A tecnologia e a sociedade se moldam uma à outra. Essa é uma tese defendida por diversos pesquisadores, entre eles, o professor alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial. Por isso, da mesma forma que a Quarta Revolução Industrial tem transformado os modelos de negócios, este movimento também exige novas habilidades dos líderes do futuro.
Competências comuns, como delegar tarefas, inspirar pessoas e ter boa comunicação, características da gestão tradicional, ainda são necessárias, mas um líder 4.0 precisa adotar métodos que promovam um ambiente onde cada colaborador possa se desenvolver. Para isso, deverá ter inteligência emocional, senso crítico, flexibilidade e, sobretudo, resiliência.
Esse conjunto de habilidades é essencial para alinhar a transformação digital com a valorização dos colaboradores, que representam o principal capital de uma empresa, afinal, uma organização é feita de pessoas, processos e produtos. E tudo deve funcionar de forma orgânica, sendo o fator humano o principal responsável pelo sucesso.
A liderança 4.0
O termo líder 4.0 define um conjunto de habilidades sociais e técnicas que gestores precisam desenvolver para liderar o trabalho de suas equipes.
Entre os principais objetivos desse modelo de liderança, está a mudança na mentalidade dos colaboradores e de suas rotinas, principalmente, agregando o uso de novas tecnologias para aprimorar o dia a dia de trabalho. Em compras, não é diferente.
O objetivo é fazer com que os recursos digitais, como soluções Procure-to-Pay, possam simplificar processos do setor e torná-los mais eficientes, de forma a criar um ambiente de trabalho onde os compradores possam investir sua energia em atividades que tragam resultados e competitividade aos negócios da empresa.
O líder 4.0 tem ciência de que o trabalho de sua equipe precisa sair do campo operacional e migrar para o campo estratégico.
Tecnologias x Empresas
A mudança no gerenciamento de pessoas também passa pela transformação dos processos dentro de cada empresa. No Brasil, de forma geral, muitas organizações ainda precisam passar por um processo de digitalização.
A pandemia de Covid-19 mostrou, também, que é cada vez mais necessário acelerar essa evolução para permitir a continuidade de diversas atividades, mesmo diante de uma situação adversa e imprevisível. Vimos, na prática, que as empresas mais evoluídas tecnologicamente saíram na frente e se diferenciaram no mercado.
Na verdade, as empresas que não enxergarem a necessidade de investir em tecnologia, correm grande risco de desaparecerem. A transformação digital é um caminho sem volta, que foi potencializado com a crise vivida por muitas empresas durante a pandemia.
Habilidades de um líder 4.0
Diversas habilidades compõem o conjunto de capacidades que um líder precisa ter. Veja, a seguir, algumas consideradas fundamentais:
1. Foco nas pessoas
Um líder 4.0 precisa atuar para manter uma boa relação entre os membros de sua equipe e, para isso, ele precisa saber lidar com os diferentes perfis de pessoas. Também precisa promover um ambiente onde essa diversidade seja praticada como um diferencial, que agregue diferentes visões e habilidades à equipe como um todo.
2. Transparência nas ações e boa comunicação
Na liderança 4.0, para alcançar resultados, é preciso deixar bem claro para todos os colaboradores quais são os objetivos estratégicos da empresa e quais as metas da área e de cada colaborador. Esse processo ajudará a criar uma relação de confiança entre quem lidera e quem é liderado, pois todos estarão alinhados e cientes de sua importância.
Além disso, dar feedbacks constantes sobre o desempenho de cada um contribui para o líder 4.0 aprimorar habilidades e manter o time motivado em busca dos objetivos e metas. É importante que esse diálogo seja franco, e que os líderes também estejam abertos a receber feedbacks.
3. Buscar inovações
Os novos líderes precisam estar atentos às inovações que surgem no mercado, que possam aumentar a produtividade de sua equipe, assim como tornar os processos da área mais inteligente. Ao fazer isso, o líder incentivará os colaboradores a buscar novas técnicas necessárias para otimizar seu trabalho e gerar mais resultado.
4. Desenvolvimento de pessoas
Como o fator humano é o principal responsável pelo sucesso de uma empresa, estimular o desenvolvimento das pessoas é essencial. Para isso, um líder deve promover ações, como treinamentos, palestras, cursos, workshops, além de incentivar a busca pelo autoconhecimento. E o ambiente digital favorece o acesso à plataformas de aperfeiçoamento profissional.
Nesse sentido, cada colaborador deve conhecer seus próprios pontos fortes e fracos, e o líder pode contribuir para potencializar ainda mais as habilidades, por meio de um plano de desenvolvimento individual, que contribua para a evolução nas atividades e na carreira.
As relações de trabalho costumam caminhar bem quando cada um tem em mente a sua importância para o crescimento do negócio e se mantem motivado, conquistas estas fundamentais de um líder 4.0.
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