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A cada ano que passa, as empresas buscam novas formas de atrair clientes. Ao mesmo tempo, quem terceiriza serviços também procura maneiras de encontrar os melhores fornecedores, que ofereçam trabalho de qualidade e confiança. Para os dois casos, o mercado digital é realidade para alcançar resultados rápidos e assertivos.

 

Marketplace x e-Commerce

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O marketplace é uma ferramenta otimizadora bastante utilizada em economias desenvolvidas, como a dos Estados Unidos, por exemplo. Nos países emergentes e subdesenvolvidos, ainda é uma tecnologia jovem e pouco aproveitada.

Na sociedade em que vivemos é essencial estar presente no ambiente digital, principalmente no caso dos vendedores. Apesar disso, montar um e-commerce nem sempre é vantajoso, pois exige um investimento alto e bastante tempo na manutenção e divulgação do site.

Uma alternativa é fazer parte de um marketplace B2B (Business to Business), como o Marketplace ME, por exemplo.

 

5 benefícios de fazer parte de um Marketplace B2B

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Segurança

Aderir a um e-commerce que possui Selo de Verificação de Fornecedores, um item importante para os dois lados da cadeia (compradores e fornecedores).

Quem compra pode verificar o status das empresas ativas no marketplace e escolher com mais segurança novas fontes de fornecimento para os seus processos. Quem vende adquire credibilidade na plataforma e aumenta as chances de fechar bons negócios.

 

Simplificação de processos

A busca por clientes e fornecedores não é fácil. Exige uma pesquisa de mercado ampla, comparação de preços, definição de critérios de seleção, entre outros processos. Além disso, a complexidade de vendas B2B é maior do que a B2C (Business to Consumer) devido a aspectos ambientais, financeiros, compliance, que são considerados em uma transação comercial.

Quando uma empresa está negociando com a outra, muitos setores e pessoas acabam se envolvendo no processo de qualificação e homologação de um parceiro. Com o marketplace, o cliente tem maior facilidade de encontrar fontes de fornecimento mais aptas e as negociações ficam mais simples e seguras.

 

Exposição

O marketplace funciona como uma vitrine. Por isso, estar presente em uma plataforma aumenta as chances de um cliente encontrar a sua empresa e conhecer seus produtos e serviços.

É importante que o fornecedor mantenha seu cadastro sempre atualizado para ser facilmente encontrado na busca.

 

Controle e Gerenciamento

Plataformas que possuem a funcionalidade cotação pública permitem que as empresas fornecedoras recebam notificações de oportunidades geradas pelos compradores e optem por participar dos processos de cotação, gerando mais chances de aumentar as vendas.

O marketplace possibilita ainda fazer a gestão dos processos e analisar a performance por meio de gráficos de cotações, pedidos e faturamento.

 

Networking

Ao se colocar em um ambiente digital com outras milhares de empresas cadastradas, você acaba tendo contato com pessoas e organizações que você nunca teria a chance de conhecer.

Estreitar relacionamentos e entender como funcionam as ofertas e estratégias de seus concorrentes pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Se você estava na dúvida, se deveria ou não fazer parte de um marketplace B2B, esperamos que esses 5 benefícios tenham ajudado você a decidir o melhor caminho para aumentar suas vendas em 2020.

*Artigo por Fabrizio Tassitano, diretor de produtos do Mercado Eletrônico.

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Veja o artigo também nos portais Channel 360, Inforchannel e PropMark.

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