A digitalização da área de compras vem transformando os negócios entre empresas. Na maioria das vezes, a adoção de soluções digitais começa aos poucos e de forma escalável, para que todos consigam aproveitar os benefícios das ferramentas: compradores, fornecedores, terceiros e colaboradores de outras áreas.

Para falar sobre o assunto, convidamos Julio Abrahao, executivo de Compras da Vibra Energia (antiga BR Distribuidora), uma das maiores empresas de energia do país e cliente ME, para o Fórum de Compras e Sourcing RJ. O evento foi promovido pela Live University, no dia 11 de maio, no formato híbrido: presencial no Rio de Janeiro e com transmissão ao vivo para inscritos.

Com a palestra “Categorização de compras e gestão de fornecedores: o papel da digitalização na eficiência dos processos“, Julio Abrahao mostrou o processo de transformação digital do departamento durante a transição – de estatal para privatizada, em 2020 – e as principais conquistas com as soluções do Mercado Eletrônico.

Confira!

Transformação digital dos processos de compras

Para o plano de otimização dos processos de compras, a Vibra Energia contratou a plataforma de Procure-to-Pay do Mercado Eletrônico. A solução substituiu diversas outras ferramentas que eram utilizadas por compradores da empresa e que prejudicavam a produtividade da equipe.

Os antigos processos manuais e descentralizados de compras da Vibra, agora, estão reunidos na solução do ME com integração para o ERP, o que tem resultado em mais agilidade, organização das categorias e processos, aumento de savings e eficiência dos compradores.

“Agora, nosso departamento é responsável por 100% das compras da empresa. Em pouco tempo, aumentamos o número de requisições e estamos considerando novos fornecedores no Marketplace do ME. Além disso, reduzimos o prazo médio de compra, de 41 dias para 28”, comenta Julio Abrahao

Novas conquistas relacionadas à gestão de fornecedores

Para se alinhar às práticas do mercado, incluindo as de ESG, a Vibra Energia fez mudanças relacionadas à gestão de fornecedores, o que permitiu a conquista de mais agilidade em todos os seus processos de compras, além de grande avanço nas questões de transparência e compliance.

Agora, todos os procedimentos de gestão de fornecedores da Vibra são realizados com a ajuda da solução de SRM (Supplier Relationship Management) do ME. As principais práticas da solução de SRM são: registro, homologação, avaliação, gestão de terceiros e inspeção.

“A partir da mudança e implementação da ferramenta, conseguimos verificar se o fornecedor está apto ou não a atender às nossas demandas. Analisamos os aspectos legais, econômicos, sustentáveis e de integridade, para garantir que temos parcerias confiáveis”, acrescenta Julio Abrahao.

Mudança de mindset e desenvolvimento do time

A mudança de mindset dos compradores foi um dos principais desafios enfrentados durante a transição do departamento. Já falamos aqui no Blog sobre a importância da capacitação e cultura da empresa no processo de transformação digital.

Hoje, a equipe de compras da Vibra Energia atua com mais inteligência e troca contínua de conhecimentos entre os compradores.

“A mudança de mentalidade do time é um grande desafio. Para a transição da Vibra, realizamos diversos treinamentos e, durante esse processo, percebemos a motivação da equipe. Em compras, o aprendizado é diário. Mudamos de tiradores de pedidos para provedores de soluções”, finaliza.

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Até a próxima! 😉