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A tecnologia e a sociedade moldam-se uma à outra. Essa é uma tese defendida por diversos investigadores, entre eles o professor alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Económico Mundial. Por isso, da mesma forma que a Quarta Revolução Industrial tem transformado os modelos de negócios, este movimento também exige novas competências dos líderes do futuro.

Competências comuns, como delegar tarefas, inspirar pessoas e ter boa comunicação, caraterísticas da gestão tradicional, ainda são necessárias, mas um líder 4.0 precisa de adotar métodos que promovam um ambiente onde cada colaborador se possa desenvolver. Para isso, deverá ter inteligência emocional, sentido crítico, flexibilidade e, sobretudo, resiliência.

Este conjunto de competências é essencial para alinhar a transformação digital com a valorização dos colaboradores, que representam o principal capital de uma empresa, afinal, uma organização é feita de pessoas, processos e produtos. E tudo deve funcionar de forma orgânica, sendo o fator humano o principal responsável pelo sucesso.

A liderança 4.0

O termo líder 4.0 define um conjunto de competências sociais e técnicas que os gestores precisam de desenvolver para liderar o trabalho das suas equipas.

Entre os principais objetivos desse modelo de liderança está a mudança na mentalidade dos colaboradores e nas suas rotinas, principalmente, agregando o uso de novas tecnologias para melhorar o dia a dia de trabalho. Em compras, não é diferente.

O objetivo é fazer com que os recursos digitais, como soluções Procure-to-Pay, possam simplificar processos do setor e torná-los mais eficientes, de forma a criar um ambiente de trabalho onde os profissionais de compras possam investir a sua energia em atividades que tragam resultados e competitividade aos negócios da empresa.

O líder 4.0 está ciente de que o trabalho da sua equipa precisa de sair do campo operacional e migrar para o campo estratégico.

Tecnologias x Empresas

A mudança na gestão de pessoas também passa pela transformação dos processos dentro de cada empresa. Em Portugal, de forma geral, muitas organizações ainda precisam de passar por um processo de digitalização.

A pandemia de Covid-19 mostrou, também, que é cada vez mais necessário acelerar essa evolução para permitir a continuidade de diversas atividades, mesmo diante de uma situação adversa e imprevisível. Vimos, na prática, que as empresas mais evoluídas tecnologicamente partiram em vantagem e diferenciaram-se no mercado.

Na verdade, as empresas que não entenderem a necessidade de investir em tecnologia correm grande risco de desaparecer. A transformação digital é um caminho sem volta, que foi potenciado pela crise vivida por muitas empresas durante a pandemia.

Competências de um líder 4.0

O conjunto de capacidades que um líder precisa de ter é complexo. Veja, a seguir, algumas consideradas fundamentais:

1. Foco nas pessoas

Um líder 4.0 precisa de agir para manter uma boa relação entre os membros da sua equipa e, para isso, precisa de saber lidar com os diferentes perfis de pessoas. Também precisa de promover um ambiente onde essa diversidade seja praticada como um ponto diferenciadores, que agregue diferentes visões e competências à equipa como um todo.

2. Transparência nas ações e boa comunicação

Na liderança 4.0, para alcançar resultados, é preciso deixar bem claro para todos os colaboradores quais são os objetivos estratégicos da empresa e quais as metas de cada departamento e de cada colaborador. Esse processo ajudará a criar uma relação de confiança entre quem lidera e quem é liderado, pois todos estarão alinhados e cientes da sua importância.

Além disso, dar feedbacks constantes sobre o desempenho de cada um contribui para o líder 4.0 aprimorar competências e manter a equipa motivada para os objetivos e metas. É importante que esse diálogo seja franco e que os líderes também estejam abertos a receber feedbacks.

3. Procurar inovações

Os novos líderes precisam de estar atentos às inovações que surgem no mercado, que possam aumentar a produtividade da sua equipa, assim como tornar os processos da área mais inteligentes. Ao fazer isso, o líder incentivará os colaboradores a procurar novas técnicas necessárias para otimizar o seu trabalho e gerar mais resultados.

4. Desenvolvimento de pessoas

Como o fator humano é o principal responsável pelo sucesso de uma empresa, estimular o desenvolvimento das pessoas é essencial. Para isso, um líder deve promover ações, como formações, palestras, cursos, workshops, além de incentivar a busca pelo autoconhecimento. E o ambiente digital favorece o acesso a plataformas de aperfeiçoamento profissional.

Neste sentido, cada colaborador deve conhecer os seus próprios pontos fortes e fracos e o líder pode contribuir para potencializar ainda mais as competências, através de um plano de desenvolvimento individual que contribua para a evolução nas atividades e na carreira.

As relações de trabalho costumam estar num bom caminho quando cada um tem em mente a sua importância para o crescimento do negócio e se mantém motivado, conquistas estas fundamentais de um líder 4.0.

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