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Strategic sourcing é uma metodologia de “compras estratégicas”, que ajuda a transformar a área de suprimentos em um departamento importante para o equilíbrio financeiro das empresas. Em outras palavras, o conceito mostra que as organizações não devem ter apenas como objetivo o custo baixo das aquisições – caminho que perdurou por muitos anos – e sim as consequências da aquisição de cada produto e um relacionamento estratégico com fornecedores.

Há outros aspectos a serem considerados para que as aquisições sejam, de fato, rentáveis e lucrativas. Os modelos de strategic sourcing buscam criar valor e gerar vantagem competitiva, por meio da escolha e seleção dos melhores parceiros de negócios. Para isso, consideram diversos fatores nas negociações, como fornecedores, preço, lead time, qualidade, entre outros, a fim de conquistar parcerias duradouras e que propiciem o crescimento dos negócios.

O que é strategic sourcing?

O conceito de strategic sourcing começou a ser usado a partir dos anos 90 e é uma metodologia que faz a análise completa do custo total de aquisição (TCO – Total Cost of Ownership) dos produtos e serviços adquiridos por uma determinada empresa. A evolução do conceito ao longo dos anos trouxe diferentes formas e etapas de implementação.

Nos dias atuais, o processo de compras estratégicas é mais amplo e reconhece que o relacionamento com fornecedores e o aproveitamento de oportunidades são fundamentais para uma gestão de compras de sucesso.

Por meio da metodologia, os compradores analisam os custos externos, internos, financeiros e de logística, a fim de maximizar o custo-benefício de cada aquisição, a qualidade, a agilidade dos processos operacionais e o desempenho da cadeia produtiva como um todo.

A seguir, conheça as principais etapas do strategic sourcing:

Desenvolvimento da estratégia de compras

Se antes a área de compras tinha como missão apenas adquirir produtos e serviços, com a metodologia de strategic sourcing a estratégia de compras envolve toda a cadeia de suprimentos: produtividade, qualidade, preço, pontualidade, armazenagem, entre outros. A definição dos KPIs de compras também é um procedimento que ajuda a medir o desempenho da área.

Análise do mercado e tendências de compras

Ficar por dentro do mercado e acompanhar o histórico das aquisições ajudam a prever as oportunidades sazonais e ter mais assertividade nas tomadas de decisão. Um dos KPIs de compras relacionados é o de evolução de preço, que mede as oscilações que os valores sofreram, em um determinado período, durante o processo de aquisição.

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Gestão e relacionamento com fornecedores

Controlar e gerenciar desafios relacionados a fornecedores, por exemplo, cumprimento de regras tributárias, fiscais e trabalhistas, são etapas essenciais para minimizar riscos na cadeia de suprimentos. Além disso, o relacionamento com fornecedores, dentro do strategic sourcing, é feito de maneira colaborativa, transparente e sustentável.

 

Neste post, vimos que o strategic sourcing, um dos métodos entre tantos outros disponíveis no mercado, é muito mais do que comprar e negociar produtos e serviços.

Também mostramos aqui que um processo de sourcing estratégico é a forma ideal para encontrar os melhores parceiros e, portanto, conquistar savings e, consequentemente, mais resultados para a sua empresa.

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