Esta sexta-feira (07/02) foi reservada para a primeira Reunião Trimestral de 2020. Eduardo Nader, CEO do Mercado Eletrônico, abriu o evento falando sobre o principal objetivo da empresa em 2020: continuar sendo uma GPTW e trabalhar pesado para manter as melhores entregas aos  clientes.

A reunião durou o dia todo, recebeu a presença da Siemens, um dos grandes clientes do ME, e teve como foco alinhar a estratégia com todos os colaboradores.

Confira os principais destaques no post de hoje!

 

95% têm orgulho de trabalhar no Mercado Eletrônico

Adriana Oliveira, diretora de RH, apresentou os índices de satisfação da empresa e as últimas iniciativas voltadas aos colaboradores.

Dentre as três perguntas mais importantes, (1) você está satisfeito com o Mercado Eletrônico, (2) você indicaria o ME para amigos e familiares e (3) você tem orgulho de trabalhar na empresa, todas tiveram bons resultados: 85%, 94% e 95% respectivamente.

Os números mostraram que os prêmios de RH, conquistados durante o ano de 2019, são fruto do esforço diário de construir um ambiente agradável, acolhedor e desafiador para desenvolver seus profissionais e promover crescimento.

 

A importância dos OKRs (objetives and key results)

Adriana aproveitou a reunião para falar sobre a importância dos OKRs (objectives and key results).

A metodologia, que foi criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, é aplicada dentro do Mercado Eletrônico e tem como finalidade definir os principais objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores.

A diretora reforçou a importância de, trimestralmente, definir os objetivos. Afinal, são eles que direcionam a empresa e os profissionais a trabalharem focados na estratégia, além de ajudarem a organização a crescer com sustentabilidade.

 

Programa de diversidade completa 1 ano e traz uma novidade

Nesta reunião trimestral, o programa DiverseME completou um ano de vida. Após 365 dias de projeto, várias iniciativas e eventos foram realizados, com o objetivo de fomentar a diversidade dentro do ambiente de trabalho do Mercado Eletrônico.

Encontros sobre feminismo, orgulho negro e LGBTQ+ reuniram os colaboradores para contar as histórias de luta e inclusão, a fim de fomentar o conhecimento. Afinal, só entendendo os acontecimentos é que é possível conectar histórias e promover empatia.

Para finalizar a apresentação do RH e celebrar o aniversário do DiverseME, Adriana anunciou que, a partir de 2020, o ME vai oferecer licença paternidade de 20 dias para todos os futuros pais da empresa.

 

Siemens é a convidada da primeira reunião do ano

Rodrigo Luccatto, Gerente de Processos da Siemens e cliente Mercado Eletrônico, veio à empresa para apresentar a organização, compartilhar suas histórias profissionais e os desafios do dia a dia que a tecnologia do ME está conseguindo ajudar.

No início de sua apresentação, Luccatto falou um pouco sobre a Siemens, que está presente em várias frentes de atuação, como gás e energia, infraestrutura inteligente, indústrias digitais e mobilidade. Também destacou que, aqui no Brasil, ela atua em todas as regiões, incluindo as mais remotas, e que tem a planta mais complexa do mundo, em Jundiaí (interior de São Paulo), com 9 fábricas diferentes funcionando no mesmo grande espaço.

 

Mercado Eletrônico ajuda área de RPO (Regional Process Office)

O executivo, que coordena o RPO (Regional Process Office), falou sobre as dificuldades que a área enfrentava diariamente e os benefícios garantidos, após a implementação da solução do Mercado Eletrônico.

Dentre os problemas comuns, estavam:

  • O mesmo fornecedor entregava produtos em BUs diferentes, sem processo de agendamento e gerando uma fila imensa de caminhões.
  • POs eram enviados por e-mail e PDF, gerando uma gestão difícil.
  • Retrabalho no processo de entrada das faturas.
  • Locais diferentes para recebimento de materiais.
  • Processo de FUP do PO não era padronizado.

Após a implementação da solução ME, o cenário mudou completamente:

  • Eliminação das filas de caminhão.
  • Mais qualidade no processo.
  • Redução do custo de material e logística.
  • Eliminação de processos operacionais.
  • Oportunidade de trabalhar com fornecedor local e com grande experiência.
  • Mais velocidade e transparência.

Ao final da apresentação, os colaboradores ME puderam fazer perguntas para Rodrigo Luccatto.

 

TOP ME

Para não perder o costume de reconhecer os destaques do trimestre, o evento terminou com os TOPs ME de Q4-2019, pizza e happy hour.

Confira os nomes e a foto da equipe premiada:

Jéssica de Azevedo Lino QA TI
Camila Cristina de Alcântara Financeiro
Jacqueline de Almeida Araújo Key Account
Diego Oliveira Orlando de Mello Pré-Vendas
Jesse James Correa do Prado Junior Produtos
Luana Costa Gomes Negócios Fornecedores
Jair Angeluci Neto STC
Jefferson Willian Santos Lopes da Silva STF
Elda do Carmo Miranda Sena Cotação
Thamiris Chagas Ferreira Soluções
Jéssica Rita Primo Fortes da Silva Soluções
Danilo Freitas Baggio Infraestrutura
Luis Eduardo de Souza Gestão Cadastral
Laerte Souza da Silva Projetos
Charles de Azevedo Desenvolvimento
Leonardo Terranova Marketing
Mônica Thaumaturgo Qualidade RH