O dia 30 de outubro foi reservado para a Reunião Trimestral do Mercado Eletrônico, evento que apresenta os resultados do último trimestre a todos os colaboradores e aproveita para traçar objetivos para o futuro.
Quando começou a quarentena, lá em meados do mês de março, achamos que, em outubro, já estaríamos a todo vapor com nossos eventos presenciais. Infelizmente, isto ainda não foi possível, mas seguimos confiantes de que, em breve, todos estaremos juntos no escritório para celebrar os resultados e novidades das equipes pessoalmente.
Confira agora os principais insights de um dia inteiro de reunião trimestral, que, neste ano, completou 20 anos de existência!
Um ano de grandes conquistas para o Mercado Eletrônico
Como de costume, o CEO do Mercado Eletrônico, Eduardo Nader, iniciou a reunião trimestral e, felizmente, com boas notícias: o ótimo desempenho da empresa em 2020.
Apesar de todos os desafios, tanto de mercado quanto de gestão à distância, o ME iniciou novos projetos, conquistou clientes e contratou mais profissionais para entregar soluções cada vez melhores e personalizadas ao segmento entre empresas.
É fato que 2020 foi um ano de instabilidades econômica, política e social, mas, felizmente, com muito engajamento e comprometimento chegamos no momento do ano onde olhamos com alegria para tudo o que foi conquistado e com otimismo para o que vem pela frente.
Mais um GPTW na conta e o ótimo resultado do clima da empresa
E por falar em conquistas, no dia 19 de outubro o Mercado Eletrônico recebeu mais um prêmio GPTW e entrou, pela terceira vez consecutiva, na lista das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil.
Adriana Oliveira, diretora de RH, apresentou os resultados da Pesquisa de Clima, que é realizada trimestralmente e ajuda a identificar o nível de satisfação dos profissionais, tanto em relação à empresa quanto em suas atividades no dia a dia, e o nosso resultado mostra que nosso ambiente organizacional é excelente!
Também destacou o projeto de capacitação ME Ensina e finalizou relembrando as últimas iniciativas do RH, que incluíram o drive-thru do covid, kids day, para presentear os filhos dos colaboradores com até 12 anos de idade, onbording dos novos talentos e o chá de fralda online.
A importância dos OKRs (objetives and key results)
Adriana aproveitou a reunião para falar sobre a importância dos OKRs (objectives and key results).
A metodologia, que foi criada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, é aplicada dentro do Mercado Eletrônico e tem como finalidade definir os principais objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores.
A diretora reforçou a importância de, trimestralmente, definir os objetivos. Afinal, são eles que direcionam a empresa e os profissionais a trabalharem focados na estratégia, além de ajudarem a organização a crescer com sustentabilidade.
Satisfação do Cliente
A equipe de projetos destacou a importância de promover uma experiência fantástica aos nossos clientes e apresentou os projetos do próximo período para evoluir continuamente a satisfação dos nossos usuários.
Na sequência foi apresentado o resultado da Pesquisa de Satisfação dos Clientes com os resultados e as lições aprendidas do trimestre.
Internacional
Os times de Portugal, EUA e México apresentaram seus resultados e projetos para suportar a expansão acelerada em todos os países, mesmo com a crise mundial que estamos enfrentando em função da pandemia.
Marketing lança vários materiais gratuitos para o mercado B2B
Klyvian Flores, gerente de marketing do ME, apresentou os excelentes resultados da área e todas as ações que o time está desenvolvendo para gerar mais conteúdo, conhecimento e profissionalização ao comércio B2B.
No último trimestre, além das lives com clientes renomados, a empresa participou de grandes eventos do setor: o ConectaSul e o Jornada Supply Chain do Inbrasc. Os dois aconteceram de forma 100% online, e apresentaram ao público palestras e debates sobre a importância e função do supply chain no novo cenário mundial.
