transformação-digital-compras

A maturidade digital de uma empresa é um importante indicador de sua evolução no mercado. No Brasil, segundo a consultoria McKinsey, a partir de estudo realizado com 124 organizações de grande e médio porte em diversos setores, empresas com processos digitais consolidados apresentam desempenho superior e com taxa de crescimento de EBITDA até três vezes maior em comparação às demais empresas.

Os primeiros degraus do processo de maturidade digital exigem que as companhias revisem seus modelos de negócio e busquem novas formas de realizar suas operações internas. Quem teme a digitalização teme, acima de tudo, a pressão do tempo e dos altos investimentos. Mas, diferentemente do que muitos pensam, a transformação digital pode começar aos poucos e de forma escalável.

 

Order Management: o primeiro passo da transformação digital em compras

Para ajudar as empresas no processo de transformação digital, o Mercado Eletrônico desenvolveu a ferramenta Order Management, que é gratuita e funciona como um verdadeiro atalho para a digitalização da área de suprimentos.

A plataforma permite que as equipes de compras realizem a automação de toda gestão do ciclo de pedidos, desde o envio ao fornecedor até o recebimento da mercadoria.

Suas práticas de recebimento de produtos ou serviços, confirmação e diligenciamento, regularização e aprovação de pedidos e análise do spend mantêm todos os dados registrados em um único ambiente online, evitando a divergência de informações e facilitando a comunicação entre compradores e fornecedores.

 

Os benefícios da digitalização para compradores e fornecedores

Para os compradores, o resultado imediato é conquistar mais segurança, agilidade, economia e colaboração em todas as transações comerciais.

Já para os fornecedores, a solução oferece visão financeira das vendas com acesso a relatórios de desempenho, processos mais ágeis e com menor custo, além de integração do recebimento do pedido diretamente no ERP.

Além de promover a rápida transformação digital — em até oito semanas —, a implementação do Order Management ainda possibilita reduzir os custos operacionais em, aproximadamente, 30%.

“Ao implementar o Order Management, as empresas podem revolucionar suas áreas de compras sem nenhum investimento. É a chance de iniciar o processo de digitalização com uma solução referência de mercado, que pode oferecer inovação tecnológica com resultados concretos e compatíveis com o negócio.”
(André Kerbauy, diretor de consultoria SaaS do ME)

 

Um estudo realizado pela Mckinsey mostrou que as companhias, em sua maioria, são conscientes do potencial da transformação digital e do modo como as expectativas dos clientes estão mudando, mas parecem enfrentar um desafio maior para entender como o tema se articula com a estratégia da empresa.

 

Veja o texto completo também no site do Decision Report.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do mercado B2B.