5 pontos para você ficar atento e potencializar seus resultados nos negócios B2B

O artigo de Fabrizio Tassitano, diretor da área de Produtos do Mercado Eletrônico, foi publicado pelos portais de informações e notícias da InforChannel, E-commerce News e Administradores. O texto aborda os cinco principais pontos em que o fornecedor precisa se atentar para potencializar os resultados de seus negócios no B2B.

Mercado B2B em expansão no Brasil e no mundo

O mercado B2B digital está em constante crescimento. Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research, o e-commerce entre empresas tem o potencial de se desenvolver duas vezes mais do que o B2C. A empresa estima que em até 2021 este mercado consiga faturar cerca de US$ 1.2 tri.

O Brasil encontra uma grande oportunidade de crescimento, mesmo que gradativamente, muitas empresas já estão se conscientizando e aderindo o meio digital para favorecer suas transações. As vendas B2B podem ser extremamente recompensadoras e lucrativas aos fornecedores, portanto, é importante saber como fazer.

Segundo Fabrizio Tassitano, os cinco pontos são:

1 – Destaque os recursos e diferenciais

Muitos fornecedores se preocupam em demonstrar os resultados e benefícios de seus produtos e serviços, porém se esquecem de evidenciar as características e os diferenciais. Se tratando do meio virtual, quanto mais detalhada for a informação, mais fácil será para o comprador escolher sua empresa. É importante demonstrar que sua oferta está preparada tecnicamente para ajudá-lo a alcançar seu objetivo e deixar claro as principais qualidades do produto para que a decisão seja mais rápida e assertiva.

2 – Seja presente

Um dos pontos mais importantes para ganhar relevância em um marketplace está relacionado ao nível de resposta do fornecedor ao receber cotações. É fundamental interagir e manter uma relação próxima com os compradores: faça comentários, tire dúvidas e responda mensagens. Responda todas as oportunidades recebidas e, no caso de não conseguir atender, recuse a cotação para que o comprador saiba que sua empresa não poderá fornecer aquele determinado item. Além disso, ofereça o mesmo atendimento a todos os clientes, independentemente do porte que atuam.

3 – Deixe claro sua proposta de valor

Um produto bem descrito é encontrado com facilidade e as chances de conversões aumentam significativamente. No momento de cadastrar sua oferta no portal B2B, insira o máximo de informações sobre o produto, como as especificações técnicas e imagens, a fim de facilitar a busca pelo comprador. Defina também as categorias adequadas para o produto ser encontrado sem dificuldades. É importante evitar volume sem qualidade, já que em um marketplace B2B os compradores estão buscando segurança e confiança.

4 – Oferte o melhor preço com a melhor qualidade

Preços muito abaixo dos praticados pelo mercado podem gerar incertezas ou má impressão sobre sua empresa. Os compradores sempre analisam o contexto geral. Portanto, atente-se à qualidade do produto, e não apenas ao preço, e estude o mercado para entregar o melhor produto com o preço mais atraente. É uma boa prática trabalhar com tabelas progressivas de redução de preço, conforme o aumento da quantidade solicitada.

5 – Preocupe-se com a reputação

Um atendimento personalizado é diferencial competitivo e ajuda a fidelizar o cliente. Preocupe-se em ter uma boa avaliação junto aos compradores. Para isso, é importante uma entrega de qualidade dentro do prazo acordado, atendendo às exigências de seus clientes. Lembre-se de fazer uma gestão pós-venda e buscar homologações cadastrais para gerar mais credibilidade na comunidade.

Reflita sobre estes pontos e analise se o seu negócio está pronto para conquistar resultados significativos no e-commerce B2B. As possibilidades de crescimento são grandes!

 

Confira o artigo na íntegra pelos portais InforChannel, E-commerce News e Administradores.

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