Para finalizar sua apresentação, a gestora comentou também sobre os diversos materiais gratuitos que a equipe de Marketing produziu para falar sobre transformação digital em compras, as habilidades do comprador do futuro e até dicas para se destacar nos processos seletivos. Confira todos aqui.
Alpla palestra na Reunião Trimestral
Nesta edição da Reunião Trimestral, Murilo Zappellini, head de procurement América do Sul da Alpla, foi o convidado para palestrar e conversar com todos os colaboradores.
A Alpla, que é cliente ME, é uma empresa austríaca com mais de 60 anos e é referência na produção de sistemas inovadores de embalagem. Ela tem mais de 20.900 funcionários, 181 instalações e está presente em 46 países de 4 continentes do mundo.
A empresa optou por centralizar suas compras e, para controlar seus processos, que são muitos, optou por usar as soluções E-procurement, Leilão Reverso, CLM e Gestão de Fornecedores do Mercado Eletrônico.
Durante o bate-papo, Murilo falou sobre os fatores que levaram a escolha do Mercado Eletrônico, os benefícios conquistados e ressaltou suas expectativas para evoluir e criar oportunidade de rollout para outros países.
Além disso, o head de procurement da Alpla falou sobre a importância da digitalização no cenário atual, o protagonismo dos líderes de compras em 2020 e todas as oportunidades que ainda estão por vir no setor.
Com certeza, foi um bate-papo enriquecedor para todos.
Apresentação dos times ágeis
Os 11 times ágeis do Mercado Eletrônico também se apresentaram na reunião trimestral.
Fabrizio Tassitano, diretor de produtos e marketing, fez a abertura e destacou a evolução da maturidade e do trabalho coordenado dos times para promover a evolução contínua da plataforma.
Os líderes de cada equipe mostraram os últimos projetos implementados e as melhorias que estão sendo executadas para as soluções do ME ficarem mais clean, intuitivas e práticas para todos os usuários da plataforma.
Entre os destaques temos:
- Nota de Devolução
- Evolução da usabilidade da visualização de documentos transacionais
- Possibilidade do fornecedor gerir usuários no Marketplace
- Aviso de embarque e planejamento de entrega pelo fornecedor
Top ME
Para não perder o costume de reconhecer os destaques do trimestre, o evento terminou com os TOPs ME de Q3-2020, que ganharam um vale-presente para gastar em diversas lojas do Brasil.
Confira os nomes dos premiados:
Nome | Área |
Luísa Brandão | Canais |
Felipe Amaral | Comercial Farmer |
Aline Oliveira | Comercial Hunter |
Letícia Rafaela Silva | Cotação |
Jean Corrá | Customer Success |
Cristiano Santos | Desenvolvimento |
Thiago Alves dos Anjos | Desenvolvimento Sustentação |
Ramon Santos | DevOps |
Jefferson Cirilo da Silva | Financeiro |
Fábio de Oliveira | Infraestrutura e Segurança da Informação |
Paulo Costa | Marketing |
Renato Souza | Produtos |
Beatriz Yukari Nakata Ishii | Projetos |
Matheus Fontalba | QA TI |
Bruna Almeida dos Santos | RH |
Caroline Santos Gomes | SMB |
Alex Marques Guimarães | Soluções |
Jean de Melo Rosa | Suporte Gestão de Fornecedores |
Bruna Poit | Suporte Técnico ao Comprador |
Celebração online
E pra fechar o evento e comemorar os resultados incríveis do ano, tivemos um Happy Hour online com muita diversão e comida boa!
Todos os colaboradores do ME receberam um voucher de R$ 80,00 em um aplicativo de delivery para que todos pudessem preparar seu happy hour. Também foi realizado um game de perguntas e o colaborador que mais acertou as respostas ganhou uma Alexa.
Nada mal, né?
Até a próxima!
Se quiser receber mais notícias sobre o Mercado Eletrônico e o segmento de B2B, assine agora a nossa newsletter.