A negociação em compras B2B é um dos pilares mais importantes para as empresas. Isso porque R$ 1 real economizado significa R$ 1 real de lucro para a companhia.

Em outras palavras, ter conhecimento sobre as melhores estratégias de negociação é fundamental para conquistar os melhores negócios e impactar positivamente os resultados.

Seja para renovar contratos com fornecedores ou para firmar novas parcerias, saber negociar e enxergar além do preço pode ser o grande diferencial em um mercado competitivo.

Hoje, as empresas não têm apenas o objetivo de conquistar saving, pois agora entendem que  o fortalecimento da relação com seus fornecedores gera ganhos para ambos os negócios.

A seguir, confira os principais pontos a serem considerados quando o assunto é negociação em compras.

Aproveite a leitura!

Confira 7 estratégias de negociação para aplicar na sua gestão de compras

1. Planeje antes de negociar

O planejamento de compras é peça-chave para aumentar as chances de conquistar as melhores negociações.

É importante que o comprador esteja munido de todas as informações, antes de iniciar o processo de cotação e seleção de fornecedores, como detalhes dos itens, prazo de entrega, limites do orçamento e formas de pagamento.

2. Busque além da economia

Apesar da prioridade em conquistar economia e aumentar o lucro das empresas, as negociações com fornecedores precisam levar em consideração outros aspectos que beneficiem as parcerias.

Por exemplo, a disponibilidade em atender às variações de demandas, questões relacionadas à inovação, sustentabilidade, ESG e compliance, entre outros pontos importantes.

3. Aproveite a sazonalidade

Para obter as melhores ofertas, considere a sazonalidade no planejamento de compras e negocie com fornecedores no período em que o parceiro costuma ter menor volume de vendas, por exemplo.

Outra dica é acompanhar a evolução do preço. Esse KPI é um indicador que ajuda a planejar melhor as compras futuras e até mesmo antecipá-las, o que pode resultar em economia e controle de gastos.

4. Invista no relacionamento com fornecedores

Ter um olhar empático na hora de negociar e considerar que os benefícios precisam atingir ambos, comprador e fornecedor, não só traz ganhos financeiros, como também para a relação.

Uma forma de construir um relacionamento entre comprador e fornecedor é investir na redução dos custos operacionais e desenvolver inovações em produtos e processos.

5. Tenha uma comunicação clara

Negociação em compras tem tudo a ver com comunicação. A arte de se comunicar com precisão e segurança é fundamental para ter persuasão e conseguir as melhores parcerias.

Nesse sentido, para que a comunicação seja efetiva, a escuta também é significativa. Ao ouvir seus fornecedores, podem surgir insights e novas estratégias para a sua empresa.

6. Crie parcerias humanizadas

Quanto mais humanizada for a parceria, mais chances de ter sucesso. A regra de que as relações comerciais precisam ser estritamente formais já não é mais realidade.

Por exemplo, o mercado B2C já entende que as relações precisam ser cada vez mais humanas, para então, engajar os clientes e despertar o sentimento de confiança.

7. Facilite o processo

No mundo corporativo, o excesso de burocracia dificulta as relações de negócios. Busque caminhos para facilitar a etapa de negociação, como o uso de ferramentas digitais.

A plataforma de e-Procurement permite realizar uma série de análises e automatizar o processo de negociação, facilitando assim decisões mais assertivas e conquista de savings.

Gostou deste artigo? Você pode receber notícias como essa no seu e-mail.

Informe aqui seu contato para assinar a newsletter do Mercado Eletrônico.

Até a próxima! 😉