A pandemia não só potencializou as vendas em marketplaces B2C, como também impulsionou os e-commerces B2B em todo país.
Com a transformação da cadeia de suprimentos, muitas companhias passaram a adquirir produtos e serviços por plataformas online, que automatizam o ciclo de compras e facilitam o processo de compras corporativas, como a e-Procurement do ME.
Uma pesquisa realizada pela E-consulting, consultoria que mede as previsões financeiras do varejo eletrônico, mostrou que, em 2019, as vendas online B2B movimentaram mais de R$ 2 trilhões no Brasil, e, desde o início da pandemia, esse mercado registrou crescimento de 62%.
No post de hoje, vamos mostrar que a experiência do cliente, aplicada no segmento business-to-consumer, também está sendo adotada amplamente no B2B, inclusive, no Mercado Eletrônico. Confira!
Experiência do Cliente B2B
O comportamento do consumidor B2B mudou. Agora, ele valoriza a experiência. E isso inclui toda sua jornada dentro da empresa, desde a abordagem comercial até o serviço de pós-venda.
Diante de todas as mudanças impostas pela crise e, consequentemente, o crescimento das compras e vendas on-line entre empresas, o Mercado Eletrônico focou na experiência dos usuários que usam as plataformas.
O ME acredita que o sucesso dos negócios B2B é inerente ao sucesso dos clientes. Por isso, “serviço fantástico”, um dos valores que já existia no Mercado Eletrônico, se transformou em “experiência fantástica”.
Mais do que nunca, o objetivo do Mercado Eletrônico é construir relacionamentos e jornadas personalizadas e contribuir para que os profissionais trabalhem de forma mais estratégica.
“As plataformas mobile e os dispositivos conectados a qualquer hora e em qualquer lugar transformaram as expectativas dos clientes. Eles esperam realizar suas atividades sem limites, e tudo de forma simples, intuitiva e com pouco esforço. Vamos trabalhar de forma muito integrada, sempre buscando entender suas necessidades para entregar algo além do esperado. A ideia é que todos participem do processo de evolução”, comenta a diretora de marketing do Mercado Eletrônico, Klyvian Flores.
Para o Mercado Eletrônico, mais importante do que oferecer uma plataforma ao mercado é proporcionar uma experiência completa para se tornar um parceiro de negócios confiável.
O relacionamento é uma parte indispensável para conquistar uma experiência fantástica, tendo em vista que o usuário espera ser ouvido e tratado com empatia pela companhia.
No ano de 2021, o maior projeto do Mercado Eletrônico está relacionado à inovação da oferta e à comunicação com os usuários, pensando em toda a jornada do cliente.
A experiência fantástica começa com os colaboradores
Listada como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil por 3 anos consecutivos, o Mercado Eletrônico possui uma marca muito forte: investir em seu time de colaboradores para promover um ambiente feliz e produtivo.
“Acreditamos que o nosso valor mais importante está traduzido na frase: pessoas em primeiro lugar. Pois, são elas que vão garantir a melhor experiência aos nossos clientes. Por isso, temos uma cultura muito alinhada com a nossa missão, visão e valores”, acrescenta Klyvian.
Outra mudança que a pandemia trouxe para todos foi a aproximação dos times do ME através da tecnologia. Todos os colaboradores estão em trabalho remoto e, mesmo assim, conseguem estar mais próximos dos clientes.
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