Você sabia que o segundo principal fator de risco, de acordo com uma pesquisa realizada pelo GVcelog com gestores brasileiros, é a relação com os fornecedores?

Mais de um terço dos entrevistados relataram que já tiveram problemas significativos com sua cadeia de fornecedores nos últimos meses. O que não é surpreendente, devido à dificuldade em fazer esse tipo de gestão.

Por outro lado, um levantamento feito pela empresa de consultoria norte-americana, Future Purchasing Consulting, demonstrou que as companhias que adotam programas de gestão de fornecedores geram, em média, um valor adicional de 23% em sua renda.

Incrível, não é mesmo?

Não é de hoje que as tecnologias vêm suportando as atividades empresariais e otimizando os processos nas companhias.

Nesta postagem, você vai descobrir como algumas práticas da gestão de fornecedores podem facilitar a rotina de sua empresa. Confira!

5 práticas que comprovam que a Gestão de Fornecedores facilita o dia a dia das empresas:

1 – Cadastro de Fornecedores

Este processo permite a interação entre o comprador, fornecedor e bases externas, como a Receita Federal e o Sintegra. Por sua vez, estas integrações facilitam garantir a acuracidade das informações.

É no cadastro que verificamos se a empresa está legalmente constituída junto aos órgãos públicos competentes.

2 – Homologação de Fornecedores

Na Homologação são verificados aspectos fiscais, trabalhistas, financeiros, técnicos operacionais, ambientais, além do atendimento às normas internas dos compradores para promover a adequação aos objetivos e diretrizes da organização.

3 – Avaliação de Fornecedores

Ao longo do período de fornecimento, a performance do fornecedor pode ser avaliada por meio de questionários respondidos pelos requisitantes, gestores de serviços e pelos próprios fornecedores.

Todas as respostas são convertidas em notas que permitem a criação de um ranking, dos melhores para os piores.

4 – Gestão de Terceiros

Esta prática automatiza e simplifica o processo de gerenciamento e controle de informações de companhias e colaboradores terceirizados. Isso ajuda a reduzir os riscos da corresponsabilidade trabalhista.

Neste processo, o responsável pelo contrato disponibiliza o ambiente à empresa contratada, que irá cadastrar todos os terceiros alocados no cliente, passando a enviar regularmente as informações trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho.

5 – Inspeção

A prática de Inspeção permite configurar diversos processos relacionados às visitas técnicas, que auxiliam no controle e na consolidação das informações geradas durante as auditorias.

O responsável pela inspeção inclui no sistema todos os dados relativos às visitas, permitindo que gestores e o próprio fornecedor, quando for o caso, acompanhem os resultados. Essas atividades podem ser executadas internamente ou delegadas para empresas especializadas, mantendo as informações centralizadas em um único sistema.

E aí, ficou convencido da importância de fazer a Gestão de Fornecedores? Saiba que o Mercado Eletrônico tem uma solução que cabe no seu bolso.

Caso tenha interesse em conhecer melhor, preencha o formulário e entre em contato com um de nossos especialistas.