Um leilão reverso pode ajudar as compras da sua empresa
Uma premissa básica da área de compras é cotar com diversos fornecedores antes de fazer uma compra. Mas quando o assunto são compras de produtos e serviços em larga escala, esse processo geralmente é lento e trabalhoso. Pensando nisso, comprar em um Leilão Reverso pode ser a melhor alternativa para otimizar suas negociações e a atingir ótimos savings.

O que é o Leilão Reverso

Como o próprio nome diz, o Leilão Reverso (Reverse Auction em inglês) é o oposto do Leilão tradicional. Isso quer dizer que arremata o bem ou serviço o fornecedor que efetuar o lance com o menor preço durante um determinado período, o que geralmente entre 20 minutos e 1 hora.

Uma das conveniências do Leilão Reverso é que ele acontece em uma plataforma online, onde os fornecedores acessam uma sala virtual e lá ofertam seus lances. O comprador faz a mediação desses lances por meio de um painel online, que é atualizado em tempo real.

Modalidades mais comuns de Leilão Reverso

Leilão Inglês

Considerado um evento mais competitivo, o Leilão Inglês compele os fornecedores a darem sempre um lance menor ao que foi dado anteriormente pelo concorrente. Tem como principal objetivo sempre buscar a menor proposta possível entre os participantes. Emprega política sigilosa onde os fornecedores envolvidos visualizam cada lance dado, porém não saberão quem realizou cada oferta, até que se chegue no menor valor possível.

Leilão Dinâmico

Considerado mais abrangente, o Leilão Dinâmico tem como objetivo captar a melhor proposta de cada um dos fornecedores. Estes, reduzirão o valor dos lances tendo como base de valores sua própria cotação inicial, até que atinjam seu limite, fazendo com que a decisão não se restrinja ao fator preço, e sim às demais condições impostas durante o processo de escolha do fornecedor.

Porque participar de um Leilão Reverso?

Entre as vantagens de um Leilão Reverso para o processo de aquisição de um produto ou serviço está a redução de custos. Porém, outras vantagens devem ser levadas em consideração como estratégia para alcançar mais competitividade e lucros no mercado. Confira:

Redução de Custos

Fator decisivo na contratação de um serviço, o Leilão Reverso varia de acordo com a complexidade de cada negociação, possibilitando que o processo de compra em si seja mais econômico. Isso sem falar que a organização contará com uma ferramenta que pode estimular, de forma saudável, o instinto de competição entre os fornecedores.

Leadtime e negociações eficientes

Comparado aos processos tradicionais, um Leilão online é muito rápido. Enquanto os processos convencionais levam, em média, uma hora com cada fornecedor, um Leilão Reverso consegue reunir todos os participantes (comprador e fornecedores) em um único evento, com a vantagem de ser realizados em apenas cerca de 20 minutos a 1 hora.

Transparência

As negociações são vistas pelas empresas como um dos pontos mais críticos entre os processos. Isso porque as empresas estão cada vez mais atentas em realizar aquisições de uma maneira lícita. Por ser esta uma tarefa complexa, as empresas tem nos Leilões online uma ferramenta capaz de registrar todos os lances e a comunicação feita durante o evento. Dessa forma, ela terá todas as informações necessárias para o comprador, que ao final da negociação receberá um relatório descritivo e auditável de todo o processo. A transparência também é essencial ao fornecedor, poderá fazer novos lances em total segurança.

Localização geográfica

Um evento de Leilão Reverso via internet permite a participação de fornecedores de qualquer lugar do globo, o que amplia as possibilidades de fornecimento para outros países. Assim sendo, é importante que a plataforma de Leilão Reverso ofereça suporte em diversos idiomas, como português, inglês e espanhol, e trabalhe com moedas como real, dólar e euro.

O Leilão Reverso do Mercado Eletrônico

A solução de Leilão Reverso do ME recebeu, no ano passado, a chancela do Inbrasc por otimizar o processo de negociação das empresas e garantir uma grande margem de economia. Considerada a melhor do mercado,  a solução permite que as empresas tenham mais velocidade e savings. A redução de custos gira em torno de 35% do valor inicial dos pode levar uma semana.

Como Funciona?

As empresas interessadas em realizar eventos de Leilão Reverso podem contratar o serviço completo ou apenas a plataforma eletrônica na qual o Mercado Eletrônico realiza as atividades de preparação, condução e pós evento.

Com uma interface amigável, o Leilão Reverso opera com o princípio básico de receber ofertas e redirecionar informações aos fornecedores, que são estimulados por diversas estratégias a realizar novos lances até que um deles atinja as expectativas do comprador.

Preparação

A empresa contratante do serviço disponibilizará um mapa comparativo das cotações realizadas com os fornecedores de sua preferência. A equipe do Mercado Eletrônico então fará uma análise desse mapa e sugerirá ao comprador o melhor tipo e estratégia de Leilão a ser empregado.

Sendo aprovada a proposta, o Leilão será configurado e o Mercado Eletrônico entrará em contato com os participantes para agendar o treinamento e garantir que todos estejam aptos a utilizarem a ferramenta e efetuarem de maneira assertiva os lances.

Durante o evento

As negociações, em média, duram de 20 minutos a 1 hora, passíveis de prorrogação se por ventura um lance for dado nos minutos finais do processo, e assim consecutivamente, até que o menor preço possível seja aplicado.

Durante o evento diferentes indicadores configuráveis via plataforma são empregados, informações sobre ranking enumerando a posição de cada fornecedor e mensagens como: “você é o melhor preço” ou “você não é o melhor preço”, são atribuídas ao processo, bem como semafóricos com cores, também indicando a posição de casa um, todos com o objetivo de estimular novos lances, apresentando-se como ponto chave do Leilão, que obtém ótimos resultados por estimular o instinto de competição entre os participantes.

Recursos extras

Além das funcionalidades de ranking, outras opções também são disponibilizadas para que os fornecedores possam visualizar suas posições durante o Leilão e decidirem se darão novos lances. Indicadores configuráveis como a abertura de valores objetivos, estipulados pelo comprador que necessita ter uma determinada redução de custo para a aquisição de um produto ou serviço, também poderão ser inseridos no sistema de maneira que os fornecedores não o vejam, mas estejam cientes de suas posições através de uma visão semafórica. Estes indicadores informarão se o fornecedor conseguiu atingir, ou não, o valor objetivo.

É valido lembrar que esse serviço não é aberto ao mercado, e somente participarão dos Leilões os fornecedores previamente indicados pelos compradores.

Milhares de Leilões Reversos realizados

O Mercado Eletrônico já realizou mais de 8 mil Leilões Reversos em diversos países, nos quais observou-se descontos da ordem de 33%, em média, durante as negociações. Em alguns eventos no Brasil, esse percentual chegou a atingir uma economia de até 58%.  Somente nos últimos 10 anos, calcula-se uma redução de custos de R$ 1,8 bilhão aos clientes dos Leilões do Mercado Eletrônico.