e-procurement, a solução para compras estratégicas

Comprar de forma inteligente é muito importante para uma empresa conquistar bons resultados. As compras são o início de uma cadeia que deságua no interesse e na satisfação do consumidor com um produto ou serviço. Por isso, o setor de compras deve ser bastante estratégico e estar bem estruturado.

Se antes tudo era burocrático e demorado, com a chegada da tecnologia, as compras hoje ficaram mais simples. Isso graças ao uso de soluções como o e-procurement.

Mesmo assim, muitos gestores ainda não têm conhecimento sobre as possibilidades oferecidas por esse tipo de solução. É o seu caso? Então descubra a seguir o que é o e-procurement e as suas vantagens.

O que é e-procurement?

E-procurement, também conhecido como fornecimento eletrônico, se refere à automação de todas as etapas necessárias para realização de compras do tipo B2B.

Esse processo acontece com a ajuda de recursos digitais, ao contrário do e-commerce, que permite apenas a compra e a venda em um endereço eletrônico, o e-procurement abrange desde a prospecção de fornecedores até o fechamento da compra em si.

O mais comum é usar os recursos do tipo e-sourcing, que permite a busca ativa dos fornecedores e a sua escolha. Soluções de e-learning, por sua vez, permitem a educação do cliente antes de fazer a compra, enquanto ERPs integram dados de diversas áreas.

Como ele impacta o setor de compras?

setor de compras de uma empresa é direta e positivamente afetado pelo uso dessa solução. Por muito tempo, as compras B2B eram realizadas de maneira estritamente manual e pouco estratégica.

Com o uso do e-procurement, a principal mudança diz respeito ao posicionamento estratégico. Automatizado, o setor passa a ser ainda mais importante para o negócio, o que implica em melhores resultados.

gestão de compras, naturalmente, também é facilitada com essa ferramenta. Trata-se de uma solução inteligente, que muda a forma como negociações e compras são realizadas.

Eventualmente, isso padroniza o ciclo de mercadorias e de compras, evitando que a empresa sofra com o desabastecimento, por exemplo.

Quais são seus principais benefícios?

As mudanças geradas no setor de compras B2B pelo e-procurement geram benefícios para todo o negócio. Com o uso bem planejado e com a seleção da ferramenta mais adequada, as principais vantagens incluem:

Redução dos custos

O e-procurement traz redução dos custos. Com o uso dessa ferramenta, cria-se uma saudável concorrência, em que fornecedores fazem suas ofertas e os compradores dão seus lances durante a negociação.

Em geral, isso beneficia a empresa que faz a compra e passa a dispor de mais possibilidades de compra. Com isso, gasta-se menos para aproveitar uma oferta de qualidade e que atende aos requisitos internos.

Por influenciar positivamente o ciclo de mercadorias, o e-procurement também gera redução de custos, pois evita a necessidade de fazer compras de urgência e com preços mais elevados.

Agilidade nos processos

A agilidade do processo está em tornar as compras automatizadas. A cotação de fornecedores, por exemplo, acontece de maneira praticamente instantânea, permitindo que a empresa compare orçamentos com muito menos esforço.

Também é possível definir limites para a negociação, de maneira que as oportunidades geradas sejam mais práticas em relação ao que se pretende com o negócio. Com o uso da solução adequada, todos esses dados ficam reunidos em um só lugar, diminuindo o tempo necessário entre as cotações.

E mais: os pedidos podem ser feitos diretamente pela plataforma, o que diminui o tempo necessário entre a escolha do fornecedor e a efetivação do processo.

Clareza e objetividade para a tomada de decisões

Escolher bons fornecedores é uma das tarefas mais importantes para a empresa. Para não errar, é necessário levar em consideração questões como qualidade, preço e condições de entrega.

Mas fazer esse tipo de escolha usando dados dispersos faz com que se percam boas oportunidades. Com o e-procurement, há mais visibilidade sobre as cotações de fornecedores, o que assegura a melhor escolha.

Além disso, a solução conta com relatórios de desempenho, o que favorece as compras em si, como também dá uma visão mais completa sobre os gastos de cada área.

Melhor atendimento ao cliente

No geral, o e-procurement otimiza toda a logística do negócio. Ao evitar o desabastecimento, ele garante que a empresa consiga produzir de maneira adequada em todos os períodos.

Para o cliente, isso se traduz em um melhor atendimento. A partir da compra, o cliente precisa esperar menos tempo para que o item seja produzido ou separado e enviado. Isso reduz o tempo de entrega e ao mesmo tempo garante a qualidade do produto final.

Tudo isso colabora para que o cliente fique mais satisfeito com toda a experiência de compra.

Vantagem competitiva

Considerando que o processo de compra é um dos processos iniciais da cadeia de suprimentos, boa parte dos resultados do negócio depende dessa etapa. Torná-la melhor e mais eficiente colabora para que a empresa se destaque positivamente em relação às concorrentes.

Ao reduzir os custos, a empresa consegue investir em melhorias. E com um atendimento ao cliente mais personalizado e humanizado, há mais satisfação e retenção de consumidores. Tudo isso faz com que a negociação se diferencie em relação àqueles que ainda insistem em um processo tradicional e menos estratégico de compras.

Enfim, o e-procurement é uma solução de automação para a gestão de compras em uma empresa. Com ele é possível reduzir os custos, melhorar o atendimento ao cliente, ganhar mais clareza e objetividade para tomada de decisões estratégicas em curto e longo prazo, criar uma vantagem competitiva importante para o negócio, entre outros benefícios.

Ainda tem alguma dúvida de que o e-procurement é o futuro para o setor de compras?