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2020 foi um ano de saldo positivo para o Mercado Eletrônico.

Apesar de estarmos trabalhando 100% em home office há mais de 275 dias, produzimos muito e desenvolvemos uma série de evoluções para a nossa plataforma ficar cada vez melhor e mais intuitiva aos compradores e fornecedores.

De janeiro a dezembro, a plataforma transacionou R$ 109.095.810.085,24, fez 20 milhões de transações, 6 milhões de requisições, 3 milhões de cotações e 10 milhões de pedidos.

Esses números gigantes foram mais que o suficiente para o nosso time se inspirar e criar evoluções significativas para o trabalho dos profissionais B2B ser melhor e mais assertivo.

Confira agora as últimas melhorias que foram ao ar no último mês e prepare-se, pois 2021 terá ainda mais novidades para você e toda a sua equipe!

 

1. Identificação do responsável pelo cadastro do fornecedor

Para facilitar o processo de auditoria, agora é possível identificar o responsável pela inclusão de um determinado fornecedor na base privada.

A novidade oferece mais controle e gestão de dados da plataforma.

Para os novos cadastros, é possível também visualizar a informação na tela de dados cadastrais do fornecedor.

Benefícios da atualização:

Mais informações necessárias para realizar auditorias com eficiência.

Antes, o usuário comprador não visualizava o responsável pela inclusão do fornecedor na base privada (Meus Fornecedores), que é uma informação importante para fins de auditoria. Com a mudança, a informação será exibida em tela, dentro do cadastro privado do fornecedor.

 

2. Cotação Pública Free

Agora, alguns processos selecionados de cotação são disponibilizados de forma totalmente gratuita na plataforma. Desta forma, os fornecedores, que ainda não possuem um plano contratado do Mercado Eletrônico, também conseguem responder a essas tomadas de preços.

O objetivo da novidade é aumentar as opções de novos fornecedores na plataforma e, consequentemente, o número de respostas nos processos.

Benefícios da atualização:

Aumento de cotações públicas respondidas pelos fornecedores e, consequentemente, mais opções de respostas para os compradores, proporcionando a possibilidade de novos negócios aos fornecedores e ampliação da base de parceiros de negócios aos compradores.

 

3. [Nova Home] Expansão de documento em uma nova aba

Atendendo a pedidos, a funcionalidade de expandir documento evoluiu e, agora, ao clicar no link “Expandir Documento”, que fica no canto superior direito, o usuário da plataforma tem o conteúdo aberto em uma nova aba de seu navegador.

 Benefícios da atualização:

Antes, o documento era visualizado em uma pop-up dentro do portal. Agora, ele pode ser visto em uma aba diferente, facilitando a usabilidade, a visualização e, claro, o trabalho no dia a dia.

 

4. [Nova Home] Nova coluna “Grupo de Compras” no grid de Pedidos

Agora, você tem acesso à coluna opcional “Empresa”, que traz a relação do “Grupo de Compras” no grid de Pedidos. Além disso, o grid de Pedidos conta com novas informações do documento relacionado, como Status de Nota Fiscal e Entrega.

Precisa de mais facilidade? Você também pode criar gráficos para gestão de dados a partir das colunas do grid e potencializar ainda mais seu controle de processos. Veja como adicionar colunas opcionais e criar gráficos aqui no blog.

Benefícios da atualização:

Mais dados e facilidade para identificar itens e fazer a gestão de um mesmo “Grupo de Compras” no grid.

 

5. [Nova Home] Novas colunas com a possibilidade de gerar gráficos

Para facilitar o controle de processos e gestão dos dados, a nova atualização da plataforma ME oferece a possibilidade de criar gráficos a partir das colunas disponíveis no grid.

Para criar um gráfico, basta passar o mouse sobre a coluna desejada e clicar no ícone do gráfico que irá aparecer (veja imagem abaixo).

Benefícios da atualização:

Mais visibilidade e eficiência na gestão de processos. Você e seu time param de perder tempo com controles realizados de forma manual.

 

6. [Nova Home] Criação de novos processos

O time de UX do Mercado Eletrônico adicionou a opção de criar processos diretamente pelo botão “Novo” da Nova Home, além da possibilidade de iniciar Requisições de Regularização e Pedidos de Formalização.

Para os usuários que possuem estas permissões, as funcionalidades estarão disponíveis automaticamente.

Benefícios da atualização:

Facilidade e rapidez na hora de criar processos na Nova Home. O número de etapas para abrir Requisições de Regularização e Pedidos de Formalização foi reduzido para aumentar a sua performance no dia a dia.

 

7. [Nova Home] Novas colunas inteligentes no grid de Pedidos

A partir de agora, o grid de Pedidos conta com duas novas informações sobre o documento relacionado:

  • Status da Nota Fiscal, que informa se aquele pedido está totalmente, parcialmente ou sem faturamento.
  • Status da Entrega, que contém informações se o pedido está totalmente, parcialmente ou sem recebimento, e cria filtros e gráficos utilizando as informações.

Benefícios da atualização:

Melhoria na leitura das informações dentro das colunas.

 

8. [Nova Home] Encontre facilmente as Requisições Emergenciais

Além do ícone que indica se a requisição enviada é emergencial, o time de UX adicionou um novo filtro na Pendência de Compras, que torna possível filtrar por requisições emergenciais ou não-emergenciais, facilitando a busca e o controle dos processos.

Benefícios da atualização:

Facilidade em listar e visualizar requisições emergenciais.

 

9. Reformulação do cabeçalho da cotação

Para facilitar a visualização de informações prioritárias da cotação, trabalhamos na reformulação do cabeçalho para mostrar estas informações em evidência.

Na evolução da interface de documentos, destaca-se a reformulação do cabeçalho da cotação, que recebeu informações gerais como Status Geral, Datas e Endereço de Entrega, em caso de clientes que utilizam esta informação na cotação.

A atualização já está disponível e pode ser visualizada ao acessar qualquer documento de cotação.

Benefícios da atualização:

Facilidade e rapidez para identificar dados-chave da cotação.

 

10. Atualizações na tela de pedidos

Além de ganhar um visual mais clean, a tela de Pedidos recebeu tags que sinalizam os itens que foram alterados ou que são novos no pedido.

A partir de agora, a interface do pedido está mais próxima do modelo recebido pelo fornecedor, que também conta com as tags de sinalização de itens.

Benefícios da atualização:

Melhoria na leitura dos itens na tela de pedidos e mais informação sobre atualizações de itens com as tags.

 

Esperamos que você aproveite cada uma dessas atualizações na plataforma. Todas foram pensadas com muito cuidado para facilitar seu dia a dia no comércio entre empresas.

Até a próxima novidade!