O ano de 2022 foi um marco na retomada das atividades presenciais, principalmente com o retorno da agenda de importantes eventos do setor de compras.

Além de promover o ME B2B Summit 2022, no formato 100%  presencial, o Mercado Eletrônico participou do Fórum de Compras & Sourcing, Fórum Comprar e Maratona Supply Chain.

Convidamos especialistas das empresas Terreos, Hidrovias do Brasil e Vibra Energia, para compartilhar como estão conquistando cada vez mais protagonismo nos negócios, principalmente por meio da transformação digital, das novas tecnologias e da gestão de fornecedores.

E com foco em ajudar compradores profissionais, este ano, nossa equipe produziu centenas de conteúdos inéditos, que atingiram mais de 350 mil acessos no blog ME, chegando a registrar 2.261 acessos em um único dia.

A seguir, selecionamos os 5 posts que fizeram mais sucesso no blog ME em 2022:

1. Profissional de compras: uma carreira para o futuro

Com cerca de 80 mil acessos, o post mais lido do blog ME é o “Profissional de compras: uma carreira para o futuro”.

Neste post, contamos por que a carreira de comprador está entre as mais promissoras do ano.

Também trouxemos dicas sobre como ingressar na área de compras e quais as principais habilidades para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido entre os profissionais.

Além disso, explicamos quais são as principais atividades desempenhadas pelos compradores, os principais desafios enfrentados na área, as tendências para crescer na profissão e como considerar a tecnologia como grande aliada do dia a dia de compras.

Leia o post completo aqui!

2. Como o e-Procurement automatiza a gestão de compras B2B

O segundo post mais lido em 2022 no blog ME tem mais de 53 mil visualizações e explica como o e-Procurement automatiza a gestão de compras B2B.

O e-Procurement é uma solução de gestão de compras, que automatiza os processos operacionais, da requisição ao pagamento, e libera os profissionais de compras para desempenharem atividades estratégicas, com foco no resultado do negócio.

Com o e-Procurement, o departamento de compras conquista economia, agilidade, governança e colaboração. A solução também fornece dados e informações em tempo real, para as melhores tomadas de decisões.

Como cada R$ 1 economizado em compras significa R$ 1 de lucro, a ferramenta colabora para elevar a área de compras à posição de protagonismo dentro das empresas.

Acesse aqui o post completo!

3. 10 competências que todo comprador de sucesso precisa ter

A cada dia que passa, a carreira em compras se torna mais desafiadora, principalmente por ser uma área muito dinâmica, que exige dos profissionais rapidez na adaptação às mudanças.

Por isso, para ter sucesso como comprador, todo profissional precisa buscar conhecimentos diversos, que vão além da busca por economia e negociação com fornecedores.

Neste post do blog ME, com mais de 38 mil visualizações, selecionamos as 10 competências mais valorizadas pelo profissional que atua em compras B2B.

Entre as competências mais procuradas pelo mercado, estão: conhecimento de strategic sourcing, sustentabilidade, decisões baseadas em dados e habilidades comportamentais.

Leia o texto completo aqui!

4. Lead time em compras: o que é e qual a sua importância

O conhecimento do lead time em compras contribui para compreender melhor sobre todas as etapas que um produto percorre até ser entregue ao cliente.

A adoção dessa metodologia torna a cadeia de suprimentos mais enxuta e produtiva, com redução de aprovisionamento e prazo de entrega para o cliente.

No post “Lead time em compras: o que é e qual sua importância” explicamos a importância do lead time e quais fatores mais influenciam nas etapas de compras.

Além disso, ajudamos a esclarecer também como calcular o lead time e ter a tecnologia como aliada dos processos.

Veja aqui o post no blog ME!

5. Sustentabilidade: mais que uma tendência, uma ferramenta de inovação

Com mais de 33 mil visualizações, o 5º post mais acessado no blog ME traz a sustentabilidade não só como tendência, mas como uma ferramenta importante para a inovação do departamento de compras.

A sustentabilidade corporativa e a inovação formam um elo importante para as empresas conquistarem competitividade e crescimento no mercado.

A adoção práticas mais sustentáveis tem sido fundamental para as organizações sobreviverem e prosperarem no futuro.

Confira o post completo aqui.

Acima, destacamos os 5 posts mais lidos no blog ME em 2022. Quer ficar por dentro das nossas publicações e ser notificado em primeira mão?

Informe aqui o seu e-mail e receba a nossa newsletter semanal.

Até à próxima! 😉