Seleção de fornecedores: saiba como contratar os melhores

O bom funcionamento da cadeia logística depende de diversos fatores, sendo que um dos principais é a seleção de fornecedores. Eles são elementos importantes e asseguram vantagem competitiva para a organização.

Bons fornecedores garantem o andamento do negócio, melhoram a gestão da cadeia de suprimentos e, consequentemente, mais rentabilidade para a sua empresa. Por outro lado, fornecedores ruins podem gerar atrasos nas entregas, valores fora da realidade do mercado, matérias-primas enviadas de maneira inadequada, entre outros obstáculos.

Então, como escolher os melhores fornecedores? Leia a seguir algumas dicas que vão auxiliar você nesse processo de escolha.

Como fazer uma boa seleção de fornecedores

Faça uma pesquisa de mercado

A escolha de um bom fornecedor requer muita pesquisa e paciência. Contratar o primeiro que responder a cotação ou com a proposta mais barata não é o mais indicado. Para ter um resultado efetivo, faz-se necessário analisar muito bem as opções e escolher quem atende às necessidades da sua empresa.

Faça uma pesquisa de mercado e busque o máximo de informações possíveis. Examine também os métodos de trabalho e se certifique de que o fornecedor tenha sinergia com o seu negócio.

Lembre-se: um fornecedor que age de forma ilegal ou vai contra conceitos importantes, como sustentabilidade ou valorização do colaborador, pode trazer sérios problemas para a sua empresa. A rede varejista Zara, por exemplo, foi autuada em 2011 pelo Ministério do Trabalho por ter sido constatada a existência de mão de obra escrava em sua cadeia produtiva.

É fundamental ainda avaliar os preços praticados pelos fornecedores, de modo que haja um equilíbrio no orçamento apresentado. Um preço muito alto diminuirá a margem de lucro da empresa, enquanto que um valor muito baixo pode indicar produtos de baixa qualidade.

Cheque a credibilidade do fornecedor

Uma ação essencial antes da contratação o fornecedor é verificar a credibilidade da empresa que quer fornecer para você. Isso dará uma garantia maior de segurança, além de prevenir imprevistos e atrasos.

Converse com outras empresas que já comercializam com o fornecedor escolhido para atestar se o mesmo possui boas referências e histórico de transações. Nesse caso, o recomendado é solicitar que a empresa envie o contato dos clientes e, caso alguma empresa consultada tenha rescindido contrato com esse fornecedor, questione o que ocorreu para entender quais são os pontos fortes e fracos dele.

Sua empresa também pode optar por transacionar com companhias que já tenham um certo tempo de atuação no mercado. Isso assegura certa segurança e a tendência é que os produtos e serviços tenham maior qualidade.

Peça ainda os dados de contato do fornecedor para conferir o suporte fornecido, os canais de comunicação e o procedimento interno de processamento de pedidos. Tudo isso pode fazer a diferença em casos de urgência.

Analise a qualidade dos produtos fornecidos

Outra medida importante é verificar a qualidade dos produtos e serviços comercializados. Solicite ao fornecedor que ele encaminhe amostras para serem analisadas e, na conversa com clientes, é possível perguntar sobre esse quesito e verificar se os produtos entregues correspondem às amostras enviadas.

Verifique se o fornecedor trabalha de maneira transparente

A melhor forma de gerir riscos na cadeia de fornecimento é ter uma relação comercial com fornecedores, baseada na transparência e confiança. Em função disso, não tenha receio de questionar sobre clientes, problemas que precisaram ser resolvidos e quanto tempo de atuação ele tem.

Analise as respostas e verifique se o fornecedor está sendo honesto, só assim pode estabelecer uma relação de confiança. Fornecedor e comprador devem trabalhar em conjunto para viabilizar uma negociação com preço justo e com um prazo de entrega adequado.

Você pode inclusive identificar os históricos de compras da sua empresa e questionar caso acredite que haja algum erro no pedido. Desse modo, a empresa também pode reduzir custos e evitar ficar sem algum produto em estoque devido a alguma falha.

Confira se os prazos e as entregas são cumpridos

Deixe claro as suas necessidades na hora de negociar para que o fornecedor possa cumprir os prazos esperados ou faça a entrega de maneira adequada. O ideal é que o contrato contemple essas questões conforme o acordado antes da contratação.

Quando as definições de prazo e entrega não são bem estabelecidas no contrato, você fica sujeito às condições dos fornecedores. Se o mesmo entregar o pedido com atraso, logo, a sua empresa também atrasará suas entregas, o que ocasionará problemas junto aos clientes.

Vale a pena ainda especificar como e em que local a entrega será realizada. É fundamental o prazo e as condições de entrega sejam bem negociadas e estabelecidas no contrato, mas também é interessante que o fornecedor flexibilize seus processos caso seja necessário.

Contrate um fornecedor que tenha objetivos parecidos com os da sua empresa

O fornecedor é um elo importante na cadeia de abastecimento, que está diretamente relacionado à sua empresa. Por isso, trabalhe com parceiros que tenham objetivos e valores alinhados aos da sua companhia. Esta é uma maneira de garantir reconhecimento dos clientes e melhorar a imagem da marca.

Se a empresa tem uma diferença positiva em relação aos concorrentes, todo empreendedor vai querer reforçar essa ideia. Agregue mais valor ao seu negócio estabelecendo parceria comerciais com fornecedores que tenham princípios similares.

Não dependa somente de um fornecedor

Você quer ter um bom fornecedor e estabelecer um relacionamento de confiança. No entanto, por mais que ele seja confiável, imprevistos e problemas sempre podem ocorrer e as compras não devem focar 100% em apenas uma empresa fornecedora.

Ter um plano B evita problemas caso o fornecedor interrompa o contrato inesperadamente ou não consiga entregar o produto no prazo estipulado. A sua companhia tem o compromisso com seus próprios clientes, que também exigem que suas compras sejam entregues na data definida.

A seleção de fornecedores leva em conta uma série de aspectos, que envolvem prazo, entrega, qualidade, relacionamento, entre outros. As dicas deixadas aqui vão ajudar você a contratar bons fornecedores e não ter problemas futuros com as compras da sua empresa. Se você gostou das nossas sugestões ou tem alguma história para compartilhar assunto, deixe seu comentário!