A integração entre as áreas de supply chain e marketing é fundamental para que a empresa esteja mais próxima de atender e satisfazer a necessidade do cliente, peça-chave para o crescimento do negócio.

É por meio dessa importante relação que ambos os departamentos devem permanecer alinhados aos objetivos da organização e trabalhar juntos para que o negócio prospere continuamente.

Neste post, entenda por que a parceria entre as áreas de supply chain e marketing é estratégica para o sucesso de uma empresa.

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Supply chain e marketing devem caminhar juntos rumo ao sucesso do negócio

O desafio da área de marketing na disputa pelo espaço no mercado concorrido e pela preferência do consumidor apenas faz sentido se a empresa puder garantir que o produto ou serviço esteja disponível para ser adquirido.

Caso contrário, a frustação e o desencantamento podem ser irreversíveis. A falta de capacidade produtiva para atender à demanda pode impactar negativamente a reputação da empresa e, consequentemente, seus resultados.

Nesse sentido, a área de compras deve encarar a gestão da cadeia produtiva como fator estratégico e buscar caminhos para garantir a máxima disponibilidade dos produtos.

Já o departamento de marketing precisa acompanhar todos os processos de suprimentos, antes de lançar um produto ou serviço no mercado.

É por meio desse diálogo entre marketing e supply chain que a empresa diminui riscos operacionais, financeiros e de imagem. Nesse sentido, comunicação e colaboração são essenciais para garantir sinergia entre ambas as áreas.

Os maiores desafios para supply chain e marketing em 2022

Neste ano, líderes de supply chain e marketing devem se relacionar como nunca antes para enfrentar alguns dos possíveis problemas que podem afetar a cadeia de suprimentos e impactar negativamente a experiência do cliente:

  • Escassez e aumento de preços: a escassez de matéria-prima tende a persistir em 2022 e continuar afetando os preços dos produtos. Em cenários incertos no supply chain, é necessário se adaptar rapidamente, ter resiliência e encontrar formas de diminuir os impactos.
  • Crises: na pandemia de covid-19, a imposição do confinamento e o aumento da demanda desafiaram as cadeias de suprimentos no mundo todo. Atualmente, a crise entre Rússia e Ucrânia está impactando o supply chain, levando as empresas a adotar um novo modelo de fornecimento, com foco local e menos global.
  • Transporte e logística: seja por falta de caminhoneiros ou atrasos nos portos, os problemas para transportar e entregar as mercadorias elevam a necessidade de profissionais de marketing se prepararem para gerenciar o impacto reputacional das empresas.
  • Mudanças climáticas: os problemas causados pelas mudanças climáticas atingem cada vez mais as cadeias de suprimentos. E nenhuma empresa está imune a desastres naturais e a eventos climáticos extremos. Por isso, tanto supply chain quanto marketing têm o desafio de se atentar a esse fato e repensar suas estratégias.

O impacto reputacional das interrupções no supply chain

Uma pesquisa feita pelo jornal The Economist, em 2020, com participação de 400 líderes de supply chain, mostrou que o impacto na reputação das empresas é a pior consequência de uma interrupção da cadeia de suprimentos.

Quase um terço (30%) dos entrevistados da pesquisa relataram um aumento nas reclamações dos consumidores, o que aumenta o desafio das empresas em garantir a melhor experiência do cliente.

Os executivos também afirmaram que esperam um aumento significativo no nível de colaboração entre supply chain, marketing e vendas nos próximos anos.

Daqui para frente, uma conexão mais forte entre estas áreas não apenas atenderá melhor à demanda, mas também reforçará a fidelidade à marca, o que vai permitir que as empresas enfrentem problemas com mais resiliência e cresçam de forma sustentável.

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