O perfil do comprador mudou. O tirador de pedidos ficou no passado e deu lugar ao profissional estratégico, com competências que vão além das questões técnicas.

As habilidades comportamentais têm se tornado cada vez mais relevantes para o profissional de compras. Hoje, é fundamental estabelecer parcerias de sucesso, e não apenas negociações pontuais.

Neste post do blog ME, compartilhamos os feedbacks mais comuns para inspirar profissional de compras, com dicas de livros, filmes e séries.

Aproveite a leitura!

Conhecer o mercado e os concorrentes da empresa

Para além das atividades do dia a dia, o comprador deve buscar conhecer o mercado, de forma aprofundada, e seus concorrentes. Dessa forma, será capaz de ficar por dentro das tendências, prever ameaças, identificar oportunidades de inovação e propor soluções para atender às necessidades dos consumidores.

Dica de série
Mad Men – 2007

HBO Max

“Mad Men” retrata o universo da publicidade dos anos 60, em Nova York. A série mostra as estratégias das agências para conhecer os desejos dos consumidores e criar campanhas impactantes, além das mudanças culturais e sociais da época.

Saber negociar e desenvolver parcerias estratégicas com fornecedores

Em um mercado competitivo, a arte da negociação se torna indispensável. Para desenvolvê-la, é preciso considerar habilidades e técnicas importantes na hora de negociar com fornecedores, como empatia, comunicação clara e objetiva, conhecimento sobre o produto e o mercado, entre outros fatores que são relevantes para construir uma relação ganha-ganha e de confiança.

Dica de leitura
Negociação na prática – Como fechar bons negócios

Melissa Davies I Editora Autêntica Business

Vencer uma negociação a qualquer custo não é mais capaz de responder aos desafios da atualidade. O livro traz insights de como analisar o contexto da negociação e compreender interesses dos outros participantes para fechar bons negócios, com objetivo de alcançar parcerias lucrativas, sustentáveis e duradouras.

Estabelecer relacionamento estratégico com as áreas internas

Se comunicar bem, com clareza e ética em todas as negociações não só é importante para agilizar os processos de compras, como também para estabelecer um relacionamento eficaz com parceiros. Além de estabelecer relacionamento com fornecedores, o comprador deve olhar para dentro da organização e buscar estratégias para estreitar os laços com clientes internos.

Dica de leitura
Como se relacionar usando a Comunicação Não Violenta

Thomas D’Ansembourg I Editora Sextante

Usando como base a Comunicação Não Violenta, criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, o autor oferece exemplos reais e ferramentas práticas para você se expressar de maneira positiva, respeitando os próprios desejos e evitando cair na armadilha da agressividade ou da generosidade excessiva.

Manter a resiliência em momentos críticos

O dinamismo da área de compras requer profissionais cada vez mais resilientes e adaptáveis. A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças é fundamental para enfrentar obstáculos que certamente surgirão. Portanto, manter a calma em momentos críticos é uma das habilidades mais importantes para tomar as decisões que trarão os melhores resultados.

Dica de leitura
A voz na sua cabeça – Como reduzir o ruído mental e transformar nosso crítico interno em maior aliado 

Ethan Kross I Editora Sextante

Neste livro, o neurocientista e psicólogo Ethan Kross explora a natureza das conversas que temos com nós mesmos e explica por que essa fonte de sabedoria muitas vezes sabota nosso bem-estar físico e mental. A chave para fazer as pazes com sua voz interna não é tentar silenciá-la, e sim programá-la para falar de maneira mais eficaz.

Ter visão analítica e ir além da extração de dados

Transformar dados em decisões estratégicas é trazer inteligência para o negócio. Por isso, não basta ter acesso a tantas informações se você não buscar ações que favoreçam a sua área de compras. O profissional de compras da atualidade precisa ter perfil analítico, ser capaz de analisar dados de forma crítica e solucionar problemas com base em fatos não em suposições.

Dica de filme
O homem que mudou o jogo (Moneyball) – 2011

Netflix

O filme, estrelado por Brad Pitt e baseado em fatos, conta a história do gerente do time de beisebol Oakland Athletics, Billy Beane, que desenvolveu uma sofisticada análise estatística dos jogadores contratados para alavancar sua posição no campeonato.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que você aproveite nossas dicas para se manter atualizado na área de compras.

Você também pode assinar nossa newsletter aqui e ficar por dentro das novidades do universo de compras.

Até à próxima! 😉