ME Boost do ME usa Business Intelligence para gestão de compras B2B

O anúncio do ME Boost, ferramenta do Mercado Eletrônico focada no controle inteligente e estratégico da área de compras das organizações, correu a mídia. A solução traz a tecnologia do Business Intelligence (BI) para as compras B2B, foi pensada para facilitar a gestão de compras e ajudar as empresas a ter mais controle de suas negociações.

“Nossa solução de BI ajuda a observar relatórios predefinidos, com diferentes dados de fornecedores, o comprador descobre respostas para dúvidas que ainda nem surgiram. Esse uso do Data Discovery nas compras corporativas faz toda a diferença na hora de traçar as estratégias da área ou de preparar as negociações”, completa.

A ferramenta conta com um motor de pesquisa escalável e armazena grandes volumes de informações, além de interpretar todo o conteúdo em gráficos adaptados às necessidades de cada usuário.

Ela também é oferecida no modelo de SaaS (Software as a Service) e faz parte de todos os módulos da oferta do Mercado Eletrônico. Todos os dados podem ser acessados pela web, além de ser programado para identificar padrões de dados e apresentar visões que possibilitem eventuais planos de ação para o gestor.

No módulo de Source RFX e Gestão de Fornecedores, por exemplo, o gestor pode descobrir que o custo total de compra de válvulas na região Norte é bem superior devido ao baixo número de fornecedores homologados para esta categoria nessa mesma região.

O ME Boost é uma solução de descoberta e, à medida em que os módulos são utilizados, além das visões simples, como savings por grupo de compras e compradores, leadtime de compras, spend por categoria, ABC de fornecedores ou fugas de contratos, o gestor também pode identificar algumas causas raízes com combinações de dados feitas em tempo real. É possível perceber, por exemplo, que leadtime de compras está relacionado com a falta de padronização da descrição do material.

Saiba mais nas matérias da revista TI Bahia, Inforchannel, IT Forum e E-Commerce News.

Conheça ainda o Glossário do Comprador e fique por dentro dos verbetes mais usados na área de compras.