Temos algumas novidades para compartilhar sobre o Mapa Multicritérios. Preparamos esse conteúdo no blog ME para explicar como essa funcionalidade pode revolucionar seu dia a dia com melhores e mais rápidas tomadas de decisão.

 

O que é Mapa Multicritérios e por que você deve utilizá-lo na sua rotina de trabalho?

 

O termo Multicritério é usado para indicar que é possível incluir diversos critérios (campos), em um único cenário, na etapa de análise das diferentes propostas no Mapa Comparativo. A partir de fevereiro de 2023, a plataforma ME passa a disponibilizar o Mapa Multicritérios, com o objetivo de oferecer ao usuário a possibilidade de criar diferentes cenários.

Os cenários podem ser criados a partir de critérios pré-selecionados, de acordo com a sua necessidade, para que possa ganhar mais assertividade nas análises e nas tomadas de decisão, resultando em ganhos potenciais ao negócio.

Como utilizar o Mapa Multicritérios na plataforma ME?

A função Multicritérios (Cenários e Critérios) está disponível no Mapa Comparativo, no menu “Cenários”. A seguir, confira o passo a passo para acessá-lo:

 

 

1. Ao acessar “Cenários” no menu, basta clicar em “Aplicar Cenários” e visualizar os cenários já cadastrados. Alguns destes cenários são pré-definidos no sistema, para facilitar a escolha pelo “Melhor Pacote” ou “Melhor Preço”.

 

 

2. Ao passar o mouse no nome dos cenários pré-definidos, é possível verificar quais critérios (campos) foram considerados para indicar o “Melhor Preço” ou “Melhor Pacote”:

 

 

3. Também é possível tornar qualquer outro cenário padrão. Desta forma, ao acessar o Mapa, em qualquer cotação, o sistema já apresentar os melhores preços ou pacotes, com base no cenário definido como padrão.

 

 

4. Além de utilizar os cenários pré-definidos, o sistema possibilita criar novos cenários:

 

 

5. Ao criar um cenário personalizado, o usuário poderá utilizar campos da cotação, para indicar os pesos de cada critério, por exemplo:

Exemplo 1:

 

Exemplo 2:

 

 

6. O sistema gera o ranking do melhor fornecedor, de acordo com o peso indicado em cada critério. No exemplo abaixo, o fornecedor que responder a proposta com o menor valor total, incluindo os impostos, terá a nota mais alta em relação aos demais fornecedores.

 

7. O fornecedor que obtiver a maior nota, de acordo com os critérios definidos, será considerado com a melhor proposta.

 

 

8. Para usar a função Multicritérios, você precisa ter acesso ao novo Mapa Comparativo. Se você ainda não tem, por favor, solicite ao nosso Suporte Técnico.

 

E aí, o que você achou das novidades?

Compartilhe este conteúdo com seu time e deixe seu comentário!