O ME B2B Summit, evento realizado pelo Mercado Eletrônico e referência em e-commerce entre empresas, aconteceu na última quinta-feira (19 de setembro), no Dia do Comprador.

Foram mais de oito horas de conhecimento com palestras e painéis de debate com profissionais renomados do mercado. Sob curadoria da HSM, o evento reuniu quase 800 pessoas, entre compradores e vendedores, para discutir as principais tendências do segmento, além de trazer práticas e expectativas desse cenário aos profissionais.

Agradecemos a presença de todos que prestigiaram e preparem-se, pois, em breve, vamos compartilhar em nossas redes sociais o conteúdo das palestras, podcasts gravados nos bastidores e tudo o que vocês têm direito para não esquecer nenhum ensinamento.

E quem não conseguiu ir, fica o convite para se juntar a nós e viver este encontro especial em setembro de 2020.

Enquanto isso, continue a leitura, pois fizemos um resumo com os melhores momentos desta edição.

 

ME B2B Summit 2019: um formato inédito no mercado entre empresas

A segunda edição do ME B2B Summit propôs um formato inédito com conteúdo direcionado para compradores e vendedores do segmento entre empresas.

Na parte da manhã, os participantes se dividiram para assistir duas trilhas de conhecimento diferentes e voltadas para seus modelos de negócios. Compradores passaram a manhã no Theatro NET, enquanto vendedores lotaram uma sala de cinema no Kinoplex.

No período da tarde, os públicos se reuniram no Theatro NET para assistir palestras em comum, fazer networking, trocar muitas experiências e entender como fomentar relações de longo prazo para gerar mais valor aos negócios.

 

Movimento pendular da inovação: o que será valioso e o que vai sobrar para o ser humano fazer

Arthur Igreja, palestrante TEDx no Brasil, EUA, Europa e América do Sul, abriu o dia de conhecimento do ME B2B Summit 2019, fazendo uma das palestras mais aclamadas do evento para ambos os públicos.

Arthur falou sobre as mudanças tecnológicas, que costumam ser mais rápidas que o nosso poder de compreensão e assustam todos que fazem parte do mercado de trabalho.

Em seu discurso, ele mostrou que não é necessário criar pânico e que o futuro é mais otimista que se possa imaginar. Afinal, o ser humano terá papel fundamental na construção dele.

 

Trilha especial para compradores

A trilha de conhecimento para compradores teve palestras e painéis de debate especiais.

Priscila Miguel, coordenadora do FGV-CELog, apresentou o tema “Gestão de Risco nos Negócios: como preparar uma organização resiliente”. A apresentação mostrou que o aumento da complexidade nas cadeias de suprimento, a crescente volatilidade dos mercados, as ameaças à segurança cibernética e a incerteza política são apenas alguns exemplos de riscos que as organizações estão expostas hoje em dia. Mas mesmo diante deste cenário, é possível se adaptar às mudanças e desenvolver novas oportunidades para se tornar uma empresa resiliente.

Já os painéis de debate convidaram executivos de grandes empresas para debater temas interessantes. O painel “Como as empresas estão se preparando para Compras 4.0” reuniu Daniela Ferreira (head de compras da Bridgestone), Eduardo Lo Valvo (diretor de supply chain management da Siemens Brasil) e Bruno Santos (diretor de compras da Saint-Gobain) para discutir os desafios da transformação digital nas áreas de compras das empresas.

O painel “Como conquistar mais competitividade e eficiência em compras no mercado global” encerrou a manhã com a participação de Jerson Nascimento (CPO da JBS América do Sul), Fernando Cotrim (diretor de suprimentos da Invepar) e Paulo Silvério (diretor de compras da Bunge), que deram dicas sobre como negociar com o mercado internacional.

 

Trilha especial para vendedores

Nesta edição, os vendedores também tiveram palestras dedicadas aos seus negócios. Paulo Teles, diretor de TI da Sonepar, apresentou o tema “Principais KPIs para o B2B: o que e como medir para aumentar sua performance em vendas”.  O executivo afirmou que muitas empresas estão sumindo por não saberem medir seus KPIs e deu dicas para os vendedores compreenderem o desempenho dos processos de uma organização.

