A negociação em compras B2B é um dos pilares mais importantes para as empresas. Isso porque R$ 1 real economizado significa R$ 1 real de lucro para a companhia.
Em outras palavras, ter conhecimento sobre as melhores estratégias de negociação é fundamental para conquistar os melhores negócios e impactar positivamente os resultados.
Seja para renovar contratos com fornecedores ou para firmar novas parcerias, saber negociar e enxergar além do preço pode ser o grande diferencial em um mercado competitivo.
Hoje, as empresas não têm apenas o objetivo de conquistar saving, pois agora entendem que o fortalecimento da relação com seus fornecedores gera ganhos para ambos os negócios.
A seguir, confira os principais pontos a serem considerados quando o assunto é negociação em compras.
Aproveite a leitura!
Confira 7 estratégias de negociação para aplicar na sua gestão de compras
1. Planeje antes de negociar
O planejamento de compras é peça-chave para aumentar as chances de conquistar as melhores negociações.
É importante que o comprador esteja munido de todas as informações, antes de iniciar o processo de cotação e seleção de fornecedores, como detalhes dos itens, prazo de entrega, limites do orçamento e formas de pagamento.
2. Busque além da economia
Apesar da prioridade em conquistar economia e aumentar o lucro das empresas, as negociações com fornecedores precisam levar em consideração outros aspectos que beneficiem as parcerias.
Por exemplo, a disponibilidade em atender às variações de demandas, questões relacionadas à inovação, sustentabilidade, ESG e compliance, entre outros pontos importantes.
3. Aproveite a sazonalidade
Para obter as melhores ofertas, considere a sazonalidade no planejamento de compras e negocie com fornecedores no período em que o parceiro costuma ter menor volume de vendas, por exemplo.
Outra dica é acompanhar a evolução do preço. Esse KPI é um indicador que ajuda a planejar melhor as compras futuras e até mesmo antecipá-las, o que pode resultar em economia e controle de gastos.
4. Invista no relacionamento com fornecedores
Ter um olhar empático na hora de negociar e considerar que os benefícios precisam atingir ambos, comprador e fornecedor, não só traz ganhos financeiros, como também para a relação.
Uma forma de construir um relacionamento entre comprador e fornecedor é investir na redução dos custos operacionais e desenvolver inovações em produtos e processos.
5. Tenha uma comunicação clara
Negociação em compras tem tudo a ver com comunicação. A arte de se comunicar com precisão e segurança é fundamental para ter persuasão e conseguir as melhores parcerias.
Nesse sentido, para que a comunicação seja efetiva, a escuta também é significativa. Ao ouvir seus fornecedores, podem surgir insights e novas estratégias para a sua empresa.
6. Crie parcerias humanizadas
Quanto mais humanizada for a parceria, mais chances de ter sucesso. A regra de que as relações comerciais precisam ser estritamente formais já não é mais realidade.
Por exemplo, o mercado B2C já entende que as relações precisam ser cada vez mais humanas, para então, engajar os clientes e despertar o sentimento de confiança.
7. Facilite o processo
No mundo corporativo, o excesso de burocracia dificulta as relações de negócios. Busque caminhos para facilitar a etapa de negociação, como o uso de ferramentas digitais.
A plataforma de e-Procurement permite realizar uma série de análises e automatizar o processo de negociação, facilitando assim decisões mais assertivas e conquista de savings.
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