Ainda que de maneira tímida, o trabalho remoto já era tendência no mundo antes mesmo da crise. Com a chegada da pandemia de covid-19, o home office acelerou e muitas empresas tiveram que se adaptar às pressas à nova realidade.

Para muitos, a casa se tornou escritório de um dia para o outro. E, entre tantos desafios do trabalho à distância, manter os colaboradores engajados e comprometidos tem sido um dos maiores deles.

No post de hoje, vamos mostrar algumas dicas para engajar os times de compras nesse novo modelo e manter operações de sucesso, mesmo sem o contato físico diário.

Confira!

Home Office: uma possibilidade de aumentar a produtividade

O home office tem sido percebido pela maioria como uma possibilidade de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho. É o que mostra uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) sobre a percepção de gestores durante a pandemia: 64% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com o teletrabalho e 94% afirmaram que estão comprometidos com as empresas.

Isso ajuda a mostrar que o caminho que estamos percorrendo é positivo. Quando há sinergia, a distância física é um mero detalhe. Hoje, ferramentas oferecem um ambiente interativo e ajudam a manter os colaboradores mais próximos uns dos outros, como as redes sociais corporativas, Workplace e Slack, ou grupo de chats, no Teams e Skype.

Plataformas online ajudam a gerenciar os processos de compras à distância

No universo de compras, a tecnologia vem sendo uma forte aliada há um tempo. Porém, com as restrições impostas pela pandemia, ela se tornou ainda mais essencial. Além de questões relacionadas à colaboração, compliance, economia e produtividade, ela ajuda a conectar compradores com fornecedores e a manter as operações de ambos os lados da cadeia em funcionamento.

Por meio de uma solução de Marketplace, por exemplo, compradores podem encontrar fornecimento de produtos variados, utilizando apenas uma conexão à internet.

Já o e-Procurement, automatiza os processos de compras e permite que os compradores façam o gerenciamento de qualquer lugar, momento e dispositivo.

O CLM ajuda a fazer a gestão de todo o ciclo de vida dos contratos e a promover a assinatura digital, que possibilita que os usuários assinem documentos em ambiente web e acompanhem o status das assinaturas em tempo real.

E a Gestão de Fornecedores a gerenciar e inspecionar os parceiros de negócios mesmo à distância, o que é fundamental em um mundo cheio de ameaças e imprevisibilidades.

 

Mas além da tecnologia, que é fundamental nesses novos tempos, selecionamos 3 dicas que são possíveis caminhos para manter o engajamento dos profissionais de compras no trabalho à distância:

 

1. Comunicar para engajar

Esclarecer onde a organização quer chegar e quais são as prioridades do negócio são os primeiros passos para direcionar a atuação dos colaboradores. É aí que a comunicação entra com um papel extremamente importante na estratégia das empresas.

O alinhamento de informações não só direciona as equipes nas execuções das tarefas, como também reforça a cultura organizacional. Mas como adotar uma comunicação efetiva no home office? As reuniões semanais objetivas de alinhamento de tarefas, individuais e coletivas, podem contribuir para o engajamento dos colaboradores.

 

2. Rotina com foco nos resultados

No home office, a jornada de trabalho ganhou um pouco mais de flexibilidade, permitindo que as pessoas iniciem as suas tarefas e realizem as suas pausas nos horários em que elas preferem, dentro do que é permitido, claro.

Por isso, empresas que adotam um modelo de trabalho com foco nos resultados e permitem que a rotina seja adaptada à realidade de cada colaborador, têm mais chances de manter ou melhorar a produtividade e a qualidade.

 

3. Feedbacks contínuos

A cultura e a prática dos feedbacks já são consideradas essenciais para que os colaboradores se desenvolvam e cresçam dentro das empresas. Um feedback assertivo e empático incentiva e impulsiona para os resultados.

Com a ausência dos encontros nos corredores ou durante os cafés no escritório, as conversas diárias entre gestores, colaboradores e colegas da equipe diminuíram. Por isso, o bate-papo contínuo, mesmo que online, é fundamental para aproximar os colaboradores das metas a serem atingidas.

 

Acima, vimos algumas das alternativas para manter — ou até aumentar — o engajamento das equipes de compras no trabalho remoto. Os aprendizados do home office serão para sempre e todas as dicas são bem-vindas para melhorar o sucesso das operações.

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