O ME B2B Summit, que aconteceu no dia 19/09, trouxe à tona muitos assuntos importantes e inovadores. Dentre eles, o pensamento exponencial, que está bastante em pauta. Mas, afinal, você sabe o que significa isso?

 

Crescimento Linear x Crescimento Exponencial

Antes de entender o pensamento, vamos compreender o conceito matemático. Crescimento linear é uma progressão 1+. Ou seja, 1 se torna 2, que se torna 3, que se torna 4 e assim por diante. Já o crescimento exponencial é a multiplicação repetida de uma constante: 1 se torna 2, que se torna 4, que vira 8 e só aumenta. Isso mostra que o crescimento linear é previsível e estável, enquanto o exponencial é imprevisível, instável e completamente veloz.

 

Pensamento Linear x Pensamento Exponencial

Nosso cérebro está acostumado a pensar de forma linear, fragmentada e reducionista, com percepção intuitiva e instantânea da realidade. Ele espera algo acontecer para reagir e, então, procurar uma solução. Porém, o cenário atual cresce em velocidade exponencial e global: o que ontem era novidade nos EUA, amanhã já pode ser obsoleto na China. Empresas e colaboradores de hoje precisam desenvolver novas habilidades para pensar exponencialmente.

 

Prensa de Gutenberg

Em sua palestra no ME B2B Summit, André Bello, membro da SingularityU Brazil Summit, mostrou o exemplo da prensa de Gutenberg, que uniu os métodos de moagem de uvas e cunhagem de moedas para revolucionar o conhecimento, que antes era exclusividade dos nobres e do clero, fazendo-o ser acessível também à massa. Um pensamento exponencial, que mudou os rumos do mundo da noite para o dia.

Muitos projetos, como o Genoma Humano, por exemplo, só puderam avançar e ser concluídos com o uso do pensamento exponencial.

 

Marcha exponencial da tecnologia e Lei de Moore

Gordon Earl Moore, co-criador da Intel, previu lá em 1965 que o poder de processamento das máquinas dobraria a cada 18 meses, mantendo o mesmo preço de mercado. Por quanto tempo esta constante vai durar ainda não sabemos, mas sabe-se que hoje o computador mais veloz do mundo tem capacidade de 1,144 petaflops, 6.562 processadores Dual Core e quase 52 TB de memória RAM.

 

Como conquistar o pensamento exponencial dentro de uma empresa?

Embora o cérebro esteja acostumado ao pensamento linear, é possível alcançar o exponencial com algumas quebras de paradigmas. Peter Diamandis, um dos fundadores da Singularity University, propõe 6Ds (digitalização, crescimento dissimulado, disrupção, desmaterialização, desmonetização e democratização) para compreender e adotar esta nova atitude nos negócios e na vida. Assista ao vídeo abaixo para entender mais:

Embora a velocidade com que as mudanças aconteçam cause espanto e medo na maioria das pessoas, André, assim como Peter Diamandis, encara este novo ritmo com otimismo. Ambos defendem a ideia de que o tempo presente é o melhor momento para se viver.

No fim, o que concluímos disso tudo é que todos precisam se preparar para as mudanças, pois no futuro não serão os mais fortes que sobreviverão, mas os mais rápidos.

Gostou do assunto? Assine nossa newsletter para não perder nenhum post do ME B2B Summit aqui no blog.