Leilão reverso: negociação eletrônica rápida e eficaz

Certamente, você já ouviu a expressão “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três” em algum filme ou série de TV. Mas você sabia que é possível utilizar a técnica de leilão no ambiente corporativo, a fim de otimizar o processo de negociação e conseguir uma boa economia?

No mercado, uma das premissas básicas do setor de compras de qualquer empresa é realizar cotações com diversos fornecedores para chegar na melhor relação custo-benefício, antes de fechar o negócio. Este processo é, geralmente, muito trabalhoso e lento, pois requer longas negociações. Nesse contexto, uma opção interessante é o leilão reverso.

Como o próprio nome diz, a atividade é o oposto do leilão direto ou tradicional, ou seja, vence o fornecedor que efetuar o lance com o menor preço durante um período pré-estabelecido que, em geral, pode durar de 20 minutos a 1 hora. Ele ocorre em uma plataforma online, na qual os fornecedores acessam uma sala virtual para ofertarem seus lances. O comprador acompanha os lances, consultando um painel online e atualizado em tempo real.

O leilão reverso é recomendado para compras de alto valor e que tenham um bom número de fornecedores. Quanto mais competição houver entre os participantes, melhor será o resultado.

Sobre as vantagens de escolher essa opção, a principal é, sem sombra de dúvidas, a economia, mas existem outros pontos positivos que devem ser levados em consideração, como estratégia de uso do leilão reverso. Abaixo, confira cada uma delas:

Redução de custos operacionais

Além da redução do custo do produto ou serviço negociado, a negociação por leilão reverso é mais barata para a corporação. O tempo dispendido pelos compradores em uma negociação complexa se transforma em minutos em uma ferramenta de leilão reverso.

Lead time e eficiência de negociação

As diferenças no tempo das negociações são grandes, uma vez que os processos convencionais levam dias para serem finalizados. Já no leilão reverso, todos os participantes, tanto compradores quanto fornecedores, se reúnem em um único momento. O tempo médio gasto em cada sessão varia entre 20 minutos a 1 hora. E é importante lembrar que quanto mais tempo um comprador tiver, mais estratégico ele será para a corporação.

Negociação transparente

Preocupação recorrente na área de compras, a transparência e licitude processuais nunca estiveram tão em voga. Sabendo que essa é uma tarefa complexa, no leilão reverso é possível contar com uma ferramenta que registrará todos os lances, bem como toda a comunicação efetuada durante o evento.

O sistema dispõe as informações necessárias ao comprador, que ao final da negociação receberá um relatório descritivo e auditável de todo o processo. Essa transparência também é essencial ao fornecedor, que terá total segurança para realizar novos lances.

Localização Geográfica

Pelo simples fato de o leilão reverso ser realizado via internet, os fornecedores conseguem participar, independentemente de suas localizações geográficas. Isso amplia as possibilidades de fornecimento, inclusive para outros países. Dessa forma, é importante que a plataforma ofereça suporte a diversos idiomas e trabalhe com moedas variadas.

* Escrito por Alexandre Moreno, diretor de serviços no Mercado Eletrônico

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado B2B. 😊