Diante dos acontecimentos dos dois últimos anos, é possível prever o que vai acontecer no supply chain em 2022? A resposta é “sim”, a não ser que aconteça uma reviravolta.
Neste ano, as imprevisibilidades que assombraram o mundo dos negócios B2B em 2021, tendem a diminuir consideravelmente, principalmente pelos ensinamentos causados pela pandemia.
O avanço da vacinação no mundo, com cerca de 61,4% da população mundial com ao menos a primeira dose do imunizante, tem deixado o mercado menos apreensivo. Recentemente, a OMS declarou que a variante ômicron pode significar o fim da pandemia na Europa.
Cenário continuará desafiador para o supply chain em 2022
Para o supply chain, o cenário mais positivo, com a diminuição dos impactos da covid-19 e a retomada da atividade econômica, mesmo que lentamente, tornará a demanda mais previsível.
Porém, há uma grande preocupação relacionada à inflação, aumento da demanda e escassez de produtos, a nível global. Essas questões podem causar desequilíbrio nos mais diversos setores.
O congestionamento nos portos, a escassez de contêineres e os altos custos logísticos também podem impactar a retomada “normal” do supply chain em 2022.
Mas nada parecido com o que já vivemos anteriormente, com fábricas, portos e até cidades inteiras fechadas, interrompendo a maior parte dos fornecimentos.
Sob a perspectiva da inovação, dificilmente as empresas vão manter o ritmo de 2020 e 2021, de quando tiveram de enfrentar duras crises e paralizações.
A seguir, compartilhamos as 5 previsões mais importantes para o supply chain em 2022.
Confira!
1. Empresas estão mais preparadas para gerenciar e mitigar riscos
Durante o período pandêmico, muitas empresas buscaram diversas medidas para mitigar os impactos causados pelo coronavírus na cadeia de fornecimento, como a escassez de matéria-prima e de equipamentos de proteção individual no combate ao coronavírus.
Por isso, as organizações que buscaram alternativas rapidamente e que conseguiram engajar suas equipes de compras no trabalho à distância estão mais para preparadas para enfrentar os desafios do ano de 2022.
2. Inflação alta desafiará a resiliência das empresas
No mundo todo, o atual ambiente inflacionário coloca pressões de custos sobre as empresas, forçando remunerações mais competitivas para atrair e reter os talentos.
Além disso, para aumentar a competitividade e se diferenciar frente à concorrência, empresas precisarão investir cada vez mais em tecnologias e mudanças de processos. Na maioria das vezes, os gastos não são repassados integralmente aos clientes.
3. Uso da tecnologia para gestão de compras continuará crescendo
Em 2022, as empresas continuarão adotando soluções para ganhar mais agilidade e tornar a gestão da cadeia de suprimentos mais inteligente. Essa é a nova era do profissional de compras: que usa a tecnologia a favor da melhoria contínua do seu trabalho.
Além de fluxos mais rápidos e eficientes, a automatização de processos por meio de soluções resulta em ganhos relacionados à transparência, redução de custos, maior confiabilidade de dados e mais assertividade nas tomadas de decisão.
4. Agilidade é cada vez mais um fator determinante para o supply chain
Em um mercado tão competitivo e com mudanças constantes, é necessário se adaptar rapidamente aos cenários incertos e agir de forma estratégica. Para conquistar agilidade, a área de compras precisa buscar mais visibilidade e colaboração em todos os seus processos.
Quanto maior a visibilidade, maiores são as chances de encontrar respostas rápidas às mais diversas situações. Ter processos integrados e colaborativos com parceiros também são fundamentais para decisões mais ágeis e assertivas.
5. Equipe multidisciplinar e diversa aumenta as chances de inovação
Equipes multidisciplinares e diversas influenciam positivamente no desempenho em inovação das empresas. A integração entre pessoas de diferentes gerações, gêneros, raças/etnias e culturas enriquece o ambiente organizacional e melhora os resultados.
No supply chain, essa troca pode gerar soluções para os obstáculos que são enfrentados diariamente, já que o setor é muito dinâmico e vem evoluindo cada vez mais.
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Até a próxima! 😉