1º de outubro é comemorado o Dia do Vendedor. Uma das profissões mais antigas e necessárias da humanidade e que, muitas vezes, é erroneamente subestimada pelas empresas.
No B2B, por exemplo, o profissional é fundamental para dar continuidade aos negócios e permitir que as organizações entreguem seus produtos e serviços à população.
Como dizem por aí, “por trás dos melhores negócios têm sempre um grande vendedor”. O Mercado Eletrônico acredita nisso e, por isso, preparou um post especial com algumas curiosidades, dicas e 16 materiais – entre artigos, vídeos e podcasts – para ajudar vendedores B2B a conquistarem o lugar de destaque que eles tanto merecem.
Boa leitura!
Nada acontece até que uma venda seja feita!
Em 1960, a Câmara Americana do Comércio (U.S Chamber of Commerce), em parceria com o editor e empreendedor Arthur Motley, gravou um LP batizado “Nothing Happens Until Somebody Sells Something” ou, em tradução literal para o português, “nada acontece até que uma venda seja feita”.
O disco não continha nenhuma música, mas uma série de aulas para vendedores, a fim de se tornar um “guia profissional para aqueles que praticam a arte de vender”.
No repertório, Arthur Motley, que na época era presidente da instituição americana, contava:
- Como ser legal com uma velhinha resultou em um novo contrato.
- Como encontrar seu cliente potencial em pé de igualdade, quando você entrar no escritório dele.
- Como se tornar um profissional com o famoso teste do espelho.
- 3 coisas que todo vendedor deve fazer para se tornar um profissional e levar a receita às alturas.
Dentre as 3 coisas que todo vendedor deveria fazer está (1) você deve saber por que, (2) você deve acreditar, (3) você deve ser profissional.
Neste ano, o lançamento do LP completou 60 anos e é um clássico nostálgico da profissão.
O cenário de vendas B2B durante e pós-crise
À medida que a pandemia da covid-19 avançava, em 2020, os compradores tiveram que ter cautela com os gastos, reavaliar suas decisões de compras, e isso acabou refletindo na forma como o profissional de vendas atua.
O novo cenário desafiador impulsionou uma série de novas estratégias, métodos e técnicas de vendas, tanto no universo B2C quanto no B2B.
As mudanças e transformações da era digital devem permanecer daqui para frente: automação do ciclo de vendas, atendimento personalizado, o uso de métricas de vendas, chatbots, etc.
Se antes o preço do produto ou serviço era o principal fator de decisão de compras nas empresas, hoje ele continua sendo relevante, mas está longe de ser o único.
Mais do que nunca, compradores buscam uma experiência completa, relações mais empáticas e colaborativas. Por isso, o foco no sucesso do cliente é o novo jeito de vender mais e melhor.
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Parabéns! Esperamos que você tenha gostado dessa seleção de conteúdo, que fizemos especialmente para os profissionais das vendas B2B.
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