ser humano vai ter que aprender constantemente e desenvolver novas habilidades, que não precisam de grandes universidades, mas de vivência e maturidade. O pensamento crítico e a solução de problemas são alguns exemplos que estarão no topo da lista.

 

Em busca do time de compras ideal: pessoas diferentes, equipes diferentes

Pesquisadores já mostraram que a diversidade é importante para qualquer tipo de ecossistema. Seja nas relações sociais, na política ou nas universidades. No mundo corporativo, além de todos os benefícios já conhecidos, a diversificação de pessoas gera lucro, pois aumenta a capacidade de inovação das empresas.

Pensando na área de compras, um time de suprimentos formado por pessoas complementares se torna mais eficiente em todos os sentidos, pois contém profissionais que dominam diferentes habilidades técnicas, culturais, sociais e comportamentais para conquistar os objetivos.

Mas na área de compras, e no supply chain em geral, o compromisso com a diversidade deve ser ainda mais abrangente e impactar, inclusive, as empresas fornecedoras e toda a cadeia produtiva.

 

Cenários incertos: ajustando a área de compras em tempo real

A ideia de responsividade é bem conhecida no mundo da tecnologia, principalmente quando pensamos como o conteúdo da internet e aplicativos se ajustam a diferentes dispositivos (computador, tablet e celular, por exemplo).

Mas responsividade é muito mais abrangente que isso. O conceito fala sobre a capacidade de responder rapidamente aos diferentes cenários e circunstâncias, e se encaixa perfeitamente no universo das compras corporativas e do supply chain.

A crise de saúde do coronavírus causou inúmeras disrupções na cadeia de suprimentos e escancarou fragilidades. Depois desse momento histórico, ficou clara a importância desses setores para a sobrevivência de toda a sociedade, bem como a necessidade de criar processos responsivos, que possam ser ajustados em tempo real.

Quedas e aumentos de demandas, bloqueios internacionais, crises sanitárias. Daqui para a frente, a resposta deve ser rápida para o impacto ser o menor possível.

 

Quanto tempo o tempo tem?

O tempo é amigo ou inimigo? Depende do que estamos fazendo. Para quem está parado no trânsito, 50 minutos é muito tempo. Para quem está curtindo com amigos, o tempo voa. A pressa, e a vida moderna do século XXI, mudaram a forma como encaramos o tempo.

Não parece que temos tempo suficiente para dar conta de tudo. Mas será que precisamos dar conta de tudo em um curto espaço de tempo?

Nesta palestra, que vai fechar o ME B2B Summit, vamos falar da relação delicada do ser humano com o tempo e o que fazer para ser mais presente no agora, seja em casa ou no trabalho.

 

Não se inscreveu no ME B2B Summit? Ainda dá tempo! Clique aqui e garanta seu lugar no evento referência do mercado B2B, que, neste ano, é 100% gratuito e digital.

Até logo! 😉