Atualmente, o protagonismo da área de Compras não está apenas relacionado à redução de custos, mas também à sua capacidade de inovação como estratégia competitiva.

Embora a economia seja um dos principais objetivos do departamento, a pesquisa Deloitte’s Global CPO Survey 2021 mostra que, pela primeira vez em 10 anos, a eficiência operacional da equipe de compras está no topo de prioridades dos líderes do setor.

Essas tendências levam a área de suprimentos a outro patamar, bem como a necessidade de formar profissionais preparados para lidar com tantos desafios. No post de hoje, você vai entender mais sobre a importância dos CPOs (Chief Procurement Officers), ou diretores de compras, para a formação de uma área voltada ao futuro.

Confira!

A importância do Chief Procurement Officer nas organizações

Se ainda havia dúvidas sobre a relevância do chief procurement officer (CPO), ou em português, diretor de suprimentos, os momentos de crise e de aumento da demanda mais recentes reforçaram que este profissional será cada vez mais requisitado nas empresas. No Brasil, o cargo de coordenador de Suprimentos aparece entre as 30 profissões em alta de 2021 na revista de negócios VC S/A.

Para dar conta às exigências do novo cenário, em um ambiente futurista e humanizado, este profissional do futuro – que já se destaca no presente –, precisa olhar para dentro e para fora de seus muros, ter processos eficientes, se adaptar rapidamente às mudanças e reconhecer o relacionamento com seus fornecedores como uma excelente oportunidade de negócios.

A seguir, separamos algumas dicas para você, diretor ou diretora de Suprimentos, assumir o protagonismo da sua carreia nos próximos anos.

Cultura digital

Apesar de não ser um conceito novo, mas estar em constante evolução, a cultura digital e a automação de processos de compras ainda dividem opiniões dos líderes nas companhias. Enquanto existem empresas que vêm adotando soluções para diminuir a carga operacional de suas equipes e torná-las mais estratégicas, também existem aquelas que preferem manter os meios arcaicos, como múltiplas planilhas e papéis impressos.

Mas o fato de implementar ferramentas digitais não significa transformar a cultura de uma organização. Antes de tudo, é preciso que essas mudanças sejam bem estudadas e estruturadas, de acordo com as particularidades de cada negócio.

O CPO deve ouvir sua equipe, entender as principais necessidades, capacitar seu time, parceiros e demais áreas envolvidas, e, principalmente, compreender que uma cultura voltada à transformação digital não se constrói da noite para o dia.

Neste post, falamos mais sobre o assunto.

Critérios ESG

O ESG, sigla para environmental, social e governance, faz referência às melhores práticas ambientais, sociais e de governança, e não pode mais ficar distante das prioridades dos CPOs.

Além de priorizar a diminuição dos impactos negativos de suas atividades internas em relação à sociedade e ao meio ambiente, é necessário olhar para a toda a cadeia produtiva, considerando não apenas seus principais parceiros, mas também os fornecedores deles.

Um desafio e tanto para líderes e empresas.

Metodologias ágeis

As metodologias ágeis, como Scrum, Lean, Kanban, entre outras, facilitam a padronização dos processos e favorecem a inovação, produtividade e colaboração em compras.

A pesquisa “Leading agile transformation” (Liderando a transformação ágil), da McKinsey, enfatiza que os líderes podem ser as maiores barreiras ou os maiores facilitadores das transformações ágeis de sucesso.

O estudo elegeu como principal desafio a mudança cultural das empresas.

Soft skills

Em compras, conhecimento técnico é muito valioso. Mas cada vez mais as habilidades comportamentais são consideradas essenciais para o sucesso do departamento.

Por exemplo, é mais fácil ensinar pessoas a usarem uma ferramenta a torná-las excelentes em negociação. O segundo tópico exige o desenvolvimento de habilidades especificas, como comunicação e relacionamento.

Nesse sentido, as atitudes e orientações de um líder são de extrema importância e podem influenciar, tanto para o bem quanto para o mal, o desenvolvimento de uma equipe inteira.

Compras 4.0

Não é à toa que o termo “compras 4.0” vem ganhando a atenção dos CPOs globalmente. Big Data, inteligência artificial (AI), cloud computing, impressão 3D (manufatura aditiva) e Internet das Coisas (IoT) são algumas das tecnologias que estão mudando a forma como o departamento de compras atua.

Essas tecnologias são as grandes responsáveis pela ascensão da área e devem estar na agenda dos CPOs com urgência.

O Mercado Eletrônico preparou um material completo com foco neste assunto. Baixe agora mesmo o e-book “Compras na Indústria 4.0” clicando aqui.

Neste artigo selecionamos algumas das principais habilidades e competências do líder do futuro em compras. Você está preparado? Compartilhe sua opinião e experiências nos comentários.

Gostou deste conteúdo? Para receber nossas publicações em primeira mão, assine a nossa newsletter.