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No contexto da pandemia, a migração das operações para o trabalho remoto e a gestão de equipes à distância, que vinha acontecendo de forma lenta, principalmente no Brasil, foram algumas das principais rupturas do mundo corporativo. Se antes a transformação digital era uma escolha inteligente, agora, ela é praticamente mandatória. Não há mais dúvidas de que as soluções digitais são fundamentais para alavancar qualquer negócio.

Para dar conta dessas mudanças culturais, principalmente em função do distanciamento social, organizações de todos os tamanhos e setores tiveram – e ainda estão tendo – que repensar seus processos manuais. A necessidade de manter a cadeia de fornecimento, reduzir custos e aumentar lucros, colocou em evidência a importância da área de compras em simplificar e digitalizar seus processos, como contratação de fornecedores e gestão de contratos.

Gestão de contratos: principais benefícios

Os contratos impactam diretamente a rentabilidade da empresa e, na maioria das vezes, são complexos. É por meio de contratos que compradores e fornecedores firmam um compromisso, especificam as atividades que devem ser executadas e os termos que devem ser cumpridos. Eles estruturam regras, diretrizes e obrigações, diminuindo riscos de irregularidades.

Por essa razão, se esses documentos forem redigidos de maneira insatisfatória, podem resultar em perda de tempo e dinheiro e prejudicar, de modo significativo, as atividades de uma organização. É aí que entra a necessidade do gerenciamento do ciclo de vida dos contratos, o Contract Life Cycle Management (CLM), em inglês.

O Contract Life Cycle Management (CLM) permite criar, executar e a analisar contratos com fornecedores, além de acompanhar os acordos já firmados. Esse processo que envolve parceiros é fundamental para maximizar o desempenho operacional e financeiro da empresa, além de contribuir com a redução de riscos.

Os benefícios da gestão de contratos vão além das obrigações contratuais e diminuição do nível de risco. Com uma estratégia de gestão de contratos bem estruturada, empresas também melhoram a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes e facilitam o processo de auditoria e compliance em compras.

Solução de CLM: a tecnologia na gestão de contratos

A transformação digital em compras já é realidade para muitas empresas que buscam economia, compliance e agilidade. A automação do ciclo de vida dos contratos com uma solução de CLM libera os compradores dos controles manuais, para que possam concentrar tempo e esforços nas negociações com fornecedores. Também oferece visibilidade, acesso aos dados em tempo real e controle das alterações dos contratos, entre outras vantagens, que otimizam o processo e controle dos documentos pelo jurídico.

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