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O setor de compras desempenha um papel importante nos negócios de uma empresa. Por isso, para atuar de maneira estratégica, os profissionais que pretendem trabalhar na área precisam entender os conceitos mais simples, como a diferença entre compras diretas e indiretas, além de como funciona o ciclo de compras corporativas.

No post de hoje, vamos explicar a diferença entre cada uma delas, as etapas que fazem parte do processo e alguns insights sobre a importância da automação. Confira!

Compras diretas x compras indiretas

A compra direta refere-se às aquisições relacionadas à atividade principal de uma empresa. Por exemplo, uma indústria de cosméticos precisa de embalagens para depositar suas fórmulas, de etiquetas adesivas para os rótulos dos produtos, entre outras matérias-primas relacionadas ao processo de produção.

Já a compra indireta é voltada para a operação da empresa, ou seja, não tem relação com o produto ou serviço que ela vende. São exemplos de compras indiretas: computadores para funcionários, viagens corporativas, serviços de limpeza e manutenção para os escritórios.

Por representarem uma pequena parcela do total de custos da área, as compras indiretas não costumam ter a mesma relevância que as compras diretas, o que é um erro. Isso porque as compras indiretas também podem gerar altos custos para as empresas, caso não façam parte de uma estratégia inteligente.

 

O processo de compras entre empresas

Diferentemente da compra B2C, a compra B2B costuma levar mais tempo para ser concluída por diversos fatores, como a minuciosa escolha dos fornecedores – se as propostas estão no orçamento, se atendem aos requisitos legais – e pelo fato de envolver múltiplos decisores da empresa.

A seguir, veja quais são as etapas de um processo de compras corporativas:

 

Etapas do fluxo de compras B2B

1. Requisição de compra

Na maioria das empresas, antes de enviar uma solicitação de compras ao setor responsável, o requisitante precisa aprovar a solicitação com o seu gestor.

Para otimizar o tempo da compra, a requisição deve conter, de forma detalhada, as especificações do produto ou serviço que o solicitante quer comprar ou contratar.

 

2. Seleção de fornecedores

Após ter a requisição de compras aprovada, o profissional comprador deverá buscar os melhores fornecedores para atender ao pedido de compras. Mais que atender a um pedido, um fornecedor pode se tornar um grande parceiro estratégico da empresa.

Nesta fase, para evitar danos à imagem da empresa, além de considerar preço e qualidade, o comprador pode avaliar se os possíveis fornecedores estão regulares, ou seja, sem qualquer pendência fiscal, trabalhista e tributária.

 

3. Cotação de preço

Assim que os possíveis fornecedores forem pré-selecionados, o comprador deverá entrar enviar a solicitação de cotação de preço.

É nesta fase que os fornecedores informam valores, prazos de entrega e formas de pagamento da compra.

 

4. Análise de propostas

O preço é importante na análise das propostas para dar seguimento à negociação com os possíveis fornecedores, mas outros requisitos devem ser verificados.

As especificações correspondem com a solicitação? O fornecedor consegue atender no prazo ideal? São informações como essas que também devem ser avaliadas.

 

5. Negociação com fornecedores

A negociação com fornecedores é uma das etapas mais estratégicas no fluxo de compras. Nesta etapa, é possível conquistar savings, o indicador de economia em compras.

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6. Fechamento de compra

O fechamento da compra é a última etapa do fluxo antes da sua efetivação, com a emissão do pedido de compra.

A ordem de compra é emitida pelo comprador para formalização do pedido para o fornecedor.

 

Por que automatizar o fluxo de compras?

Na lista acima, vimos as principais características de cada etapa do fluxo de compras corporativas.

A execução desse processo, quando realizada de forma operacional e descentralizada, pode tomar muito tempo dos profissionais e prejudicar os resultados das empresas.

A digitalização dos processos de compras já é realidade e pode transformar a rotina dos profissionais, dado que libera os compradores para atuarem com mais estratégica.

Ao optar por uma solução de e-Procurement, que automatiza todo o fluxo de compras, as etapas da área ficam registradas em um único lugar e podem ser acompanhadas em tempo real.

Além disso, a centralização das informações permite visão mais analítica de todo o processo de compras, para tomadas de decisão mais certeiras.

Explicamos, em um post do blog, como o e-Procurement automatiza a gestão de compras. Clique para ler.

Nossas soluções para a gestão de compras B2B ajudam as empresas a ter mais economia, agilidade, compliance e colaboração em todos os processos.

 

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