Quais impactos positivos e negativos sua cadeia de suprimentos geram no meio ambiente e na sociedade? São por meio dessas e outras perguntas que o seu departamento pode iniciar o planejamento de ações voltadas para o ESG em compras – sigla para meio ambiente, social e governança –, que hoje é uma questão de sobrevivência para as empresas.

Para trazer insights sobre o assunto, convidamos Adriana Nunes, líder de ESG em Supply Chain para América Latina na EY, e Marcelo Pereira, especialista em Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico, para o episódio especial sobre sustentabilidade em compras no ME Cast.

Entre alguns dados levantados pelos participantes durante o bate-papo, está a porcentagem de custo das empresas com seus fornecedores, que é cerca de 70%. Esse número expressivo afirma que não dá para separar os negócios entre empresas da jornada sustentável das companhias.

Neste post do blog ME, selecionamos os principais insights do bate-papo entre Adriana e Marcelo, especialistas nos assuntos sobre ESG em compras e gestão de fornecedores.

Aproveite a leitura! 🌱

  1. Sustentabilidade e ESG: qual a diferença?

O conceito de sustentabilidade é mais amplo e está relacionado a um princípio que, de acordo com a ONU, deve assegurar que as próximas gerações tenham qualidade de vida no futuro.  Já o ESG, sigla para Environmental, Social e Governance, está relacionado às práticas empresariais e de investimentos.

  1. Sustentabilidade e ESG como valores estratégicos da empresa

As iniciativas de ESG precisam fazer parte de uma jornada, não apenas de processos isolados, principalmente na cadeia de suprimentos e no dia a dia dos compradores. Por essa razão, é fundamental que a sustentabilidade seja reconhecida como um valor, não como um problema.

  1. Governança e compliance são conceitos complementares

Governança e compliance não são a mesma coisa, mas ambos são importantes para o ESG em compras.  O conceito de governança corporativa é mais amplo e está relacionado aos princípios (política), já o compliance está mais voltado ao cumprimento de normas, regras e leis (processo).

  1. ESG em compras: por onde começar?

À medida em que temas, como crise climática, diversidade, inclusão e direitos humanos se tornam mais evidentes, é preciso considerar esses aspectos nas estratégias de compras. Um bom começo é buscar o entendimento sobre os impactos de sua operação no meio em que atua, por meio da materialidade, que ajuda a elencar os temas de maior relevância para o público da empresa: colaboradores, clientes, investidores, comunidade etc.

  1. ESG não é apenas para grandes empresas

Sustentabilidade é uma agenda de todos nós: empresas, governos e cidadãos. Portanto, é equivocado acreditar que somente as grandes companhias são as únicas responsáveis pelas por cadeias de suprimentos responsáveis. Ao escolher fornecedores mais conscientes, seja para compras diretas ou indiretas, pequenas e médias empresas também podem contribuir com as questões ambientais, sociais e de governança.

  1. Jornada sustentável é transversal à estratégia de compras

Em sustentabilidade, não se faz nada sozinho. Todas as áreas da empresa precisam considerar as práticas sustentáveis nas suas atividades cotidianas e nos seus projetos. Para alcançar bons resultados em ESG e inovar em compras, também é interessante que a área incentive a participação de outros departamentos. Por exemplo, a área de vendas, que têm contato direto com clientes e pode fornecedor feedbacks importantes.

  1. Fornecedores locais e o retorno do backshoring

Crises mais recentes, como covid, bloqueios na China e a invasão da Rússia na Ucrânia, impactaram as cadeias de suprimentos e economias no mundo todo. No supply chain, as crises impulsionaram a adoção de estratégia de backshoring, que é buscar cada vez mais investir em operação e fornecedores locais, para reduzir os riscos de desabastecimento. Esse movimento também incentiva o desenvolvimento de fornecedores locais, que é uma ação ligada ao ESG.

  1. Questões sociais se tornam cada vez mais relevantes

Mais que uma tendência, a preocupação com as questões sociais tende a aumentar nos próximos anos. Uma das medidas mais importantes para conquistar o ESG em compras é a gestão de fornecedores.  Em outras palavras, significa escolher parceiros que têm boas práticas ambientais, trabalhistas, fiscais, além de considerar as questões relacionadas à diversidade.

  1. Economia circular já é realidade em muitas empresas

Diferente da economia linear, que extrai, produz e descarta, na economia circular, “lixo” vira negócio, ou seja, o desperdício é praticamente zero. Em compras, existem muitas possibilidades de se aplicar o conceito de economia circular, como optar por matérias-primas que estendem o ciclo de vida dos produtos e viabilizar a reciclagem de resíduos.

  1. A importância da tecnologia para o ESG em compras

Por ajudar a otimizar e a controlar os negócios entre empresas, a tecnologia é grande aliada do ESG em compras e dos compradores. As soluções para gestão de compras aumenta a colaboração entre compradores e fornecedores e torna as transações mais transparentes. Além disso, o uso de ferramentas digitais libera os profissionais para direcionar os esforços para os pilares mais estratégicos da companhia, como a agenda ESG.

Gostou deste conteúdo? Então, você também pode se interessar pelos nossos materiais gratuitos sobre Procurement sustentável. 🌱

Até à próxima! 😉