A migração dos processos de supply chain para o cloud computing é uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas. Essa movimentação ficou ainda mais evidente com a expansão do trabalho remoto nos últimos anos.Os benefícios da nuvem para a cadeia de suprimentos são inúmeros – você encontrará os mais importantes neste artigo – e têm ajudado as companhias nas respostas rápidas às mudanças do mercado.

Para se ter uma ideia do crescimento que vem pela frente, as soluções de gerenciamento de supply chain baseadas em nuvem devem ultrapassar $ 11 bilhões, até 2023, de acordo com estimativa da P&S Research, consultoria de inteligência de mercado.

Continue a leitura!

Por que adotar o cloud computing para o supply chain?

O aumento da competitividade e produtividade é o principal motivo pelo qual as empresas estão migrando suas operações de compras para a nuvem.

Com uma solução cloud, compradores têm acesso às informações de diferentes lugares e dispositivos, o que contribui para colocar qualquer empresa à frente de seus concorrentes. Outro fator muito relevante é a automatização dos processos.

Mas além dos aspectos relacionados aos negócios, existe um ponto extra: a adoção do cloud computing para o supply chain contribui para frear o aquecimento global. Afinal, a otimização de infraestruturas de TI pode reduzir cerca de 1 bilhão de toneladas de CO2 até 2024, segundo estudo da International Data Corporation (IDC).

Ou seja, mais uma maneira de fortalecer as ações de ESG na área de suprimentos e atrair investidores interessados em negócios sustentáveis.

Benefícios do cloud computing para o supply chain

1. Aumenta a agilidade

Para se tornar uma empresa competitiva, é preciso ter agilidade.

Ter uma solução em nuvem para os processos de compras corporativas vai permitir que as decisões importantes sejam tomadas com base em informações e análises, e, consequentemente, de forma mais ágil.

Por isso, é extremamente importante reconhecer que a transformação digital é uma grande aliada.

2. Facilita a integração e colaboração

O trabalho compartilhado e colaborativo é essencial para tornar a área de compras mais produtiva e estratégica.

A facilidade em compartilhar informações e integrar pessoas, equipes e empresas é um dos principais benefícios do cloud computing para o supply chain.

3. Permite maior escalabilidade

O termo “escalabilidade” está relacionado à capacidade de uma empresa em atender ao aumento das demandas, sem perder a qualidade.

A adoção da nuvem na gestão de compras B2B garante mais escalabilidade (uma infraestrutura mais escalável), porque os recursos são facilmente adaptáveis aos diferentes cenários.

Uma cadeia de suprimentos escalonável integra pessoas, processos e tecnologia, o que é fundamental para ganhar agilidade e competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico.

4. Aumenta a visibilidade das informações

O aumento da visibilidade é significativo ao optar por uma solução de cloud computing, já que os dados são atualizados em tempo real.

Esse fator também impacta positivamente na transparência das informações, o que favorece o compliance, a colaboração de todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos e o gerenciamento de riscos na gestão de compras B2B.

Além disso, ter rápido acesso a dados e KPIs são essenciais para tomadas de decisão e insights mais assertivos.

5. Automatiza processos de compras e elimina custos desnecessários

Com a adoção de uma solução em nuvem, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, é possível digitalizar os processos e eliminar os custos gerados por processos manuais e descentralizados.

A automatização do ciclo de compras libera as equipes para trabalhar de forma inteligente, com estratégias de curto e longo prazo, o que, além da redução de gastos desnecessários, aumenta a força competitiva das empresas.

Aqui no blog, temos um post sobre como o e-Procurement automatiza a gestão de compras.

6. Diminui os riscos financeiros

Além de aumentar consideravelmente a produtividade das empresas, as soluções em nuvem ajudam a evitar perdas financeiras em compras B2B.

Isso porque, ao adotar uma ferramenta SaaS ou PaaS, a velocidade e a disponibilidade dos serviços impactam positivamente na economia das organizações.

7. Torna a empresa mais sustentável

Com a adoção de soluções em nuvem é possível aumentar a economia de recursos: impressões e papéis se tornam raríssimos, por exemplo.

Há também o aumento da eficiência energética, já que as organizações não precisam investir em complexas infraestruturas de TI.

Juntas, todas essas ações contribuem para reduzir os gases de efeito estufa e seus impactos negativos no clima e no meio ambiente.

Gostou deste conteúdo? 😃

Compartilhe com seus colegas de trabalho!

Você pode receber nossas novidades direto no seu e-mail, toda semana. Basta se cadastrar aqui!