Um dos grandes desafios da área de Compras é assegurar que a empresa faça boa gestão de seus contratos. Se os itens não forem bem administrados, podem afetar a rentabilidade dos negócios e gerar prejuízos para toda a organização.
Infelizmente, ainda não é possível dar adeus às burocracias contratuais do dia a dia corporativo, mas a plataforma CLM (Contract Lifecycle Management) do Mercado Eletrônico oferece, de forma simples e centralizada, a gestão completa de todos os contratos com governança, agilidade e o principal: redução de custos.
A solução permite, em um único ambiente, o acompanhamento dos acordos realizados com fornecedores, parceiros, clientes ou colaboradores, a fim de reduzir riscos, controlar prazos e conquistar mais agilidade em todos os processos que envolvem contratos.
Assinatura Digital: performance e sustentabilidade
A Assinatura Digital possibilita que os usuários assinem os documentos em ambiente web e acompanhem o andamento das assinaturas em tempo real. Esta novidade chegou para facilitar e agilizar o processo de assinatura de contratos, com garantia de validade jurídica.
As empresas também conquistam economia, pois eliminam a necessidade de impressão, de armazenamento físico dos documentos assinados e de contratação de serviços de transporte para deslocar o documento até todos os envolvidos. Além disso, usam o tempo em atividades mais estratégicas ao negócio.
Como funciona a assinatura digital?
Passo 1
O usuário responsável anexa o documento na plataforma CLM do Mercado Eletrônico e determina quem são os assinantes.
Passo 2
Todos os profissionais requisitados recebem uma notificação por e-mail com um link que direciona para a assinatura eletrônica.
Passo 3
O sistema do Mercado Eletrônico está integrado com as mais reconhecidas plataformas de assinatura digital. Ao finalizar a verificação e a assinatura do contrato, o usuário pode acompanhar o andamento das assinaturas até o final do processo.
Principais práticas da solução de CLM (Contract Lifecycle Management)
- Assegurar que as obrigações contratuais, tanto do fornecedor quanto do cliente, sejam atendidas.
- Ajudar a eliminar situações de possíveis violações contratuais.
- Melhorar a aderência aos objetivos do contrato.
- Fornecer uma trilha de auditoria bem documentada.
- Garantir resultados mais favoráveis ao contrato.
- Melhorar a qualidade do serviço com foco no cliente.
- Alcançar valor para o controle financeiro.
- Diminuir o nível de risco.
- Tornar claro os papéis e responsabilidades do gestor do contrato, contratados e usuários finais.
- Conseguir identificar problemas e resolvê-los antes que os resultados sejam prejudicados.
- Fornecer avaliação em relação ao desempenho do contrato, bem como identificar alterações ou variações
Para conhecer mais sobre a solução CLM, clique aqui.
E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado B2B. ?