1º de outubro é comemorado o Dia do Vendedor. Uma das profissões mais antigas e necessárias da humanidade e que, muitas vezes, é erroneamente subestimada pelas empresas.

No B2B, por exemplo, o profissional é fundamental para dar continuidade aos negócios e permitir que as organizações entreguem seus produtos e serviços à população.

Como dizem por aí, “por trás dos melhores negócios têm sempre um grande vendedor”. O Mercado Eletrônico acredita nisso e, por isso, preparou um post especial com algumas curiosidades, dicas e 16 materiais – entre artigos, vídeos e podcasts – para ajudar vendedores B2B a conquistarem o lugar de destaque que eles tanto merecem.

Boa leitura!

 

Nada acontece até que uma venda seja feita!

Em 1960, a Câmara Americana do Comércio (U.S Chamber of Commerce), em parceria com o editor e empreendedor Arthur Motley, gravou um LP batizado “Nothing Happens Until Somebody Sells Something” ou, em tradução literal para o português, “nada acontece até que uma venda seja feita”.

O disco não continha nenhuma música, mas uma série de aulas para vendedores, a fim de se tornar um “guia profissional para aqueles que praticam a arte de vender”.

No repertório, Arthur Motley, que na época era presidente da instituição americana, contava:

  • Como ser legal com uma velhinha resultou em um novo contrato.
  • Como encontrar seu cliente potencial em pé de igualdade, quando você entrar no escritório dele.
  • Como se tornar um profissional com o famoso teste do espelho.
  • 3 coisas que todo vendedor deve fazer para se tornar um profissional e levar a receita às alturas.

Dentre as 3 coisas que todo vendedor deveria fazer está (1) você deve saber por que, (2) você deve acreditar, (3) você deve ser profissional.

Neste ano, o lançamento do LP completou 60 anos e é um clássico nostálgico da profissão.

 

O cenário de vendas B2B durante e pós-crise

À medida que a pandemia da covid-19 avançava, em 2020, os compradores tiveram que ter cautela com os gastos, reavaliar suas decisões de compras, e isso acabou refletindo na forma como o profissional de vendas atua.

O novo cenário desafiador impulsionou uma série de novas estratégias, métodos e técnicas de vendas, tanto no universo B2C quanto no B2B.

As mudanças e transformações da era digital devem permanecer daqui para frente: automação do ciclo de vendas, atendimento personalizado, o uso de métricas de vendas, chatbots, etc.

Se antes o preço do produto ou serviço era o principal fator de decisão de compras nas empresas, hoje ele continua sendo relevante, mas está longe de ser o único.

Mais do que nunca, compradores buscam uma experiência completa, relações mais empáticas e colaborativas. Por isso, o foco no sucesso do cliente é o novo jeito de vender mais e melhor.

 

10 artigos para ler no Blog ME
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  1. 5 dicas para você potencializar os resultados de vendas no mercado B2B
  2. Relacionamento entre comprador e fornecedor é fator-chave em 2020
  3. Máquina de vendas: o que é e como pode ajudar o seu negócio
  4. Principais KPIs para o mensurar o desempenho de vendas no B2B
  5. Vendedor do passado x Vendedor do futuro: qual tipo é você?
  6. Coronavírus e seus impactos no B2B e na cadeia de fornecimento
  7. Entenda como o e-Marketplace B2B oferece novas oportunidades de negócios
  8. Armas Digitais x Alma Digital: construindo relacionamentos na nova era
  9. Movimento pendular da inovação, o que será valioso e o que vai sobrar para o ser humano fazer?
  10. Entenda os maiores desafios atuais do fornecimento B2B

 

3 entrevistas para saber mais sobre digitalização e inovação em vendas B2B
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  1. Live ME e Accenture | 2020: o ano para quem tem o DNA da inovação
  2. Live ME e MDados | A importância da digitalização em uma central de negociação multi-indústria
  3. Live ME | Por que empresas digitalizadas têm vantagens competitivas em tempos de crise?

 

3 podcasts para entender KPIs de vendas e a importância do relacionamento
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  1. Fomentando relações de longo prazo entre compradores e fornecedores para gerar valor aos negócios
  2. Como criar uma máquina de vendas escalável e replicável
  3. Os principais KPIs para vendas B2B

 

 

Parabéns! Esperamos que você tenha gostado dessa seleção de conteúdo, que fizemos especialmente para os profissionais das vendas B2B.

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