A palavra inglesa “saving” significa economia. No contexto de compras, é o indicador de quanto o comprador conseguiu economizar ao conquistar, durante uma negociação, um preço menor que o baseline (valor base da contratação de um fornecedor) ou uma projeção de economia em um determinado período.

O saving é um dos principais KPIs de compras. Esse indicador-chave de desempenho é importante não só em relação à economia gerada com a compra, mas também considerada o retorno sobre o investimento (ROI).

Na prática, isso significa que nem sempre as aquisições mais baratas são as mais vantajosas.

A estratégia de saving é decisiva para do negócio, pois além de ajudar a otimizar custos nas operações, pode impactar diretamente a venda para o consumidor final.

Neste post do blog ME, entenda como calcular o saving e formas de conquistar mais economia nas compras da sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais!

Passo a passo de como calcular o saving em compras

Em compras, R$ 1 real economizado significa R$ 1 real de lucro para a empresa. O indicador de economia é uma porcentagem que mostra o gasto evitado após uma negociação.

A seguir, confira como calcular o saving de uma compra:

Vamos usar valores fictícios para exemplificar o cálculo de saving. Aqui, a requisição de compra é de 200 novos headsets, com baseline de R$ 119,00.

Agora, veja como calcular a porcentagem do saving por item e por valor total:

No exemplo da compra de headsets, o comprador conquistou saving de 17,64% por item. A seguir, saiba como calcular a porcentagem de saving do valor total da compra:

Em porcentagem, o saving total da compra deste exemplo é de R$ 17,64%.

Hoje em dia, já existem plataformas de compras que realizam o cálculo de saving de forma automática, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico.  A ferramenta mostra qual negócio é mais vantajoso, de acordo com o parâmetro escolhido.

Confira 7 maneiras de conquistar mais savings em compras

1. Conheça as técnicas de negociação

A arte de negociar em compras vai muito além de conquistar os melhores preços. Cada vez mais, empresas estão buscando parcerias estratégicas para aumentar a capacidade de inovação e competitividade.

Por essa razão, o comprador deve estar munido de informações e se sentir seguro antes de iniciar uma negociação estratégica.

2. Defina e monitore os KPIs de compras

No mundo dos negócios, os KPIs são indispensáveis para tomar decisões baseadas em dados, não apenas em suposições.

Ter acesso aos KPIs de compras, como lead time, evolução de preço, produtividade, entre outros, é importante para o planejamento de aquisições futuras, aumentando assim as chances de conquistar mais economia.

3. Tenha visão do spend analysis

O spend analysis tem como objetivo ajudar as empresas a identificar os padrões de gastos e as oportunidades de redução de custos.

É por meio do spend analysis que os compradores têm uma visão mais clara e detalhada de como o dinheiro está sendo utilizado no setor.

Ao compreender melhor esses pontos, as decisões de compras se tornam mais inteligentes.

4. Priorize a qualidade do produto

Quando falamos em geração de economia, ou seja, em conquistar mais savings em compras, a primeira coisa que vem à cabeça é gastar menos.

Porém, apesar do cálculo mostrar o valor economizado com a negociação, outros aspectos devem ser considerados para o alcance de metas do setor, como reputação do fornecedor e qualidade do produto.

5. Busque parcerias estratégicas

Ter fornecedores parceiros e construir relacionamentos de confiança ajuda a conquistar mais saving nas negociações.

Nessa relação, com intuito de fortalecer a parceria, os fornecedores costumam incluir preços bem competitivos nas propostas.

Além da economia, as parcerias estratégicas colaboram para reduzir o tempo de trabalho dedicado ao fechamento da compra.

6. Alinhe a equipe de compras aos objetivos da empresa

Antes de iniciar as negociações com fornecedores, é preciso que os compradores fiquem por dentro das principais metas do departamento.

Com a falta de alinhamento estratégico, as decisões podem ser frágeis e ir contra aos objetivos da empresa.

Por isso, ter acesso à ferramentas que permitam análises e comparações é essencial para alcançar os resultados esperados.

7. Considere a tecnologia como aliada

A digitalização dos processos de compras, por meio de plataformas digitais, como o e-Procurement do Mercado Eletrônico, libera o comprador da rotina operacional para se dedicar aos objetivos do negócio.

Ao automatizar os processos, o time de compras pode direcionar o foco para o que é estratégico, como negociações com fornecedores e maiores savings.

Agora que você já sabe o que é saving em compras e como conquistá-lo, assine a News ME e receba nossos conteúdos no seu e-mail.

Até à próxima! 😉