A rotina do comprador que ainda não automatizou compras é de apagar incêndios o tempo todo. Além da falta de controle e do estresse diário, manter muitos processos operacionais acaba tirando o foco do que é realmente estratégico para o seu negócio. Para lidar com esse cenário, o profissional de compras necessita de tecnologias que facilitem sua atuação, trazendo eficiência e produtividade.

Para falar sobre o assunto, convidamos João Francisco Toqueti, BSC and Procurement Executive Manager na Tereos, uma das maiores produtoras de açúcar e derivados no país e cliente ME, para o Fórum Nacional de Compras. O evento foi promovido pela Minder, no dia 29 de agosto, no formato híbrido: presencial em São Paulo e com transmissão ao vivo para inscritos.

Com a palestra “Transformação de suprimentos: de bombeiros da rotina para estrategistas digitais”, João Toqueti mostrou a jornada da Tereos para conquistar inteligência de negócios, maiores savings, governança, desenvolvimento de fornecedores e melhores decisões para a companhia.

Uso do e-Procurement transforma a rotina dos compradores da Tereos

No evento, João Toqueti destacou a tecnologia como grande aliada da equipe de compras da empresa. Além da economia de tempo, as soluções têm dado mais autonomia aos colaboradores, para que eles possam participar efetivamente das decisões e inovações.

Entre as mais recentes estratégias na área, está a implementação da solução de e-Procurement do Mercado Eletrônico. Durante a palestra, João Toqueti mostrou alguns dos resultados já conquistados pela Tereos nos últimos 3 meses, desde o go live da ferramenta de e-Procurement (Procure-to-Pay):

  • + de 10 mil pedidos de compras
  • 97% da base de contratos com fornecedores
  • 76 novos contratos gerados no ME
  • 27 novos fornecedores
  • + de 1 mil cotações

Além disso, os principais benefícios destacados desde à implementação do e-Procurement foram:

  • Mais segurança as operações de compra
  • Processos sustentáveis, gerando governança e compliance
  • Agilidade no envio de cotações e pedidos
  • Facilidade de gerenciamento de indicadores (KPIs)
  • Visibilidade do processo de pagamento e recebimento
  • Utilização do e-Marketplace para desenvolvimento de novos fornecedores

Tereos destaca o acesso à nova base de fornecimento

O gerenciamento de fornecedores é um dos temas mais importantes para a Tereos. João Toqueti destacou que o ME tem permitido o acesso a uma nova base de fornecimento e negociações mais favoráveis. Em um prazo de apenas 3 meses, a empresa já fechou negócio com 27 novos parceiros.

“Estamos na primeira fase do projeto com o Mercado Eletrônico e já conseguimos ter acesso à uma nova base de fornecedores. Agora, podemos buscar novos parceiros, novos relacionamentos, novos negócios e novos resultados”, disse João Toqueti.

Quer saber mais sobre a solução de Procure-to-Pay do Mercado Eletrônico? Peça aqui uma demonstração gratuita e personalizada com os nossos especialistas.

Inscreva-se também na newsletter do ME para receber as novidades no seu e-mail. Basta cadastrá-lo aqui.

Até a próxima! 😉