O marketplace B2B veio para revolucionar o comércio entre empresas

Os Marketplaces estão em alta na internet. Eles abriram oportunidades para todos os segmentos e portes de empresas aparecerem e aumentarem suas vendas, anunciando na vitrine de grandes marcas.

Este conceito, que traduz a ideia de vendas coletivas, não é novo, mas ficou em evidência a partir de 2012.

É comum ouvir este termo nos e-commerces B2C, mas você sabe o que é um marketplace B2B e quais as vantagens em fazer parte de um?

Pois bem, continue lendo, pois é isso que abordaremos nesta postagem!

 

O que é um Marketplace B2B?

Em um e-commerce B2C, por exemplo, o usuário escolhe um tênis pela internet e a loja envia o produto para o endereço selecionado por ele. O marketplace B2B funciona da mesma forma, mas, neste caso, as transações comerciais são feitas entre pessoas jurídicas. Ou seja, empresas visualizam ofertas de outras empresas, comparam especificações de produtos, as melhores condições e preços para, então, fecharem negócio.

Totalmente voltado para empresas, um marketplace B2B é um ambiente online, que funciona como um intermediário entre compradores e fornecedores, e tem como objetivo promover negócios de forma inteligente, sempre atendendo às necessidades de compras das organizações. Pela internet, o comprador consegue achar todo tipo de produto e serviço direcionado ao seu negócio, e ainda comparar preços e especificações em tempo real.

Em tempos de crise, marketplaces criam um ecossistema empresarial, no qual empresas formam uma rede de negócios relevante. A principal ideia de usar a tecnologia de ponta – como inteligência artificial, cloud computing, BI e machine learning no universo B2B – é levar ao mundo corporativo um conceito de comunidade.

E para isso é preciso de mais volume e conhecimento sobre os parceiros de negócio, o que se traduz em mais colaboração, compliance, transparência e auditabilidade para as empresas.

 

Por que fazer parte e quais as vantagens de um marketplace B2B?

Fornecedores

Para o fornecedor, fazer parte de um marketplace significa aumentar a exposição de seus produtos e serviços a milhares de compradores, bem como ampliar as vendas com baixo investimento e pouco esforço.

Para isso, claro, é importante que o fornecedor mantenha seu cadastro sempre atualizado para ser facilmente encontrado na busca.

Os marketplaces também facilitam o gerenciamento das oportunidades e cotações, que podem ser acessadas por meio de um painel de controle. Além disso, permite análises de performance por gráficos de cotações e faturamento.

Outra possibilidade é se candidatar nas cotações públicas do marketplace. Neste caso, o fornecedor solicita ao comprador aprovação para participar do processo e responder a cotação, aumentando sua chance de fechar negócios.

Compradores

Já para os compradores, os usuários da plataforma têm a possibilidade de acessar as ofertas de fornecedores eletronicamente de qualquer dispositivo com acesso à internet, com informações detalhadas sobre os produtos e serviços em tempo real.

O marketplace B2B permite encontrar novas opções de fornecimento, divididas por categorias, e ainda conta com indicadores transacionais, fáceis de serem interpretados e com dados relevantes sobre a empresa fornecedora. Outra vantagem é que os compradores podem saber de antemão se ela atende ou não uma determinada região.

 

Quais diferenciais uma boa plataforma de marketplace B2B deve ter?

marketplace b2b

Ao escolher um marketplace, opte pela opção com bom volume de clientes e acessos diários na plataforma, pois isto garante que existam compradores em busca de fornecedores para participarem de seus processos.

O valor financeiro transacionado anualmente, e o volume de cotações e pedidos também devem ser levados em conta, bem como os anos de experiência da empresa.

Outro ponto importante para verificar é a usabilidade da plataforma. No caso, peça uma demonstração para ver o uso da solução na própria empresa e saber como ela pode se ajustar as suas reais necessidades. Atente-se ainda para a questão da flexibilidade da plataforma, para que ela possa exibir resultados de forma rápida.

Por fim, não se esqueça de checar a existência de um suporte técnico especializado, que tenha know-how para deixar seu perfil ainda mais atrativo no marketplace.

 

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