ME-supera-desafios-trabalho-remoto

A pandemia de covid-19 trouxe uma série de mudanças na vida das pessoas e das empresas. A gestão de recursos tem sido, sem dúvidas, uma das mais impactadas pela necessidade rápida de adaptação à nova realidade.

O escritório deu lugar ao home office, as reuniões passaram a ser feitas por chamadas de vídeo e os processos seletivos e as contratações começaram a ser feitas de forma 100% online.

E no RH do Mercado Eletrônico, não foi diferente: a transformação digital, que já está em nosso DNA, resultou em decisões mais precisas e maior possibilidade de expansão da diversidade.

No ano passado, o Mercado Eletrônico contratou um total de 131 profissionais, dos países Brasil, Portugal, México e Estados Unidos, e começou 2021 com novas oportunidades para diferentes áreas. Mesmo diante do cenário desafiador, a perspectiva é continuar crescendo.

 

Ambiente online fortalece a gestão de pessoas no ME

“Pessoas em primeiro lugar” é o valor que ocupa uma posição prioritária no Mercado Eletrônico. Em um momento tão delicado, o RH moveu esforços para que os colaboradores pudessem estar mais seguros em casa, priorizando o bem-estar de todos.

O RH também escutou o colaborador de maneira particular, para juntos buscarem alternativas de enfrentamento à crise. A intenção é que todos se sintam à vontade para falar sobre o que estão sentindo e juntos – RH e colaborador – encontrarem o melhor caminho.

Para Adriana Oliveira, diretora de Recursos Humanos do ME, a atuação remota é uma transformação positiva e tem contribuído para fortalecer os valores e a cultura da empresa.

“Temos tido o cuidado de olhar para todos os colaboradores e buscado entender a necessidade de cada um. No ME, o ambiente online, ao contrário do que se esperava, não só ajudou a aproximar as pessoas, como também impulsionou a inovação. Temos feito ações diversas, como lives com CEO e evento para os aniversariantes. Por aqui, gostamos muito da troca, de ouvir e de aprender com o outro”, avalia Adriana Oliveira, diretora de RH no ME.

 

ME contrata e efetiva estagiários em meio à pandemia

Somente em 2020, o ME contratou 26 estagiários e a maioria deles iniciou o percurso na empresa em home office. E o mais interessante deste novo cenário foram as novas efetivações, antes do fim do contrato de estágio.

Isso reforça o quanto o ME, mesmo de forma remota, tem identificado e reconhecido os talentos, com o trabalho conjunto de gestores e RH.

As colaboradoras do ME, Caroline Gomes e Bruna Poit, contaram um pouco sobre a experiência de iniciar o estágio remotamente e serem contratadas.

“Eu não tinha experiência na área Comercial e nem trabalhado remotamente. Pensei que seria complicado, mas aprendi tudo muito rápido, com o apoio do time e do gestor. Fui surpreendida com a notícia da contratação, ainda mais porque foi antes de completar um ano de estágio. Fiquei muito feliz! O ME é, de longe, a melhor empresa que já trabalhei”, diz Caroline Gomes, inside sales no ME.

 

“A proximidade da equipe me ajudou bastante no período de estágio remoto. No online, é mais fácil ter acesso às pessoas do que no presencial, então, rapidamente eu me aproximei de todos. Com o apoio da área, eu encarei os desafios e eu mesma me desafiei em muitos momentos. Eu me dediquei e, por esse motivo, estava confiante com a possível contratação”, conta Bruna Poit, técnica de Suporte no ME.

 

Pós-pandemia: as mudanças que chegaram para ficar

O mundo todo passou por mudanças em decorrência da crise do coronavírus, e o trabalho remoto surgiu como alternativa para as empresas manterem suas operações. Os impactos positivos do trabalho à distância estão relacionados, principalmente, ao enfrentamento das barreiras de comunicação – hoje, a maioria está online – e de localização – trabalhando de qualquer de lugar.

“O ser humano se transforma e se adapta muito rápido. A pandemia e a imposição do trabalho remoto para ajudar a proteger as pessoas trouxeram um amadurecimento que a gente não tinha. Foi por conta disso que conseguimos perceber todas as possibilidades do online, que dá para ser produtivo, ajudar as pessoas e se autoajudar. Dá para ser feliz no home office”, completa Adriana, diretora de Recursos Humanos no ME.

 

Em alta no país, o home office está surpreendendo as pessoas e derrubando conceitos. Certamente, essas transformações vão permanecer quando tudo estiver normalizado, não é mesmo? Daqui por diante, o mundo do trabalho nunca mais será o mesmo. Ainda bem!

Gosta dos nossos conteúdos e quer ficar por dentro das notícias do ME?

Assine nossa newsletter e siga o ME nas redes sociais: LinkedInInstagram e YouTube.