A nova era de compras B2B chegou: digital, ágil e inovadora, revolucionando a forma como as empresas fazem negócios. Os profissionais do setor, que antes eram vistos apenas com funções operacionais, hoje são reconhecidos como estratégicos e impulsionadores de inovação. 

Para acompanhar essas mudanças, os profissionais de compras precisam evoluir: atualizar-se com as novas tecnologias, desenvolver habilidades comportamentais e assumir o protagonismo em um setor em constante crescimento. 

Essas questões foram abordadas no painel “A nova era do profissional de compras”, no ME B2B Summit 2024, com a participação de Ana Carolina de Castro Oliveira, head de Suprimentos na Baruel, Murillo Zappellini, diretor executivo de Procurement e Supply Chain na All4Labels América Latina, e Ruy Magalhães, cofundador e vice-presidente do Café com Comprador. 

A seguir, confira os principais insights do bate-papo no evento entre os especialistas convidados: 

1. Perfil estratégico e proativo

Com a evolução da área de compras, especialmente na era da IA, o profissional “colocador de pedidos” ficou para trás e está perdendo espaço no mercado de trabalho.  

O comprador moderno é analítico, estratégico e proativo, com foco em agregar valor ao negócio. Para impulsionar a competitividade, ele busca continuamente fornecedores engajados. 

Além de reduzir custos, o comprador atual desempenha um papel indispensável na geração de receita, contribuindo para o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras. 

2. Pensamento criativo

Inovar em compras vai além de adotar novas tecnologias. É sobre repensar estratégias, questionar o status quo e simplificar processos para transformar o setor. 

Ter pensamento criativo significa olhar para os desafios e oportunidades sob uma nova perspectiva. Na prática, é questionar o “sempre foi assim” e abrir espaço para o novo. 

Por exemplo, criar produtos e campanhas que não só atenderam às demandas internas, mas também impactam diretamente o mercado e os consumidores.  

3. Tecnologia como aliada na gestão de compras

Grande parte das tarefas do dia a dia de compras é operacional. No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso direcionar o trabalho para o que gera valor. 

A automação dos processos libera tempo do comprador, para que ele se concentre em questões estratégicas, como negociação com fornecedores, sustentabilidade, gestão de riscos e inovação. 

As tecnologias robustas estão transformando impulsionando as grandes mudanças. Os robôs de compras (RPA), juntamente com o uso da IA, já estão assumindo funções rotineiras de compras.  

4. Habilidades comportamentais

Na nova era de compras, habilidades interpessoais, como comunicação, inteligência emocional, persuasão e negociação, são consideradas até mais importantes do que o domínio técnico.  

O comprador deve ser o papel de facilitador de alianças estratégicas, conectando áreas internas e fornecedores, para alinhar os objetivos da empresa às demandas do mercado.  

Para isso, é essencial que o profissional apresente suas iniciativas e se comunique de forma clara, além de considerar temas cada vez mais prioritários em seus projetos, como ESG e compliance. 

5. Mudança de mentalidade

A principal barreira para a evolução das empresas não é tecnológica, mas, sim, cultural, o que exige um trabalho contínuo dos compradores em promover a mudança de mentalidade.  

A área de compras é um dos setores mais estratégicos nas organizações, e não um “centro de custos”. Por isso, compradores devem atuar como líderes das transformações internas. 

Nesse sentido, é fundamental que compras assuma um papel ativo na construção de parcerias estratégicas, impulsionando a inovação e garantindo a sustentabilidade dos negócios. 

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