O Mercado Eletrônico participou de mais um evento Maratona de Supply Chain, promovido pela Live University, nos últimos dias 23 e 24 de maio.

Nesta edição, estivemos presentes com um estande e com a participação do nosso diretor de Engenharia e Operações, Armando de Vilhena, em dois momentos importantes da programação: painel sobre ESG em supply chain e palestra com o tema “Tecnologias inovadoras para compras B2B”.

ESG como grande conquista do supply chain

Durante o bate-papo no painel “ESG como grande conquista do supply chain”, Armando enfatizou a força que este tema ganhou, principalmente, nos últimos anos e, com isso, o aumento significativo das empresas na busca por soluções de gestão de fornecedores.

De três anos para cá, houve um aumento considerável na busca por soluções mais sofisticadas e flexíveis para gestão de fornecedores, gestão de contratos e gestão de terceiros. Esse movimento das empresas já é uma realidade e tende a se intensificar daqui para frente.

Os avanços tecnológicos impulsionaram as diversas regulamentações existentes hoje e, ao longo da história, as organizações correram para adaptar seus processos. Agora, existe um “órgão regulador” empenhado em encontrar problemas em cadeias produtivas: os consumidores.

As pessoas estão mais atentas do que nunca. Elas procuram elos fracos nas cadeias e soltam as vozes nas redes sociais. Elas não especificam, não dão prazo para ajustes. Esse novo ‘orgão regulador’ torna ainda mais complexa a gestão de riscos de fornecedores e parceiros das empresas.

E para amenizar esses riscos, as organizações têm buscado tecnologias robustas e integradas para atuar com governança e tomar decisões mais seguras e inteligentes em compras.

Tecnologias inovadoras para compras B2B

Na palestra “Automação, IA, machine learning e outras tecnologias que estão transformando as compras B2B”, Armando de Vilhena destacou que a automação dos processos e o uso de inteligências artificiais têm sido uma importante estratégia da área de compras para reduzir o lead time, conquistar savings e conquistar destaque no mercado.

As novas tecnologias também estão contribuindo para a integração da cadeia de suprimentos, reduzindo processos manuais. Agora, muitas tarefas podem ser automatizadas, liberando o profissional de compras para uma atuação mais estratégica, com foco no que realmente traz resultados para o negócio.

Quem é quem nas novas tecnologias para compras B2B?

  • IA – Inteligência Artificial: é qualquer algoritmo que tenha um comportamento considerado inteligente. É uma lógica que envolve uma decisão não direta e variáveis, por exemplo, “se” acontecer “isso”, faça “aquilo”.
  • ML – Machine Learning: aprendizagem da máquina, na tradução. Os algoritmos analisam uma série de dados e muitas variáveis e aprendem a tomar decisões.
  • NLP – Natural Language Processing: processamento de linguagem natural, na tradução. São os chatbots, que têm algoritmos capazes de interpretar e gerar linguagem humana, para interagir com as pessoas.
  • RPA – Robotic Process Automation: é a “robotização” dos processos, ou seja, são algoritmos que permitem a automatização das atividades realizadas por humanos. É necessário critérios e configurações para que o RPA opere de maneira inteligente.

A partir do acesso a dados e do uso inteligente dessas tecnologias, o trabalho do comprador pode ser bastante potencializado.

Existe uma importante interação do ser humano com a inteligência artificial. As melhores decisões vão sendo tomadas e, com isso, existe uma grande evolução das pessoas em todo o processo.

Automação e IA em compras: possíveis aplicações

  • Recomendação e atribuição de fornecedores (criação de RFQ)
  • Autoclassificação/categoria de itens
  • Suporte à negociação de preço
  • Suporte à tomada de decisão
  • Aprovações automáticas
  • Detecção de fraudes

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Até a próxima! 😉