Em 2019, o Mercado Eletrônico completa 25 anos de vida. E para comemorar o ¼ de século, nós preparamos vários conteúdos especiais, que visam mesclar momentos de nostalgia, conhecimento para o mercado de compras e homenagem a cada uma das pessoas que fizeram e ainda fazem parte dessa trajetória de muito trabalho e sucesso.

Aqui no blog, damos início a uma série de 8 entrevistas com os colaboradores mais antigos do ME. Afinal, em uma empresa que tem como valor “pessoas em primeiro lugar”, nada mais natural do que ter nomes que estão há muito tempo caminhando ao nosso lado.

Siga o Mercado Eletrônico nas redes sociais, no Facebook e no Linkedin, e acompanhe toda a programação especial de 25 anos.

 

De 2009 até os dias atuais

Para abrir esta série comemorativa, apresentamos a entrevista realizada com o colaborador Ramon Cícero Sousa Santos, que trabalha há 10 anos na empresa. Atualmente, ele é um dos coordenadores da área de Desenvolvimento e atua simultaneamente em dois times.

Ele é responsável pela análise e desenvolvimento de regras de negócio, sugestões e planejamentos para a evolução do produto. Além disso, sua equipe faz correções e cuida da evolução técnica da plataforma.

 

ME: Você já mudou de área? Qual foi sua trajetória dentro da empresa até hoje?

Ramon: Sim! Iniciei minha jornada no ME, aos 17 anos, como aprendiz de follow up no time de relacionamento com o fornecedor. Alguns meses depois, fui para a área de suporte ao fornecedor e, depois, para o suporte ao comprador nível 1. Foi neste momento que pude conhecer o processo de compras por completo, compreender ambos os lados e ganhar desenvoltura para atuar em todos os processos. Depois de 5 anos, após vários feedbacks e o amadurecimento necessário, migrei para a área de Desenvolvimento. Hoje, atuo como coordenador do time de atendimento e desenvolvimento, e membro/desenvolvedor no time de sUPDEV.

 

ME: Por que você acredita que está há tantos anos na mesma empresa, em tempos onde a inquietude profissional é tão grande?

Ramon: Por muitas vezes, quando mais jovem, pensei em sair do ME. Talvez, por curiosidade, inquietude, por querer algo diferente ou, até mesmo, por estar desmotivado com algumas atividades. Já participei de entrevistas, passei em muitas que pareciam vantajosas no momento, mas nenhuma delas tinha o mesmo sentimento que senti aos 17 anos. Valorizo muito o bem-estar e o ambiente de trabalho. Acredito que existam muitos lugares que ofereçam isso, mas o “querer fazer mais” pelo ME é um sentimento que não diminui em mim. Acreditar nos valores da empresa, vendo-os não somente como uma teoria, é algo que desperta a vontade de fazer melhor a cada dia. Querer ajudar as pessoas a cumprir seus propósitos diários, sejam elas membros do meu time ou não, se tornou combustível e esse sentimento tem se espalhado entre todos aqui.

 

ME: Quais foram os momentos mais desafiadores que você viveu no ME?

Ramon: Todas as migrações de áreas foram desafiadoras, porém, liderar um time é, sem dúvidas, o maior desafio da minha carreira até hoje.

 

ME: E qual o momento mais marcante que você viveu na empresa?

Ramon: Apresentar, pela primeira vez, os resultados na reunião trimestral da empresa foi, com certeza, o momento mais marcante para mim. Desde meu início, eu via as outras pessoas mostrando conquistas, desafios e números, e poder estar lá, contribuindo também, foi muito gratificante.

 

ME: Deixe um recado para as pessoas que estão começando agora na empresa, ou que têm vontade de trabalhar aqui:

Ramon: O ME é um excelente lugar para trabalhar, com pessoas que somam sem ter segundas intenções.

Existem inúmeras empresas onde você encontrará um ambiente legal, onde pessoas são valorizadas e tratadas como pessoas, e o ME é uma delas.

 

Esta foi a primeira postagem de uma série de 8 entrevistas com os colaboradores mais antigos do Mercado Eletrônico.

Se você gostou, deixe seu comentário ou compartilhe com outras pessoas.

Aproveite e assine a nossa newsletter para não perder os próximos capítulos.

Obrigado pela entrevista, Ramon, e desejamos ainda mais sucesso na sua trajetória aqui dentro.

Até a próxima! ?