A digitalização dos processos de compras já é realidade nas organizações. Hoje, com poucos cliques, compradores encontram e contratam novos fornecedores. Por isso, posicionar-se no ambiente online não é mais uma escolha, mas sim requisito para garantir a sobrevivência do seu negócio. Mas, em meio a tanta concorrência, o que é preciso para se destacar no meio digital?
Ter um site que detalhe as especificações dos produtos, criar uma loja online ou estar presente nas redes sociais são passos importantes, mas não são suficientes para tornar a sua empresa conhecida no mercado e fechar negócios. Cada vez mais, os marketplaces B2B estão presentes no dia a dia dos compradores, pois tornam todo o processo de compras mais ágil e transparente.
Como funciona um e-Marketplace?
Por meio da plataforma de e-Marketplace, como a do Mercado Eletrônico, fornecedores podem participar de cotações, se comunicar e negociar com empresas compradoras diretamente na solução, ou seja, não é e-mails, ligações e materiais impressos. Todas as etapas de compras ficam concentradas em um só lugar, para facilitar as transações comerciais.
Além da facilidade para concluir as etapas de compras, como cotação, negociação e pedido, o e-marketplace abre um leque de oportunidades para que fornecedores encontrem e possam negociar com empresas de portes e segmentos diversos.
Ao fazer parte de um e-marketplace, sua empresa aumentará a exposição dos produtos para milhares de potenciais compradores. Isso possibilita que a empresa amplie suas vendas com baixo investimento e menor esforço.
Como aumentar as chances de fechar negócios no e-Marketplace?
Para aumentar as chances de ser encontrado por empresas, participar de cotações e fechar negócios, é importante manter os dados e informações de cadastro da sua empresa sempre atualizados, como localidade e área de atuação.
O detalhamento dos produtos e a indicação das palavras-chaves que têm relação com a sua empresa podem contribuir para que a sua empresa seja encontrada com mais facilidade.
Além da busca ativa por parte dos compradores, as soluções de e-marketplace fornecem recomendações, sugestões e oportunidades de negócios para essas organizações. Isso porque existe uma inteligência por trás dessas recomendações, baseada nos indicadores de histórico de compras das empresas, transações já realizadas e qualidade no cadastro dos fornecedores.
Tecnologia é grande aliada dos negócios B2B
Investir em tecnologias é fundamental para conquistar novos negócios e aumentar as vendas. O e-Procurement é a ferramenta mais usada por compradores para realizar cotações, negociar com fornecedores e fechar negócios. Por ser uma solução em nuvem, facilita o acesso de todos os envolvidos nas negociações a acessar as informações de qualquer hora e lugar.
Outra tecnologia que está transformando o comércio entre empresas é a inteligência artificial (IA), que auxilia na análise de dados e otimiza as tomadas de decisões dos compradores. Nesse mesmo caminho, soluções IoT (Internet das Coisas) facilitam a análise preditiva e permitem a previsão de demandas e a criação de soluções de forma rápida e eficiente.
Mantenha-se atualizado sobre as inovações de mercado
Para se destacar em um mercado competitivo, é preciso se manter atualizado no que há de mais inovador do mercado. Há centenas de empresas que já ocupam lugar de destaque no ambiente digital. Com essa perspectiva, acompanhar o que há de novo e entender a melhor forma de aplicar ao seu negócio, pode garantir maior visibilidade e mais oportunidades de vendas.
Conheça o e-Marketplace do Mercado Eletrônico
No e-Marketplace do Mercado Eletrônico, além das oportunidades de negócios, sua empresa agiliza e automatiza os processos de vendas e tem acesso a um painel de controle completo.
Somente em 2023, transacionamos mais de R$ 180 bilhões em negócios B2B, registramos 5 milhões de pedidos, alcançamos 1 milhão de fornecedores e 10 mil usuários compradores.
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Até à próxima!