Todo profissional de compras precisa estar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo, nas tendências tecnológicas, nas situações políticas e econômicas, e nas transformações do mercado.

Isso porque um dos seus principais desafios na área de compras é encarar os cenários incertos e ter mais chances de assertividade nas suas escolhas.

Então, o que esperar de 2022?

Traduzimos um estudo da Visual Capitalist, que analisou mais de 300 artigos para prever as tendências globais.

A proposta é que, a partir deste conteúdo, você possa adquirir mais conhecimento para guiar suas futuras decisões.

A seguir, fique por dentro das principais previsões para este ano.

Continue a leitura!

As 20 principais previsões para o ano de 2022:

1. Pandemia se torna endemia em alguns países

Apesar do aumento de infectados, França, Espanha, Dinamarca e Reino Unido acreditam que o avanço da vacinação e a redução da hospitalização já são suficientes para “virar a chave”.

2. Big Techs continuam crescendo

As big techs cresceram durante o período pandêmico e devem continuar a alavancar seus negócios em 2022, investindo, principalmente, nas questões de privacidade e segurança.

3. O mercado de criadores de conteúdo se fortalece

Cada vez mais, marcas estão de olho em criadores de conteúdo e influenciadores digitais para divulgarem seus produtos e serviços. Somente em 2021, o mercado faturou US$ 13,8 bilhões.

4. Recuperação altamente desigual

A desaceleração nas principais economias no mundo, principalmente nos EUA e na China, vai impactar fortemente as economias dos países emergentes e em desenvolvimento.

5. Sequestros digitais aumentam

Os ataques de ransomware, em que os criminosos pedem dinheiro pelo resgate dos dados, crescem em 2022. No mundo, de 2020 a 2021, o número de tentativas de golpes subiu para 38%.

6. Social commerce ganha força

A Emarketer, consultoria global de pesquisa e tendências, estima que as vendas feitas por meio de campanhas nas redes sociais dos EUA dobrarão até 2025 para mais de US$ 79 bilhões.

7. A inflação diminui lentamente

Atualmente em alta no mundo todo, a inflação global tende a desacelerar ao longo de 2022. Em janeiro, os EUA atingiram a maior inflação em 40 anos, com 7,5%.

8. Regulamento está chegando para criptomoeda

Segundo a CNN Brasil, a regulação de criptomoedas tem avançado em diversos países. Em 2021, os EUA estrearam a primeira Exchange Traded Fund (ETC) ligada a uma criptomoeda.

9. Alta das ações europeias e japonesas

As ações europeias começaram 2022 em recorde máximo e há um otimismo no mercado para o ano todo. As ações chinesas também tendem a ter um ano muito positivo.

10. A empolgação com metaverso enfraquece

Segundo o Gartner, até 2026, ¼ da população mundial com acesso à internet passará, pelo menos, uma hora por dia no metaverso. Porém, a empolgação das pessoas tende a enfraquecer.

11. Mudanças climáticas estão voltando aos holofotes

Especialistas do Fórum Econômico Mundial acreditam que as questões relacionadas às mudanças climáticas devem ser tratadas como prioridade por empresas e governos em 2022.

12. Crescente influência dos fatores ESG

O ESG, sigla para “environmental“, “social” e “governance“, está ganhando cada vez mais atenção dos investidores, impulsionando as empresas a adotarem as melhores práticas.

Aqui, você fica sabendo como o supply chain pode ajudar a conquistar os critérios de ESG.

13. Maior volatilidade

O ano de 2022 será de extrema volatilidade e perda para os mercados globais, tendo como uma das principais ameaças o conflito entre Rússia e Ucrânia.

14. China terá um começo de ano difícil

Ainda sob impacto da covid-19, a China pode enfrentar muitos desafios em 2022. Para evitar novas contaminações, o país continua endurecendo as restrições e bloqueando cidades.

15. Interrupções na cadeia de suprimentos diminuem lentamente

As previsões de 2022 para o supply chain são menos tensas que nos dois últimos anos. Apesar de continuar com problemas e interrupções, empresas estão mais preparadas para os desafios.

16. Os juros vão subir

A projeção de alta de juros nos EUA já atinge outros países e impactará fortemente o Brasil. Desde maio de 2017, a taxa Selic não alcançava dois dígitos. Em fevereiro, subiu para 10,75%.

17. Ano de destaque para veículos elétricos

Mesmo que as montadoras estejam adequando lentamente suas fabricações para modelos movidos à bateria, espera-se que 2022 seja o ano dos veículos elétricos.

18. Dinâmica de trabalho

Depois da pandemia, a dinâmica de trabalho está reconfigurando o mercado, com operações trabalhando à distância, e isso continuará em evidência em 2022.

19. Conflitos geopolíticos vão aumentar

Os conflitos geopolíticos entre Ucrânia e Rússia e EUA e Irã vão impactar fortemente a economia de muitos países, resultando em aumento da inflação e elevação de juros.

20. Crescimento do PIB global

O relatório da ONU sobre perspectivas na economia prevê crescimento do PIB global de 4%. Entre os principais desafios, estão as possíveis variações da covid e crescente pressão inflacionária.

 

Gostou do conteúdo? Você pode compartilhar com seus colegas de trabalho. Basta clicar no ícone que está no topo do post.

Você também pode receber as novidades do Blog ME direto no seu e-mail. Basta cadastrá-lo aqui.

Até a próxima! 😉