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Acertar na escolha dos fornecedores é fundamental para potencializar os resultados do negócio. Isso é um desafio e tanto para as empresas, principalmente quando o tipo de compra é direta, ou seja, tem relação com o produto ou serviço comercializado.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, o comprador precisa considerar alguns critérios no momento da negociação, para ser assertivo na escolha dos novos fornecedores.

O preço, apesar de ser um fator muito relevante na gestão de compras, é apenas um dos requisitos a serem considerados na hora de selecionar fornecedores.

Para evitar problemas, é necessário priorizar parceiros que estão alinhados aos objetivos da empresa e comprometidos com qualidade e prazo.

Nesse contexto, as empresas que querem manter uma boa reputação e elevar sua vantagem competitiva devem se atentar ao comprometimento dos fornecedores com questões ambientais, sociais e de governança (ESG), pois estão cobrando iniciativas e ações ligadas a esses aspectos.

Neste artigo, confira dicas para não errar na escolha dos seus fornecedores e potencializar seus resultados.

7 dicas para não errar na escolha de fornecedores

1. Objetivos alinhados

Escolher fornecedores com objetivos alinhados aos da sua empresa é o primeiro passo para conquistas relações confiáveis duradouras.

Nesse sentido, a colaboração entre comprador e fornecedor, com uma comunicação ágil e transparente, é benéfica para o fortalecimento de ambos.

Por exemplo, se a sua empresa tem como valor a sustentabilidade, pode ter a reputação afetada caso compre de um fornecedor cujo negócio não contribui para mitigar o efeito estufa.

2. Qualidade dos produtos ou serviços

De nada adianta negociar um bom preço com o fornecedor se a qualidade do produto ou serviço que ele oferece está comprometida.

É difícil ter 100% de garantia que um produto ou serviço é de excelente qualidade, portanto, se possível, faça testes e avaliações com calma e conte com a ajuda de profissionais especializados.

Assim, é necessário priorizar a qualidade do produto para não trazer prejuízos significativos à empresa, comprometer lucros e até parar a sua linha de produção e a própria continuidade do negócio.

3. Reputação do fornecedor

Um dos erros mais cometidos na hora de selecionar um fornecedor é não pesquisar sobre ele com profundidade. Isso pode colocar em risco a reputação da sua empresa.

Busque entender melhor a trajetória do seu futuro parceiro. Pesquise se a empresa cumpre obrigações legais, fiscais e as regulamentações técnicas, entre outras avaliações importantes.

Antes de firmar uma parceria, ouça as empresas que já foram atendidas pelo fornecedor. O tempo de atuação no mercado também deve ser considerado.

4. Negocie para obter savings

A negociação com fornecedores é uma etapa significativa para conquistar mais savings (economia em compras) e, consequentemente, aumentar os lucros.

Por essa razão, pesquise os preços praticados no mercado, faça comparações e mostre ao fornecedor o quanto sua empresa está disposta a buscar as melhores negociações.

Antes de tomar qualquer decisão, revise seu orçamento, defina metas e identifique oportunidades de redução de custo das aquisições.

5. Especifique o que você precisa

É comum um pedido de cotação chegar a um fornecedor sem conter a descrição completa e detalhada da necessidade do cliente, o que prorroga ainda mais o processo de compras.

Para tornar uma negociação com fornecedor ágil e fácil, descreva os detalhes do produto que deseja adquirir, quais são os prazos que precisa e formas de pagamento praticadas.

Com informações precisas e definidas, é possível saber se o fornecedor tem capacidade para atender às suas necessidades e, assim, a parceria comercial atenderá expectativas mais realistas.

6. Conte com mais de um fornecedor

Imprevistos, falhas, enganos e erros podem acontecer em qualquer negócio. Por isso, tenha um plano B para o fornecimento de produtos e serviços que a sua empresa necessita.

Por mais que o fornecedor atual garanta atendimento e não tenha histórico de problemas, é importante ter acesso a outros parceiros que possam atender sua empresa de forma similar.

Além disso, contar com mais fornecedores pode ajudar sua empresa em um aumento repentino de demanda, por exemplo, sem deixar clientes esperando por muito tempo.

7. Valorize a comunicação entre as empresas

A comunicação é uma via de mão dupla. Para alcançar melhores resultados, comprador e fornecedor precisam estar dispostos a se comunicar de forma clara, objetiva e simples.

Sendo assim, centralizar as informações em um só lugar, de fácil acesso a todos os envolvidos, pode facilitar e muito a rotina de quem compra e quem vende.

Hoje, há diferentes plataformas voltadas para a contratação, avaliação e homologação de fornecedores, como a solução de SRM (Supplier Relationship Management) do Mercado Eletrônico. Certamente, ela pode se adequar às necessidades do negócio.

Nesse conteúdo, você viu dicas para otimizar a escolha de fornecedores na sua empresa e como isso pode te ajudar a ter melhores resultados no seu negócio.

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