selecao-de-fornecedores

Por ter uma relação direta com a lucratividade e a imagem dos negócios, o tema seleção de fornecedores deve ser encarado como sendo de extrema importância para as organizações.

Na animação Procurando Nemo, o personagem Nemo pergunta para Dory:

—  Como você sabe que não vai acontecer nada ruim?

E a Dory responde:

—  Eu não sei.

Se Dory fosse uma compradora e a pergunta do Nemo fosse relacionada a fornecedores, isso significaria que a empresa da Dory está correndo sérios riscos de ter perdas financeiras.

A área de compras que seleciona bons fornecedores impulsiona o crescimento do negócio, aumenta as chances de inovação e melhora sua rentabilidade e lucratividade.

Sem a seleção dos melhores fornecedores, a maioria das iniciativas destinadas a aumentar a capacidade de inovação de uma organização está fadada ao fracasso.

Além disso, fornecedores problemáticos podem gerar riscos à imagem da marca, atrasos nas entregas, valores fora da realidade do mercado, matérias-primas inadequadas, entre outros obstáculos.

Para ajudar os profissionais de compras na missão de escolher os melhores fornecedores, selecionamos as principais dicas sobre o assunto:

Continue a leitura!

Seleção de fornecedores: como selecionar os melhores parceiros

1. Faça uma pesquisa de mercado

A seleção de fornecedores deve começar antes mesmo do profissional de compras bater à porta dos possíveis parceiros. Por isso, a pesquisa de mercado é fundamental nesse processo.

Antes de seguir com a contração, procure o máximo de informações possíveis. Para ter assertividade, evite contratar um fornecedor apenas pelo preço, pois isso não garante a melhor escolha.

No entanto, é fundamental avaliar os preços praticados pelos fornecedores, afinal, o equilíbrio financeiro é uma das coisas que ajudam a garantir o crescimento saudável do negócio.

Na hora da escolha, coloque tudo na balança: preço competitivo, qualidade do produto ou serviço, reputação no mercado e os resultados que podem ser alcançados com a nova parceria.

Avalie também os métodos de trabalho e fornecimento, e entenda se tem sinergia com o seu negócio.

2. Verifique a credibilidade do fornecedor

Uma ação essencial antes da seleção de fornecedores é a verificação da credibilidade da empresa. Essa etapa diminui os riscos relacionados aos parceiros, previne imprevistos e atrasos.

Converse com outras organizações que já comercializam com o fornecedor escolhido, entenda o histórico de transações, se há riscos financeiros, legais, de compliance ou reputacionais.

Fuja da atitude da Dory! Não conhecer os riscos relacionados aos seus parceiros é muito arriscado, pois é o nome da sua empresa que está em jogo!

Nessa situação, solicite o contato dos clientes e, caso alguma empresa consultada tenha rescindido o contrato, esclareça os motivos. Aproveite a oportunidade para conhecer os pontos fortes e fracos deste fornecedor.

Sua empresa também pode optar por transacionar com companhias que já tenham um certo tempo de atuação no mercado, aumentando assim a credibilidade.

Peça ainda os dados de contato do fornecedor para conferir o suporte fornecido e como funcionam os canais de comunicação. Tudo isso faz a diferença na rotina dos compradores.

Outra medida importante é verificar a qualidade dos produtos e serviços comercializados.

Solicite ao fornecedor que ele encaminhe amostras para serem analisadas e, na conversa com clientes, é possível perguntar sobre esse quesito e verificar se os produtos entregues correspondem às amostras enviadas.

3. Avalie a transparência do fornecedor

A melhor forma de gerenciar os riscos na cadeia de fornecimento é ter uma relação com fornecedores baseada na transparência e confiança.

Em função disso, questione os processos atuais do fornecedor, quais problemas já tiveram no passado e como eles foram corrigidos.

Lembre-se de que compradores e fornecedores devem trabalhar em conjunto para viabilizar uma negociação com preço justo e prazo de entrega adequado.

Conheça também a capacidade do fornecedor em atender ao aumento de demandas e a pedidos com urgência. Desse modo, não corre o risco de parar a operação da sua empresa.

4. Confira se os prazos e as entregas são cumpridos

Na hora da negociação com fornecedores, é importante deixar claro as necessidades do seu negócio e as expectativas com a nova parceria.

Questione se o parceiro está apto a cumprir os prazos e as entregas esperados. O ideal é que o contrato com fornecedor contemple essas questões.

Quando as definições de prazo e entrega não são bem estabelecidas no contrato, sua empresa está sujeita às condições dos fornecedores.

Não se esqueça de esclarecer sobre a importância da flexibilidade do atendimento do fornecedor, caso seja necessário, por exemplo, aumentar a demanda em um determinado período.

5. Contrate fornecedores com objetivos alinhados aos seus

O fornecedor é um elo importante na cadeia de abastecimento, e que está diretamente relacionado à sua empresa.

Por isso, trabalhe com parceiros que tenham objetivos e valores alinhados aos da sua companhia.

Esta é uma maneira de garantir reconhecimento dos clientes e melhorar a imagem da marca.

Se a empresa tem uma diferença positiva em relação aos concorrentes, todo empreendedor vai querer reforçar essa ideia.

Agregue mais valor ao seu negócio estabelecendo parceria comerciais com fornecedores que tenham princípios similares.

6. Não dependa de um único fornecedor

Você quer ter um bom fornecedor e estabelecer um relacionamento de confiança. No entanto, por mais que ele seja confiável, imprevistos e problemas sempre podem ocorrer. Por essa razão, as compras não devem focar 100% em apenas uma empresa fornecedora.

Ter um plano B evita problemas, caso o fornecedor interrompa o contrato inesperadamente ou não consiga entregar o produto no prazo estipulado.

A sua empresa tem o compromisso com seus próprios clientes, que também exigem que suas compras sejam entregues na data definida.

A seleção de fornecedores leva em conta uma série de aspectos, que envolvem prazo, entrega, qualidade, relacionamento, entre outros.

As dicas deixadas aqui vão ajudar você a contratar bons fornecedores e diminuir consideravelmente problemas futuros relacionados a eles.

Por fim, uma frase clássica do filme Procurando Nemo, para inspirar você na carreira desafiadora de compras:

Continue a nadar!

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