O aumento do comércio B2B nos últimos anos e o papel fundamental da área de suprimentos na estratégia dos negócios têm levado empresas, de diferentes segmentos e tamanhos, a buscarem uma plataforma de compras para gerenciar as transações.

Ter uma solução de Software como Serviço (SaaS) baseada na nuvem para a gestão de compras permite conquistar mais agilidade, redução de custos, transparência nas negociações e até mesmo eficiência energética, já que a plataforma dispensa uma infraestrutura física de TI.

Neste post, saiba quais são os atributos mais importantes para uma plataforma de compras SaaS e como ter sucesso na implementação da solução no seu departamento.

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A migração para cloud é um movimento global

A adoção de uma plataforma de compras SaaS reduz, significativamente, os esforços das equipes de Tecnologia. Afinal, não é necessário realizar instalações, manutenções e atualizações de sistemas, visto que tudo isso é feito pela empresa prestadora da solução, sem ocasionar interrupções de serviço.

Para ficar ainda mais fácil de entender a simplicidade e o ganho de produtividade com o SaaS, vamos voltar aos anos 80. No passado, era preciso ter CDs dos seus artistas favoritos, além de um aparelho de som específico. Hoje, com as plataformas de streamings de música, todos esses equipamentos são dispensáveis e você pode ter acesso às suas músicas em qualquer lugar.

A migração para nuvem é um movimento global. Segundo dados divulgados pelo Gartner, somente em 2022, serão investidos mais de US$ 1,3 trilhão no setor. No entanto, à medida em que a mudança avança, cresce também os desafios e a competitividade das empresas.

Por isso, neste post, damos dicas para você não errar na contratação de um parceiro para os seus negócios.

10 pontos importantes para levar em consideração na hora de escolher uma plataforma de compras

Antes de contratar uma plataforma de compras, confira se a solução oferece:

1. Disponibilidade

Para ser efetiva, uma ferramenta de compras e suas funcionalidades devem ficar disponíveis no modelo 24×7. Qualquer indisponibilidade pode impactar consideravelmente os processos de compras, gerando atrasos não apenas para o departamento, mas para toda a empresa.

2. Escalabilidade

O dinamismo do mercado exige soluções que acompanhem os mais diversos cenários em compras corporativas. Ter uma solução flexível e escalável, a fim de atender as variações de demanda, é indispensável para manter as operações funcionando de maneira eficiente.

3. Integração

Procure uma plataforma que permita fácil integração com todos os programas importantes para o seu negócio. A integração entre as plataformas otimiza o trabalho e eleva o desempenho das equipes em até 25%, segundo pesquisa da consultoria McKinsey.

4. Comunicação e colaboração

Em compras, a comunicação e a colaboração entre compradores e fornecedores são fundamentais para tornar os processos mais eficientes e transparentes. Sendo assim, uma boa plataforma de compras deve oferecer funcionalidades que promovam uma interação assertiva entre todas as partes.

5. UX e usabilidade

UX é a sigla para User Experience e tem como objetivo tornar a experiência do usuário positiva, toda vez que ele navega pela plataforma. A usabilidade é um dos atributos do UX que torna o uso dos sistemas mais intuitivo, amigável e simples, para que o usuário perca o menor tempo possível para realizar suas atividades e não seja impactado por erros.

6. Segurança da informação

A segurança da informação é uma demanda cada vez mais importante para as organizações protegerem seus dados e a empresa como um todo. Por isso, além de ter funcionalidades e ser intuitiva, uma plataforma de compras precisa oferecer também segurança robusta, com certificações ISO de Gestão de Segurança da Informação.

7. Visibilidade

Para tomar decisões ágeis e assertivas, a área de compras precisa ter acesso a dados atualizados em tempo real. A visibilidade das informações na plataforma de compras também colabora para as questões relacionadas à transparência e compliance.

8. Facilidade de implementação

Por armazenar as informações em nuvem, a implementação de uma plataforma de compras é mais fácil e rápida de ser implementada. O prazo varia de acordo com as necessidades do negócio, já que a maior parte das empresas opta pela customização de serviços.

9. Customização

Como falamos acima, cada negócio tem suas particularidades e, para ter mais sucesso na contratação de uma plataforma de compras, é preciso que a solução atenda às necessidades específicas da sua empresa.

10. Suporte

Ter dificuldade em solucionar problemas ou de ser atendido rapidamente pode impactar consideravelmente o resultado do seu departamento. Por essa razão, é essencial que o provedor da plataforma de compras ofereça suporte e atendimento personalizado.

Como ter sucesso na implementação de uma plataforma de compras

Depois de selecionar a plataforma de compras que melhor atende aos objetivos do seu negócio, a fase da implementação é uma das mais importantes.

Para aumentar as chances de sucesso, ter planejamento é a palavra-chave. É nessa fase que a sua empresa e o provedor da plataforma de compras avaliam os pontos para a mudança.

Por exemplo, se a implementação será feita de forma gradativa ou não, se os treinamentos devem ser realizados a todos os colaboradores, entre outras questões importantes.

É fundamental também que os fornecedores sejam envolvidos nesse processo e recebam capacitação, para serem impactados de forma positiva com a plataforma.

Todos alinhados? É hora de realizar testes para saber se tudo está saindo como esperado. Se os resultados forem satisfatórios, sua área de compras e seus parceiros estão prontos!

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