Avaliação da experiência do cliente B2B

A pandemia não só potencializou as vendas em marketplaces B2C, como também impulsionou os e-commerces B2B em todo país.

Com a transformação da cadeia de suprimentos, muitas companhias passaram a adquirir produtos e serviços por plataformas online, que automatizam o ciclo de compras e facilitam o processo de compras corporativas, como a e-Procurement do ME.

Uma pesquisa realizada pela E-consulting, consultoria que mede as previsões financeiras do varejo eletrônico, mostrou que, em 2019, as vendas online B2B movimentaram mais de R$ 2 trilhões no Brasil, e, desde o início da pandemia, esse mercado registrou crescimento de 62%.

No post de hoje, vamos mostrar que a experiência do cliente, aplicada no segmento business-to-consumer, também está sendo adotada amplamente no B2B, inclusive, no Mercado Eletrônico. Confira!

Experiência do Cliente B2B

O comportamento do consumidor B2B mudou. Agora, ele valoriza a experiência. E isso inclui toda sua jornada dentro da empresa, desde a abordagem comercial até o serviço de pós-venda.

Diante de todas as mudanças impostas pela crise e, consequentemente, o crescimento das compras e vendas on-line entre empresas, o Mercado Eletrônico focou na experiência dos usuários que usam as plataformas.

O ME acredita que o sucesso dos negócios B2B é inerente ao sucesso dos clientes. Por isso, “serviço fantástico”, um dos valores que já existia no Mercado Eletrônico, se transformou em “experiência fantástica”.

Mais do que nunca, o objetivo do Mercado Eletrônico é construir relacionamentos e jornadas personalizadas e contribuir para que os profissionais trabalhem de forma mais estratégica.

“As plataformas mobile e os dispositivos conectados a qualquer hora e em qualquer lugar transformaram as expectativas dos clientes. Eles esperam realizar suas atividades sem limites, e tudo de forma simples, intuitiva e com pouco esforço. Vamos trabalhar de forma muito integrada, sempre buscando entender suas necessidades para entregar algo além do esperado. A ideia é que todos participem do processo de evolução”, comenta a diretora de marketing do Mercado Eletrônico, Klyvian Flores.

Para o Mercado Eletrônico, mais importante do que oferecer uma plataforma ao mercado é proporcionar uma experiência completa para se tornar um parceiro de negócios confiável.

O relacionamento é uma parte indispensável para conquistar uma experiência fantástica, tendo em vista que o usuário espera ser ouvido e tratado com empatia pela companhia.

No ano de 2021, o maior projeto do Mercado Eletrônico está relacionado à inovação da oferta e à comunicação com os usuários, pensando em toda a jornada do cliente.

A experiência fantástica começa com os colaboradores

Listada como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil por 3 anos consecutivos, o Mercado Eletrônico possui uma marca muito forte: investir em seu time de colaboradores para promover um ambiente feliz e produtivo.

“Acreditamos que o nosso valor mais importante está traduzido na frase: pessoas em primeiro lugar. Pois, são elas que vão garantir a melhor experiência aos nossos clientes. Por isso, temos uma cultura muito alinhada com a nossa missão, visão e valores”, acrescenta Klyvian.

Outra mudança que a pandemia trouxe para todos foi a aproximação dos times do ME através da tecnologia. Todos os colaboradores estão em trabalho remoto e, mesmo assim, conseguem estar mais próximos dos clientes.

Gostou do conteúdo? Então, receba as novidades do Mercado Eletrônico em primeira mão no seu e-mail.

Acompanhe o ME também nas redes sociais: LinkedInInstagramFacebook e no canal do Youtube.