Daniel Baunds, fundador do VendasB2B, apresentou “Máquina de Vendas: como turbinar suas vendas com um processo previsível e escalável”. Sua apresentação mostrou exemplos que comprovam a importância de ter uma máquina de vendas nos negócios, além de apresentar o passo a passo para implementar a metodologia.

A manhã dos vendedores finalizou com o painel “O que grandes empresas valorizam na hora de escolher um fornecedor”. Marcelo Pereira, diretor de Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico, mediou a discussão, que contou com a participação de João Gritti (diretor de supply chain na Maxion Wheels), Celina Maria (gerente de suprimentos e importação na Sotreq) e Oswaldo Zanotti (gerente de compras na Solvay).

 

Período da tarde reuniu compradores e vendedores para assistir temas em comum

Confiança e colaboração na gestão pós-moderna

Poliana Abreu abriu a tarde de palestras do ME B2B Summit 2019. A head de conteúdo e inovação da HSM apresentou o tema “Confiança e colaboração na gestão pós-moderna”, que deixou uma coisa bem clara a todos os participantes: o modelo de liderança – antigo e inflexível – não tem mais espaço no mercado de trabalho. Os líderes precisam fazer a lição de casa e atingir outros níveis de maturidade e consciência, se quiserem continuar ativos.

 

Fomentando relações de longo prazo entre compradores e vendedores para gerar valor aos negócios

O último painel do ME B2B Summit, talvez, tenha sido o mais aguardado de todos. Clarissa Otsuka (senior procurement manager na Mosaic), Marcelo Santos (gerente de compras indiretas na Nestlé) e Edmur Vellozo (diretor de suprimentos na BRK Ambiental) discutiram o papel de compradores e vendedores na criação de relações onde ambos possam sair ganhando.

Segundo eles, os benefícios vão além de economia e preços competitivos. A troca de experiências pode favorecer a inovação e o aprimoramento de processos dentro das empresas.

 

Reframing: aprendendo a ressignificar acontecimentos

Como transformar problemas em soluções? Luis Rasquilha, CEO da Inova Consulting e orador TEDx, também foi uma das palestras mais comentadas do evento. O especialista mostrou a importância do reframing no dia a dia, principalmente, em um momento onde as verdades absolutas estão sendo questionadas.

A metodologia, criada na escola holandesa THNK.org, ajuda pessoas a repensarem atitudes diante o cenário de constantes transformações.

 

Negociação: táticas e truques que você talvez nunca tenha percebido

Alex Leite, diretor educacional da Live University (Inbrasc), subiu ao palco do ME B2B Summit para conduzir um game divertido entre compradores e vendedores, e lançar a pergunta: será que você sabe negociar?

Durante 50 minutos, Alex mostrou pontos que passam desapercebidos, e que a arte da negociação pode ser um divisor de águas para vender mais e fidelizar clientes.

 

Armas Digitais x Alma Digital: construindo relacionamentos na nova era

Walter Longo, o keynote speaker do ME B2B Summit 2019, subiu ao palco para encerrar o evento com chave de ouro.

O administrador, publicitário e palestrante internacional fez todo mundo pensar sobre o futuro da humanidade e como as marcas precisam se adequar à uma realidade onde nada mais é definido pela média, mas sim pela individualidade.

Em uma brincadeira de palavras, Walter afirma que estamos saindo da Idade Média e entrando na Idade Mídia. Ou seja, “uma era onde cada um de nós é um universo à parte, respeitado em sua individualidade e com capacidade de influir na sociedade”.

 

Este foi um breve resumo de tudo o que aconteceu no ME B2B Summit 2019. Em breve, você poderá acompanhar cada um dos assuntos de forma mais detalhada, aqui no blog do Mercado Eletrônico.

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